O mercado de Sites de Assinaturas crescem 20% ao mês. São sites dos mais variados produtos: petshops, comida, bebidas (vinhos e cervejas), moda e até acessórios. Aumentar a base de clientes dessa forma, no modelo convencional (venda após venda), seria praticamente impossível diante do cenário atual para grandes ecommerces. Crescer a base de clientes em 20% é a realidade da maioria das novas lojas de produtos por assinatura. É o caso da Dogbox, que possui cerca de 500 assinantes. Segundo Fabiano Amaral, da Dogbox, as mulheres são predominância nesse serviço por assinatura. E ele cita até o perfil delas: “Entre 22 e 40 anos”, com abrangência na região sudeste.
Fabiano que é o criador da Dogbox, investiu cerca de R$80 mil para criar a loja. Os clientes podem escolher assinaturas de 3 e 6 meses, além da oferta inicial de 1 mês para novos compradores. Os preços das assinaturas variam de R$60 a R$300. Produtos como brinquedos, ração e até produtos de higiene fazem do mercado pet um dos grandes nichos para se investir, e quando se trata do assunto “assinatura Pet” ou simplesmente Assinatura de Ração, podemos afirmar também que é um dos modelos com maior potencial do Brasil. Esse é o mercado também do ecommerce de assinaturas Petlove, que possui mais de 10 mil clientes e tem um crescimento de 80% ao ano.
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Outro grande negócio é assinatura de bebidas, que vem crescendo aceleradamente. Cervejas e Vinhos, são as apostas desses clubes. Nos vinhos, A Wine, Clube dos Vinhos, Sonoma, Sociedade da Mesa entre outras, oferecem assinaturas mensais, semestrais e até anuais da bebida. O mercado de vinhos é inclusive um dos mais promissores dos produtos por assinaturas, já que o brasileiro vem cada vez mais consumindo vinho. O público alvo desses clubes é o apreciador de vinho, que exige além de qualidade, o acesso a rótulos exclusivos. Entrega para eles também é fundamental. Os clubes de bebidas por assinaturas sabem que além da entrega, essas assinaturas devem ser também uma experiência, sobretudo sobre a personalização do produto. Alguns “mimos” como revistas falando sobre os produtos e até receitas, fortalecem o bom atendimento e a exclusividade do negócio.
Os fanáticos por cerveja também têm diversas opções de escolhas, que dá até para perder a conta de quantos clubes existem. Cerca de 10 clubes de cervejas, oferecem assinatura por preços acessíveis. E o “barato” desses clubes é tomar a cerveja de qualquer lugar do mundo. A maioria oferece uma seleção de cervejas mensais, de diferentes lugares do mundo. A Have a Nice Beer, um dos maiores clubes de assinatura de cervejas do Brasil, oferece uma assinatura por R$69,90 por mês. Junto com as cervejas, uma revista personalizada fala sobre as marcas, sobre o mercado e sobre as novidades de todos lugares do mundo. É a Experiência + Assinatura.
Os clubes Have a Nice Beer, Clubeer, Club da Cerveja, Onbeer, Beerbier, Clube do Malte entre outros, fazem a festa dos amantes de cerveja, que até pouco tempo, para comprar cervejas especiais tinham que viajar ou pagar caro por cervejas importadas. Esse mercado de cervejas cresceu cerca de 70% esse ano. Número alto para os padrões do ecommerce.
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O ambiente dos clubes de assinaturas é dinâmico. Hoje alguns pequenos clubes conseguem crescer aceleradamente se a ideia for boa. Isso não só com bebidas e no mercado pet. Um dos grande impulsionadores é o preço. Não tem segredo. O empreendedor desse ramos sabe bem que as cominações de PREÇO + ENTREGA + QUALIDADE é decisiva para se obter sucesso no mercado de assinaturas. Falando em preço, os clubes de assinaturas devem flexibilizar também a questão dos kits, personalizando por faixa de valores x quantidade de produtos a serem assinados, para atrair mais clientes para dentro de casa. Quem limita o kit, pode perder uma fatia importante de cliente. É o que explica o professor da BBS Busines School, Roberto Fialkovits: “A grande sacada é mesclar, em um mesmo pacote de assinaturas, produtos acessíveis e produtos mais caros. Com o valor diluído, os consumidores podem ser atraídos por ofertas com uma boa relação custo-benefício”, cita o professor.
A customização de planos de assinaturas é uma das principais características do site Rabixo, de produtos exclusivos para homens. Além de oferecer assinaturas padrão, o usuário pode customizar a assinatura com produtos de sua necessidade como cuecas, meias e até preservativos. O Rabixo tem atualmente cerca de 2 mil assinantes. O Moka Clube, clube de assinaturas de café, aposta na paixão de muitos brasileiros pelos cafés especiais. O bacana do clube é a aceitação por parte dos clientes que podem selecionar em grãos ou moído. O Moka Clube possui cerca de 400 assinantes. E a curiosidade do clube é que a maioria do público é feminino (54%).
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Outro exemplo bacana é o site Oh!Minas, que vende assinatura de produtos mineiros, isso mesmo, assinatura de produtos de Minas Gerais. O estado de MG, possui uma alta e rica cultura gastronômica, e isso é a aposta do sócio e fundador Gustavo Filardi. Segundo Filardi, o Censo de 2010 do IBGE, apresentava 3,6 milhões de nascidos em Minas, vivendo em outros estados. A maior taxa da imigração do país, que atesta a existência do Oh!Minas”.
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Conheça melhor cada site de assinatura de produtos destacados pela nossa matéria.
DogBox – http://www.dogbox.com.br/
Moka Clube – http://mokaclube.com.br
Oh!Minas – http://www.ohminas.com.br/
Have a Nice Beer – http://www.haveanicebeer.com.br/
Quer saber um pouco mais sobre a história dos sites de assinatura no Brasil? Acesse a matéria escrita por nós para o portal Startupi
Fontes: Valor, StartupStars, Assinatura Recorrente