Você tem em seu salão de barbearia aquela pessoa que bate o ponto para sempre deixar o cabelo na régua ou dar um trato na barba? Acredito que este seja o seu cliente ideal, afinal o relacionamento entre vocês é ótimo, o serviço é rápido de fazer, ele certamente te indica para conhecidos e, convenhamos, ele é bem lucrativo para você

Diferentemente daquele tipo de cliente que corta o cabelo e só retorna depois de 2 ou 3 meses, e sempre fica a dúvida se ele vai voltar ou não. Aí ele ressurge parecendo um homem das cavernas e leva mais de hora para finalizar o corte, atrasando toda a sua agenda (meu caso)

E se eu te falar que estamos vendo uma tendência no mercado de barbearia, em que profissionais estão conseguindo agradar ainda mais o cliente “leal” e domar (ou fidelizar) aquele que aparece vez ou outra no seu salão? Você se interessaria?

Pois é sobre isso que se trata o modelo de recorrência em barbearias, e tenho certeza de que você pode ganhar – e muito! – adotando no seu salão. Então navegue pelo conteúdo utilizando os tópicos abaixo e fique por dentro dessa tendência!

Ah, e aproveite também para já preparar a lâmina novinha nas navalhas, afie as tesouras e coloque as maquininhas para carregar, porque tenho certeza de que trabalho não vai faltar na sua barbearia com recorrência! 

O que é recorrência em barbearias? 

É um modelo de negócios em que você oferta planos de assinatura ou pacotes para cortes de cabelo, barba e outros serviços. O pagamento é periódico (geralmente mensal), e o cliente tem a possibilidade de realizar no período determinados ou ilimitados procedimentos.

Não é um modelo de negócios tão inovador assim. Se pensarmos na Netflix, quem assina o serviço de streaming pode assistir quantos conteúdos quiser por mês, em um limite determinado de telas simultâneas. Traduza isso para o universo da barbearia e pense como aplicar isso no seu salão.

Quero adotar a recorrência no meu salão de barbearia!

Como funciona a assinatura em barbearias na prática?

Trata-se basicamente de mudar um pouco o pensamento de cobrar por um único corte de cabelo ou de barba, mas pelo direito de o cliente fazer isso quando quiser. E os preços dos planos que você desenhar podem variar conforme o perfil do cliente. 

Tem aqueles mais vaidosos que passam pelo salão uma vez por semana. Outros, uma vez ao mês. Tem quem só corte o cabelo, outros fazem barba, cabelo e bigode… há ainda os que mudam de cor ou retocam com frequência… Por isso é crucial oferecer vários planos.

Recorrência em barbearia permite oferecer planosq ue vão além do corte mensal de cabelo (Foto: Pexels)

Benefícios da recorrência em barbearias

Fidelização de clientes

Nem todo cliente é tão leal ao salão, e barbeiro bom sabe quando não foi ele quem fez o último corte, né? Mas, em vez de lançar aquele drama de “onde foi que você fez esse último corte?”, que tal fidelizá-lo para valer oferecendo um plano vantajoso? 

E, ao fazer uma assinatura, o cliente também sabe que tem um “compromisso” de ir ao salão naquele período de tempo – ou então ele perderá dinheiro. 

Retornos mais frequentes

O mesmo vale para clientes que preferem esperar até o limite para cortarem o cabelo e geralmente levam de 6 a 12 semanas para voltar (e aí sempre dá um trabalho maior para dar um corte na cabeleira). 

Então, que tal oferecer uma assinatura vantajosa para ele te visitar com mais frequência? Isso também vai te ajudar a manter a agenda mais em dia, evitando atrasos! 

Menos tempo ocioso no salão

Uma possibilidade interessante é oferecer planos de assinatura mais baratos para os dias ou horários em que o salão tende a ficar mais vazio (normalmente, entre terça e quinta-feira).

Assim, você garante mais fluxo na barbearia naquele momento que normalmente ficaria vazio e deixa os horários mais “nobres” (sexta e sábado) para quem estiver disposto a pagar mais. 

Cross-selling 

O conceito, que em inglês significa “vendas cruzadas”, pode ser excelente para quem oferece bebidas, comidas ou jogos no salão. O cliente que vai mais vezes pode se animar em tomar mais uma cervejinha ou uma partidinha de sinuca…

Serviços de recorrência em barbearia não precisam focar apenas no corte de cabelo (Foto: Unsplash)

O limite é a sua criatividade, então aproveite para oferecer mais itens em seu salão, que estará ainda mais movimentado!  

Previsibilidade de receitas

Ao cobrar assinaturas com valores fixos, é possível saber o faturamento mínimo que você terá a cada mês. Essa noção já é suficiente para que você organize melhor a sua agenda e, principalmente, o seu fluxo de caixa.

Como cobrar a assinatura em barbearias? 

Definidos os planos de assinatura para a sua estratégia de recorrência, chegou a hora de colocar em prática! E você tem duas opções: fazer o controle financeiro manualmente, realizando você mesmo a cobrança de seus clientes, ou automatizar todo este processo com uma plataforma completa de pagamentos

Ao adotar a primeira opção, você ganhará de presente algumas tarefas como emitir boletos ou entrar em contato com os clientes para enviar link de pagamento e/ou cobrança via PIX, criar uma planilha para realizar o controle, realizar contato com inadimplentes… 

É um processo que pode ser feito manualmente, mas que é trabalhoso. E, definitivamente, não é escalável: quanto mais clientes recorrentes, mais coisas para fazer e menos tempo para cortar cabelos e barbas.

Mas, ao adotar uma plataforma de pagamentos, você apenas cria os planos e alguém (ou melhor: uma empresa especialista) realizará todas essas tarefas. Você não se preocupa em cobrar, apenas em receber. E, assim, fica muito mais fácil fazer a gestão financeira da sua barbearia.

Interessou em adotar o modelo de assinatura em barbearia? Preencha este formulário que o nosso time do ecossistema de pagamentos mais completo do mercado entrará em contato. 

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