Você tem em seu salão de barbearia aquela pessoa que bate o ponto para sempre deixar o cabelo na régua ou dar um trato na barba?

A barbearia por assinatura é o modelo do futuro que já está revolucionando o mercado de beleza masculina.

Nesse formato, você transforma seus clientes em assinantes e mantém as cadeiras do salão sempre ocupadas, graças ao efeito da fidelização.

Sabe aquele cliente que bate o ponto para deixar o cabelo sempre na régua ou dar um trato na barba?

Esse é o consumidor mais valioso e potencial assinante, pois gera mais lucro, tem um alto nível de satisfação e ainda indica seu negócio para amigos e familiares.

Por isso, a barbearia por assinatura é uma tendência que veio para ficar e que está solucionando os principais desafios do setor. 

Então, prepare as navalhas, afie as tesouras e coloque as maquininhas para carregar, porque não vai faltar trabalho na sua barbearia com recorrência

Continue lendo para saber tudo sobre esse modelo lucrativo e aplicar no seu negócio.

O que é barbearia por assinatura?

Barberia por assinatura é um modelo de negócio em que você oferece planos ou pacotes para cortes de cabelo, barba e outros serviços.

O pagamento é periódico (geralmente mensal), e o cliente tem a possibilidade de ser atendido em um período determinado ou de forma ilimitada.

É como um clube de assinatura de produtos e serviços de barbearia.

No caso, você pode incluir diversos serviços nos planos, oferecer descontos em produtos e ainda criar vantagens exclusivas para seus assinantes. 

Um exemplo de modelo de recorrência clássico é a Netflix, que oferece uma plataforma de streaming ilimitada para seus assinantes assistirem quantos conteúdos quiserem por mês.

Logo, a ideia é trazer esse formato para o universo da barbearia e aproveitar todos os seus benefícios.

Como funciona a barbearia por assinatura?

A barbearia por assinatura funciona a partir da oferta de planos e pacotes para os clientes, desenvolvidos de acordo com o perfil da sua clientela.

Dessa forma, os clientes podem cortar o cabelo, fazer a barba e realizar outros serviços com recorrência, de acordo com o plano escolhido, em vez de pagarem pelos serviços individualmente.

No caso, a barbearia pode continuar oferecendo os serviços avulsos normalmente e, ao mesmo tempo, disponibilizar as assinaturas para os clientes que retornam com mais frequência.

Todo salão tem aqueles clientes mais vaidosos que frequentam quinzenalmente ou até mesmo semanalmente.

Já outros vão somente uma vez ao mês.

Além disso, os serviços escolhidos são diferentes: há quem somente corte o cabelo, quem faça cabelo e barba, quem mantenha uma coloração, quem faça pé e mão, etc.

Por isso, é importante ter vários planos diferentes que atendam às necessidades de todos os tipos de clientes.

Recorrência em barbearia permite oferecer planosq ue vão além do corte mensal de cabelo (Foto: Pexels)

Exemplos de planos de assinatura para barbearias

Como vimos, os planos de assinatura para barbearias podem ser oferecidos nos mais diversos formatos, de acordo com o perfil dos clientes.

Atualmente, o plano mais popular do mercado é o mensal, no qual o cliente paga um valor fixo por mês para ter acesso a um determinado pacote de serviços e produtos.

Geralmente, o salão oferece um plano básico, um intermediário e um mais premium, de acordo com o perfil de consumo do assinante.

Nos planos, são incluídos serviços básicos, como corte e barba (geralmente, ilimitados), e também serviços complementares como hidratação, coloração, depilação e manicure/pedicure. 

Muitos salões também oferecem descontos em produtos vendidos no estabelecimento, desde cosméticos até acessórios e bebidas.

Além disso, alguns clubes oferecem presentes especiais (brindes) para seus assinantes todo mês.

Veja um exemplo de configuração de planos e preços de uma barbearia por assinatura:

Plano Básico – R$ 100/mêsPlano Plus – R$ 150/mêsPlano Premium – R$ 200/mês
  • Corte ilimitado
  • 3 barbas no mês
  • Atendimento personalizado
  • 10% de desconto em procedimentos químicos
  • 10% de desconto em produtos do salão
  • Presentes exclusivos.
  • Corte ilimitado
  • Barba ilimitada
  • Atendimento personalizado
  • 20% de desconto em procedimentos químicos
  • 10% de desconto em produtos do salão
  • 1 serviço de manicure/pedicure no mês
  • Presentes exclusivos.
  • Corte ilimitado
  • Barba ilimitada
  • Atendimento personalizado
  • 20% de desconto em procedimentos químicos
  • 10% de desconto em produtos do salão
  • 2 serviços de manicure/pedicure no mês
  • 1 limpeza de pele no mês
  • Presentes exclusivos.

Benefícios da recorrência em barbearias

A barbearia por assinatura faz sucesso porque traz inúmeros benefícios para o negócio.

Confira os principais:

Fidelização de clientes

Nem todo cliente é tão leal ao salão, e barbeiro bom sabe quando não foi ele quem fez o último corte.

Em vez de querer saber onde aonde o cliente foi, que tal fidelizá-lo para valer oferecendo um plano vantajoso?

Ao fazer uma assinatura, o cliente também sabe que tem um “compromisso” de comparecer naquele período de tempo – ou, então, ele perderá dinheiro.

Retornos mais frequentes

O mesmo vale para clientes que preferem esperar até o limite para cortarem o cabelo e geralmente levam de 6 a 12 semanas para voltar (e aí sempre dá um trabalho maior para dar um corte na cabeleira).

Então, que tal oferecer uma assinatura vantajosa para ele visitar com mais frequência?

Isso também vai te ajudar a manter a agenda mais em dia, evitando atrasos.

Menos tempo ocioso no salão

Uma possibilidade interessante é oferecer planos de assinatura mais baratos para os dias ou horários em que o salão tende a ficar mais vazio (normalmente, entre terça e quinta-feira).

Assim, você garante mais fluxo na barbearia naquele momento que normalmente ficaria vazio e deixa os horários mais “nobres” (sexta e sábado) para quem estiver disposto a pagar mais. 

Cross-selling

O conceito de cross-selling, que em inglês significa “vendas cruzadas”, pode ser excelente para quem oferece bebidas, comidas ou jogos no salão.

O cliente que vai mais vezes pode se animar em tomar mais uma cervejinha ou jogar uma partida de sinuca.

Serviços de recorrência em barbearia não precisam focar apenas no corte de cabelo (Foto: Unsplash)

O limite é a sua criatividade, então aproveite para oferecer mais itens em seu salão, que estará ainda mais movimentado

Previsibilidade de receitas

Ao cobrar assinaturas com valores fixos, é possível saber o faturamento mínimo que você terá a cada mês.

Essa noção de previsibilidade de receita é importante para que você organize melhor a sua agenda e, principalmente, o seu fluxo de caixa.

Como adaptar a barbearia para receber assinantes?

Para receber assinantes, é importante que sua barbearia seja adaptada para um fluxo maior de clientes, de modo a evitar longas esperas.

Com a recorrência, é natural que as cadeiras do salão fiquem mais ocupadas, já que os assinantes estarão sempre retornando para utilizar seus serviços do pacote.

Por isso, pode ser necessário investir na ampliação do espaço ou até mesmo na contratação de mais funcionários.

Para organizar seu negócio, é indicado ter um sistema de agendamento ágil, como um aplicativo que permite agendar serviços de assinantes com pouca antecedência.

Além disso, é fundamental automatizar o pagamento recorrente para oferecer mais comodidade aos clientes – veremos essa parte em detalhes mais à frente.

Como atrair clientes para os planos de assinatura da barbearia?

Para que a barbearia por assinatura prospere, você precisa convencer seus clientes de que assinar um plano é uma boa ideia.

Veja algumas dicas para isso:

Ofereça um desconto atrativo

Primeiramente, para atrair clientes para uma barbearia por assinatura, o valor dos planos precisa ser mais vantajoso do que a compra avulsa dos serviços.

Para calcular um desconto que seja atrativo e ao mesmo tempo não prejudique sua margem de lucro, você deve levar em conta o volume de serviços vendidos ao mês e o valor de receita que você teria caso transformasse esses clientes em assinantes.

Mostre a vantagem financeira aos clientes

Para convencer seus clientes a se tornarem assinantes, você deve mostrar que sai mais barato assinar o serviço do que pagar de forma avulsa toda vez.

Além disso, seu cliente terá mais controle financeiro ao transformar seus gastos com estética em uma despesa fixa mensal.

Ofereça brindes e vantagens

Não basta oferecer planos de barbearia apenas com serviços básicos, como corte e barba.

Para encantar seus clientes, adicione descontos em produtos, brindes e serviços de cortesia.

Esses itens podem ser muito efetivos para atrair clientes e ainda ter um baixo custo para o salão.

Como lidar com o aumento ou queda de assinantes?

Um dos maiores problemas dos negócios recorrentes é o churn rate, ou seja, a taxa de cancelamento de assinaturas – e não é diferente com as barbearias.

Para controlar essa métrica e manter seus assinantes, siga nossas dicas:

  • Acompanhe o churn de perto e peça feedback aos assinantes após o cancelamento, para descobrir o motivo principal
  • Com base nas razões encontradas, aprimore seus planos para melhorar sua retenção de assinantes
  • Reveja seus preços, buscando adaptar os valores à realidade do mercado e ao poder de compra dos seus clientes
  • Invista em uma comunicação mais eficiente para reforçar as vantagens da assinatura e manter o engajamento dos seus assinantes.

Como cobrar a assinatura em barbearias?

Definidos os planos de assinatura para a sua estratégia de recorrência, chegou a hora de colocar em prática.

Você tem duas opções: fazer o controle financeiro manualmente, realizando você mesmo a cobrança de seus clientes, ou automatizar todo esse processo com uma plataforma completa de pagamentos

Ao adotar a primeira opção, você ganhará de presente algumas tarefas como emitir boletos ou entrar em contato com os clientes para enviar link de pagamento e/ou cobrança via Pix, criar uma planilha para realizar o controle, realizar contato com inadimplentes, etc.

É um processo que pode ser feito manualmente, mas é muito trabalhoso.

E, definitivamente, não é escalável: quanto mais clientes recorrentes, mais coisas para fazer e menos tempo para cortar cabelos e barbas.

Porém, ao adotar uma plataforma de pagamentos, você apenas cria os planos e alguém (ou melhor: uma empresa especialista) realizará todas essas tarefas.

Você não se preocupa em cobrar, apenas em receber.

Assim, fica muito mais fácil fazer a gestão financeira da sua barbearia.

Você se interessa em adotar o modelo de assinatura em barbearia?

Entre em contato com a Vindi, um ecossistema completo de pagamentos digitais e presenciais capaz de ajudar o seu salão a crescer (e muito) com a gestão da recorrência.

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