O ano de 2020 foi, com certeza, desafiador para muitas empresas. Em meio a tantos obstáculos, alguns negócios precisaram se reinventar para continuarem no mercado. Entretanto, outros setores deslancharam e tiveram uma das melhores performances dos últimos anos. Quais são eles? Os que tiveram uma gestão de assinaturas, planos e mensalidades eficaz!

Quem vende através de assinaturas tem inúmeras vantagens para o negócio e para os seus clientes. Durante os últimos meses, pudemos notar em nossa base de clientes que as empresas menos afetadas e, portanto, mais resilientes durante a crise, eram as que utilizavam o modelo de cobrança recorrente. 

Só para você ter uma ideia, o segmento SaaS cresceu 47% em Outubro deste ano, quando comparado com 2019. E ele não é o único. Os Clubes de Assinaturas também tiveram um crescimento espetacular, quando comparado com o ano anterior: 46%. E, claro, esses resultados foram potencializados porque as empresas possuem uma excelente gestão de assinaturas.

Mas, como não podemos falar sobre planejamento para 2021 sem revisitar pontos importantes de 2020. Por isso, eu vou te mostrar outros números importantes que tivemos com os nossos clientes aqui na Vindi.

2020 em número: como escalamos a gestão de assinaturas de nossos clientes

Em 2020, o nosso volume total de pagamentos teve um salto de 37% em comparação com 2019. Isso significa que nossos clientes movimentaram mais dinheiro durante este ano de crise.

O número de transações também cresceu no comparativo, chegando a 27%. Mas, não foi só isso. Quando falamos sobre inadimplência recuperada pelos nossos clientes, a soma em reais é de R$ 49 milhões durante esses 12 meses. Um aumento de 2% em relação ao ano anterior. 

Isso só foi possível porque a plataforma Vindi oferece inúmeros recursos para escalar seu negócio. Além de oferecer acesso a todos os tipos de pagamento (boleto e cartão), também possuímos um gateway de pagamento independente.

Através do nosso Gateway de Pagamento, é possível que sua empresa escolha com qual adquirente/operadora deseja transacionar. Ou seja, mais liberdade para você trabalhar com empresas que também oferecem as melhores taxas.

As ferramentas de recuperação de inadimplência são um dos grandes diferenciais da plataforma, claro. Com elas, é possível ter um processo mais assertivo de cobrança e muito menos burocrático. Nossos relatórios de assinaturas também ajudam a sua empresa a ter o status de todos os recebimentos. 

Você quer saber como sua empresa também pode fazer isso em 2021? Eu te mostro.

2021 starter pack para otimizar a gestão financeira da sua empresa

Se você ainda não fez, este é o momento de sentar com o seu time e também fazer um apanhado de como foi sua eficiência financeira este ano. Para te ajudar, criamos uma ferramenta que vai auxiliar no Diagnóstico Financeiro do seu negócio. Ela é simples de usar e efetiva no resultado. 

Diagnóstico-financeiro-gestão-de-assinaturas

Com o resultado em mãos, é hora de você começar a olhar para alguns pontos específicos sobre a sua gestão de assinaturas.

Ter suas métricas em mãos também é essencial para se planejar para o próximo ano. Aqui na Vindi, por exemplo, temos o CAC e LTV como métricas super importantes. Mas, se você ainda tem dúvida de quais métricas são importantes para a sua empresa, não se preocupe. Você pode acessar o nosso Guia de Métricas para SaaS e Assinaturas clicando aqui.

Além disso, se você quer facilidade na hora do cálculo, eu vou compartilhar com você a nossa Calculadora de CAC e LTV. Com ela, você tem, em minutos, o resultado em mãos. E, ainda, alguns insights que enviamos. 

calculadora de cac e ltv para gestão de assinaturas

Pronto para começar a se planejar e otimizar a gestão de assinaturas da sua empresa? Então vamos lá. Separei conteúdos importantíssimos para você iniciar 2021 focado nos seus objetivos.

Gestão de assinaturas e a sua escalada financeira

Existem alguns recursos necessários para que você consiga escalar sua empresa no modelo de assinaturas. Afinal, continuar no analógico não é nada eficaz para o seu faturamento. Por isso, busque por soluções que consigam tirar tarefas rotineiras das suas mãos e da sua equipe. 

Gestão de assinaturas: como gerenciar através do modelo recorrente?

Uma plataforma de pagamentos, como a Vindi, funciona como um hub. Isso significa que ela oferece todas as features que você precisa para descomplicar as cobranças. Além disso, também possibilita integrações nas principais soluções, líderes do mercado, através da nossa API.

Integração via API: como funciona + tudo sobre API da Vindi

Com uma boa plataforma gerenciando e automatizando suas cobranças e com todas as integrações conectadas, em um único lugar, é o momento de aperfeiçoar.

A gente sabe que cobrar não é uma tarefa fácil e, por isso, estamos aqui para ajudar. Com as técnicas certas e as ferramentas ideais em mãos, você vai garantir a eficácia das suas cobranças recorrentes e otimizar a gestão de assinaturas!!

Como realizar uma cobrança eficaz? Técnicas e ferramentas!

Estratégias de Marketing que você precisa usar

Antes de começar a vender, você precisa investir esforços em Marketing! E, mesmo que a sua equipe seja pequena,  é possível pontuar algumas ações essenciais para escalar as vendas. Por isso, pare e pense: você sabe qual é o seu perfil de cliente ideal (ICP)? Você tem seu ciclo de vendas bem definido? Você produz conteúdo relevante para o seus prospects e clientes? 

Marketing digital para SaaS: as principais ações para crescer!

E por falar em conteúdo, uma estratégia muito utilizada no Inbound Marketing, é o copywriting. Ou seja, utilizar um argumento de vendas relevante para atrair mais clientes! Você pode inserir esse tipo de texto tanto nas suas peças de anúncios (ADS) quanto nos e-mails de aquisição. E o resultado é sensacional! 

Copywriting: saiba o que é e a sua relevância para o marketing de conteúdo

Uma outra estratégia bem efetiva para atrair mais clientes é o remarketing. Ele consiste, basicamente, em alcançar pessoas que já tiveram algum tipo de interação online com a sua marca. Portanto, se você ainda não utiliza, é legal conhecer mais sobre e começar a colocar em prática em 2021!

5 estratégias de remarketing para aumentar suas vendas online!

Se você tem muitos projetos e canais de aquisição, outra estratégia bem legal para definir quais vão ser suas prioridades em 2021 é utilizar o Bullseye Framework. Com ele, vai ficar mais fácil manter o foco e tornar suas ações de marketing mais efetivas!

Bullseye Framework: conheça essa estratégia de marketing

Time de vendas de alta performance

O momento mais esperado pelo seu negócio – e pelo seu cliente – é a conclusão da venda! Quando você utiliza um modelo de Inside Sales, as vendas se tornam mais consultivas e personalizadas, o que pode ser decisivo em uma negociação. 

Inside Sales SaaS: dicas para aplicar esse modelo!

Outra coisa que deixa o time bem feliz são as comissões, né? Mas, para que ela seja efetiva, você precisa ter um plano bem traçado que favoreça o vendedor e a sua empresa. 

Comissão de vendas: o que é, tipos e como criar um plano?

Mesmo que você utilize o modelo de Inbound Marketing para conquistar seus clientes, nada impede que sua empresa também use o Outbound. Na verdade, isso potencializa ainda mais os resultados! Isso porque, assim, você consegue atrair leads de novas as formas: ativamente (Outbound) e passivamente (Inbound)

Empresas investem em Outbound Sales para aumentar vendas

Entretanto, de nada adianta ter uma boa entrada de leads se os argumentos usados pelo time não são os melhores, certo? Por isso, usar a psicologia do consumidor pode ser uma boa forma de incrementar o discurso e aumentar as vendas!

Psicologia do consumidor: o que é e como desenvolver estratégias?

Foco na Experiência do Cliente

Você sabia que conquistar um novo cliente é muito mais caro e custoso do que manter um? Ao mesmo tempo, não é tão fácil assim conseguir fidelizá-los. Por isso, pensar em estratégias efetivas de retenção dos seus clientes é fundamental para evitar o churn!

7 estratégias de retenção de clientes para você utilizar!

Entretanto, mesmo com boas estratégias, o churn é um inimigo que as empresas enfrentam todos os dias. Chegar a um churn zero é uma tarefa quase impossível. Mas, você pode aproveitar algumas dicas para diminuí-lo!

Como reduzir o Churn da sua empresa? 7 dicas essenciais!

Uma boa forma de medir como anda o humor do seu cliente é tendo um canal de atendimento online efetivo. E, com isso, conseguir suprir todas as suas necessidades. Por isso, esse ponto de comunicação é fundamental para entender o seu cliente e ajudar no sucesso dele.

Atendimento online: como fazer um bom atendimento digital?

Além disso, uma outra forma de otimizar a experiência do seu cliente em relação ao seu produto ou serviço é investir em estratégias de upselling. Dessa forma, fica mais fácil entregar ao seu cliente o que ele realmente precisa!

SaaS upsell: como usar estratégias de upselling em SaaS

Colocar essas dicas em práticas é o primeiro passo para sua empresa começar 2021 de forma mais estruturada e focada em resultados! Com uma gestão de assinaturas otimizada e um controle financeiro maior, sobra mais tempo para investir em estratégias que abrangem outras áreas da sua empresa. Por isso, conte com a Vindi para ajudar a potencializar os resultados do próximo ano. Start 2021 gestão de assinaturas