Algumas pessoas me perguntam o porquê de se montar algo que seja aderente ao modelo de serviço que a VINDI oferece: o de cobrança recorrente ou “venda recorrente”. Na maioria das vezes sempre respondo que é pela sustentabilidade do próprio negócio. Tirando os exemplos clássicos como assinatura de filmes (Netflix) e a própria assinatura de revistas, muitas empresas podem oferecer o modelo recorrente na forma de entregar seu produto ou serviço. Basta que esse serviço (ou produto) tenha o propósito da conveniência e da comodidade.

Alguns negócios já demonstram o porquê estão se adaptando a essa realidade de se tornarem recorrentes. Podemos citar o caso da Wine, maior importadora de vinhos do mundo, que criou no seu ecommerce um clube de vinhos por assinatura paralelamente à loja tradicional de venda de vinhos. Outro exemplo é a entrega de frutas. Acostumados a comprar frutas nas feiras livres ou em supermercados, podemos até “assinar” frutas. É o que propõe o recém chegado Frutas em Casa (http://www.frutasemcasa.com.br), que entrega frutas semanalmente, quinzenalmente e até diariamente mediante a um pagamento recorrente. Nos 2 casos citados a adaptação de modelos convencionais, são o principal sinal que muitos negócios podem simplesmente virar a chave para se tornarem recorrentes.

Não me canso de dizer que os benefícios são enormes para quem já pensa ou nasce com a estratégia da recorrência bem sedimentada. Mas não se engane, levar adiante uma ideia de serviços por assinatura ou assinatura de produtos, requer um grande esforço dos empreendedores. Atendimento por exemplo, é o principal ponto para se planejar. Se na primeira entrega o cliente não for bem atendido, esqueça. Ele não vai seguir adiante com a assinatura. Atendimento é essencial para a sobrevivência do negócio recorrente, afinal ele vai interagir com a “loja” periodicamente. E assim é também com questões como: entrega, planejamento financeiro, fornecedores e etc. Em contrapartida os benefícios de se ter algo no modelo de cobrança recorrente são de fato, grandes motivadores:
– Planejamento Financeiro. As empresas que possuem um modelo de venda recorrente, podem planejar seu fluxo no médio e até no longo prazo.
– Conheça seu cliente. Mais do que essencial, conhecer o cliente é para poucos. Como o cliente está na recorrência, essa é uma grande chance de conhecer o perfil de consumo dele e também se comunicar com ele de forma pessoal.
– Retenção. Um dos grandes problemas do comércio por exemplo é fazer com que o cliente seja fiel, diante de toda concorrência existente. No modelo de cobrança recorrente, a retenção é uma vantagem competitiva muito grande, já que o esforço de manter um cliente é muito menor do que conquistar um novo.
– Custo. Conquistar um cliente é 3 vezes mais caro que manter um cliente. O custo de aquisição de um cliente é alto, na recorrência o gasto de marketing e de tempo é consideravelmente mais baixo.
– Tempo. Sempre costumo frisar isso. Quanto tempo os empreendedores têm no dia para se dedicar ao cliente? Quanto tempo têm para pensar no próprio negócio?