Por quê devo ter um negócio recorrente?

Algumas pessoas me perguntam o porquê de se montar algo que seja aderente ao modelo de serviço que a VINDI oferece: o de cobrança recorrente ou “venda recorrente“. Na maioria das vezes sempre respondo que é pela sustentabilidade do próprio negócio. Tirando os exemplos clássicos como assinatura de filmes (Netflix) e a própria assinatura de revistas, muitas empresas podem oferecer o modelo recorrente na forma de entregar seu produto ou serviço. Basta que esse serviço (ou produto) tenha o propósito da conveniência e da comodidade.

negocio-recorrente
A economia da Recorrência é um benefício

Alguns negócios já demonstram o porquê estão se adaptando a essa realidade de se tornarem recorrentes. Podemos citar o caso da Wine, maior importadora de vinhos do mundo, que criou no seu ecommerce um clube de vinhos por assinatura paralelamente à loja tradicional de venda de vinhos. Outro exemplo é a entrega de frutas. Acostumados a comprar frutas nas feiras livres ou em supermercados, podemos até “assinar” frutas. É o que propõe o recém chegado Frutas em Casa (http://www.frutasemcasa.com.br), que entrega frutas semanalmente, quinzenalmente e até diariamente mediante a um pagamento recorrente. Nos 2 casos citados a adaptação de modelos convencionais, são o principal sinal que muitos negócios podem simplesmente virar a chave para se tornarem recorrentes.

frutas-em-casa-banner2
Frutas em Casa: sem feiras e sem filas.

Não me canso de dizer que os benefícios são enormes para quem já pensa ou nasce com a estratégia da recorrência bem sedimentada. Mas não se engane, levar adiante uma ideia de serviços por assinatura ou assinatura de produtos, requer um grande esforço dos empreendedores. Atendimento por exemplo, é o principal ponto para se planejar. Se na primeira entrega o cliente não for bem atendido, esqueça. Ele não vai seguir adiante com a assinatura. Atendimento é essencial para a sobrevivência do negócio recorrente, afinal ele vai interagir com a “loja” periodicamente. E assim é também com questões como: entrega, planejamento financeiro, fornecedores e etc. Em contrapartida os benefícios de se ter algo no modelo de cobrança recorrente são de fato, grandes motivadores:

Planejamento Financeiro. As empresas que possuem um modelo de venda recorrente, podem planejar seu fluxo no médio e até no longo prazo.

05

Conheça seu cliente. Mais do que essencial, conhecer o cliente é para poucos. Como o cliente está na recorrência, essa é uma grande chance de conhecer o perfil de consumo dele e também se comunicar com ele de forma pessoal.

04

Retenção. Um dos grandes problemas do comércio por exemplo é fazer com que o cliente seja fiel, diante de toda concorrência existente. No modelo de cobrança recorrente, a retenção é uma vantagem competitiva muito grande, já que o esforço de manter um cliente é muito menor do que conquistar um novo.

03-

Custo. Conquistar um cliente é 3 vezes mais caro que manter um cliente. O custo de aquisição de um cliente é alto, na recorrência o gasto de marketing e de tempo é consideravelmente mais baixo.

02

– Tempo. Sempre costumo frisar isso. Quanto tempo os empreendedores têm no dia para se dedicar ao cliente? Quanto tempo têm para pensar no próprio negócio?

03

Está gostando desse artigo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Se você ainda não se convenceu, tente imaginar onde seu negócio poderia se encaixar no modelo da recorrência. Assim como a Wine e o Frutas em Casa, o seu negócio também pode ter algo que venha a se tornar recorrente, de receitas programadas.

Venda Sempre!

Sobre o autor

Rodrigo Dantas
Fundador e CEO da Vindi, plataforma líder em recorrência e criador do maior evento de empresas SaaS e Assinaturas do país, o “Assinaturas Day”.

Você vai gostar também

Seu negócio está pronto para o modelo de assinatur... Foi com essa pergunta que o Paulo Silveira, da Caelum, abriu a palestra sobre Métricas SaaS no último VtexDay. “Todos querem ser a Netflix hoje em dia...
Doação recorrente pode ajudar o controle financeir... Uma ótima notícia: as pessoas hoje em dia não estão satisfeitas ao apenas de falar de amor, e sim, de praticar o amor ao próximo. E esse é um valor qu...
5 erros que você deve evitar na sua loja virtual Diversos fatores têm colaborado para o crescimento das lojas virtuais, como a facilidade e a comodidade que o cliente encontra na hora da compra. Mas ...
SaaS – Software as a Service Um dos maiores sistemas de entrega de Software do mundo atual, o modelo de SaaS - Software as a Service - ou simplesmente Software como Serviço, é a d...