Os números da Black Friday neste ano deverão ser diferentes em relação ao que temos observado nos últimos anos, e há uma razão bem evidente para isso: pela primeira vez na história, a data comercial que vem caindo nas graças do consumidor vai coincidir com a realização de uma Copa do Mundo (aliás, a estreia da Seleção Brasileira no Mundial do Catar está marcada para 24 de novembro, quinta-feira véspera da Black).

Mas qual será o impacto desse “super trimestre” para o comércio? Para tentar responder a essa pergunta, a Nielsen elaborou uma pesquisa em parceria com a Toluna e divulgada pelo portal E-Commerce Brasil.

O estudo foi realizado entre 6 e 21 de julho deste ano, com a participação de 2 mil consumidores de todo o paísConfira aqui alguns dos principais resultados.

Como a Copa do Mundo afetará os números da Black Friday?

Muitos comerciantes torcem o nariz quando se fala em Copa do Mundo – a menos que trabalhem com os setores que costumam vender mais em épocas assim. A tendência neste ano, porém, é que a Black Friday aqueça o consumo em geral durante a competição.

A pesquisa de Nielsen e Toluna mostrou que 50% dos consumidores pretendem fazer compras para se preparar para a Copa, mostrando que o público está cada vez mais habituado a esperar pela Black Friday para adquirir determinados bens. Entre os entrevistados, 30% afirmaram que vão decidir o que comprar na hora e 83% dizem gostar muito da data.

Ações realizadas nos horários das partidas do Brasil não costumam chamar muito a atenção dos consumidores. Ainda assim, o levantamento mostra que 68% do público está disposto a participar de ativações de publicidade durante os jogos, como as seguintes:

  • Promoções com cupom (75%)
  • Descontos por QR Code (55%)
  • Acesso antecipado a produtos (40%).

Portanto, ainda que não cause impacto na totalidade do público, essas iniciativas podem ser bem-vindas para uma boa parcela.

Os dados que vimos acima mostram que a ideia de comprar para a Copa na Black Friday pode ser bem vista pelo público. No próximo tópico, vamos mostrar como devem ser essas compras e os perfis dos consumidores.

Oportunidades e tendências para a Black Friday em meio à Copa do Mundo 2022

Os bens de consumo duráveis tendem a ser os favoritos dos consumidores durante o Mundial. As cinco categorias com maior intenção de consumo foram as seguintes:

  1. Eletrodomésticos (59%)
  2. Celulares e tablets (57%)
  3. Moda (56%)
  4. Notebooks (38%)
  5. Móveis em geral (26%).

A presença dos eletrodomésticos na liderança do top 5 aponta uma característica comum durante Mundiais: a compra de uma televisão nova para assistir aos jogos. Outra tendência que o estudo apontou foi a diversidade nos perfis de consumidor, que deve exigir campanhas voltadas a vários tipos de público.

Entre consumidores pretos e pardos, 62% respondeu que pretende comprar eletrodomésticos, e 60% planejam gastar com celulares, tablets e móveis.

A população LGBTQIAP+ deve superar os demais grupos na intenção de consumo de bens como:

  • Dispositivos eletrônicos (69% contra 60% da população geral)
  • Eletrodomésticos e (66% contra 61%).

Além disso, 86% das pessoas LGBTQIAP+ entrevistadas responderam que vão assistir aos jogos da Copa do Mundo, assim como 88% das pessoas pretas e pardas.

A presença das mulheres também vem ganhando força no futebol, o que é animador para quem pretende fazer vendas relacionadas ao Mundial. Mais de 40% das entrevistadas afirmam ser fãs do esporte, e 43% planejam fazer compras no período de Black Friday. Entre elas, as categorias com maior intenção de compra são eletrodomésticos e roupas, ambas com 61%.

Confira a pesquisa da Nielsen na íntegra

Como preparar seu negócio para a Black Friday e para a Copa 2022?

Para atrair todo o público que comentamos anteriormente, é preciso preparar seu negócio. E chamar a atenção das pessoas é uma necessidade para garantir boas vendas neste “super trimestre”.  Para isso, confira algumas dicas:

  • Seja criativo nas redes sociais: aproveite as curiosidades relacionadas ao Mundial para fazer postagens relacionadas e capturar a atenção do seu público
  • Ofereça vantagens por tempo limitado: crie promoções que duram apenas durante a Copa ou um período específico (por exemplo, durante os jogos ou alguma etapa do campeonato)
  • Explore o emocional: explore a paixão dos torcedores com um conteúdo que desperte esse sentimento
  • Não use nomes oficiais: quando falamos em Copa do Mundo, precisamos destacar que a Fifa tem regras rígidas (em inglês) que proíbem o uso dos nomes oficiais em conteúdo publicitário.

É preciso lembrar que a Black Friday pode ser altamente lucrativa, mas para isso é preciso elaborar um bom planejamento.

Neste ano, com a coincidência da Copa do Mundo, é ainda mais importante estar bem preparado. Por isso, a Vindi disponibilizou uma plataforma de conteúdo completa para quem quiser aproveitar ao máximo essas oportunidades.

Nela, mostramos todos os passos necessários para se destacar neste período, do planejamento estratégico ao pós-venda.  Acesse aqui a nossa plataforma de Black Friday.

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