SMS: controle inadimplências e reduza custos

Não precisamos de muito para comprovar que o brasileiro não larga o celular, mas, só para mensurar, de acordo com a Anatel, o ano de 2015 fechou com 257,8 milhões de linhas móveis sendo usadas em todo o país. Por isso, é imprescindível que as empresas estejam presentes em diversos canais de comunicação, inclusive o SMS. Entenda por que esse canal pode contribuir (e muito!) com o seu negócio:

Sim, aquele torpedo que todo mundo achou que seria deixado de lado com o advento do WhatsApp ainda serve (e muito) como um canal de comunicação aos clientes. Principalmente para cobrar inadimplências.

Veja os benefícios:

Custo

Os gastos com SMS são menores quando comparados aos de uma ligação feita para cobrar clientes inadimplentes. Além de uma mensagem ser mais barata, não exige custos com recursos humanos, como pessoas para fazer a cobrança, por exemplo;

Conveniência

Só mandar e-mail para o cliente pode não ser uma forma eficiente de cobrá-lo, pois os e-mails podem cair na caixa de spam, se perder em meio às mensagens ou o cliente acabar não lendo por falta de checagem. As ligações podem ocorrer em momentos inapropriados: uma reunião, no trânsito, horário de lazer, e incomodar a pessoa. Já o SMS é uma mensagem que não vai se perder (porque ele recebe a notificação na tela do celular) e pode ser lida em qualquer lugar sem causar estresses.

Segurança na entrega

O torpedo não passa por processos como anti-spam ou caixas postais, por isso é certo de que ele será entregue ao cliente, que não terá desculpas para dizer que não viu as mensagens de cobrança. As taxas de visualização são maiores via SMS quando comparadas às mensagens e-mail.

Um fator importante é que as mensagens de cobrança não devem ser agressivas ou ofensivas. Às vezes, o cliente deixou de pagar por um descuido ou um motivo esporádico, por isso é importante elaborar mensagens com cuidado. Caso contrário, você pode perder um cliente que vale a pena ter e a ideia é reduzir a inadimplência, não aumentar a taxa de churn. Veja dicas de como fazer uma boa cobrança:

  • Não utilize mensagens que dão impressão de tom impositivo, gerem impacto negativo ou que possam causar desconforto ao cliente;
  • Certifique-se de que o pagamento desse cliente realmente está em atraso para não cobrar errado;
  • Procure não fazer a cobrança antes das 9h ou após às 20h;

 Esse é um exemplo prático de como efetuar a cobrança:

Olá, sua fatura está em atraso. Regularize o pagamento pelo link:________. Caso o pagamento tenha sido efetuado, desconsidere a mensagem.

Resultados

A gestão de ações é necessária para medir os resultados dela. Por isso, ter uma plataforma como a da Vindi, por exemplo, que te ajuda na automatização do envio e nos relatórios de notificações, é essencial. Assim, você consegue medir os resultados e ver quais clientes têm deixado de pagar e a frequência com que isso acontece para analisar se vale a pena mantê-lo.

Veja o que você consegue fazer utilizando SMS:

  • Cobrar inadimplência: o envio é feito em até 30 minutos após o disparo da plataforma (dependendo da operadora) e
  • Agradecer: enviar uma mensagem agradecendo o pagamento na data correta da fatura;
  • Informar: enviar uma mensagem informando que a cobrança foi rejeitada para que o cliente tome as previdências necessárias;
  • Dar boas vindas: informar que a assinatura do cliente está ativa após o pagamento o pagamento da primeira cobrança;

– As mensagens devem conter até 140 caracteres

Como dá para notar, o SMS é uma ótima ferramenta de combate à inadimplência. Ele pode ser útil para reduzir os índices de falta de pagamento do seu negócio. Não esqueça que é importante estar presente em todos os canais!

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Jornalista, entusiasta do universo empreendedor, de negócios e economia. Apaixonada por comunicação digital que enxerga o bom conteúdo como porta de entrada para novas ideias.

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