Fazer a gestão de cobranças de forma inteligente exige que você tenha um sistema especializado. Capaz de atender as mais diversas necessidades envolvidas no processo de billing. E essa não é a atividade principal de um ERP tradicional.  

O problema é que esse ponto nem sempre é levado em consideração na hora de escolher uma solução. Muitas vezes isso pode acontecer porque outros softwares disponíveis no mercado acabam tentando oferecer recursos básicos de cobrança e vendê-los como suficientes para seus clientes.

Porém, depois da contratação, quando você passar a usá-lo no dia a dia, vai se deparar com uma série de limitações. E, para conseguir o resultado que espera, serão necessárias diversas integrações e customizações; que demandam tempo e dinheiro.

Nesse texto, você vai entender porque uma plataforma de pagamento é mais vantajosa que um ERP na hora de automatizar suas cobranças. Independente se você atua com o modelo de recorrência ou mesmo com vendas pontuais.

Mas o que é ERP afinal?

ERP é a sigla para Enterprise Resource Planning, em português chamado de Sistema Integrado de Gestão Empresarial. 

Esse software é utilizado pelas empresas, principalmente, para centralizar as informações de um negócio em uma única plataforma. Por meio dessa tecnologia, a gestão se torna mais fácil, já que os dados mais importantes de setores como Recursos Humanos, Vendas, Suprimentos e Finanças podem ser facilmente acessados. 

Vale ainda citar que essa tecnologia teve origem em controles industriais e de produtos. O que acaba definindo parte de seus principais recursos.

ERP x plataforma de cobrança 

Então, você deve imaginar: se um ERP centraliza informações da área financeira, é suficiente para fazer minha gestão de cobranças, certo? O problema é que precisamos dizer novamente que esse procedimento envolve muito mais etapas do que se imagina.

Vamos pegar como exemplo um negócio que trabalha com o modelo de assinaturas. Se ele decidir utilizar apenas um ERP para fazer a administração de suas cobranças, sem dúvidas, vai se deparar com diversas limitações e precisar gastar dinheiro com integrações. 

Mas por que isso acontece? A resposta é simples: um software ERP pode ser muito bom em sua função de gestão empresarial, mas não para as necessidades complexas e específicas de cobranças porque esse não é seu core business.

Abaixo, vamos analisar algumas demandas que vão ajudar a entender ainda mais essas diferenças.

Meios de pagamento 

Formas de pagamento estão diretamente envolvidas no processo de cobrança. Afinal, é por meio delas que você será capaz de receber. Além disso, nós sabemos que os meios oferecidos (ou a falta deles) pode influenciar na decisão de compra do cliente.

A maioria dos ERPs tradicionais oferecem apenas uma integração com bancos. Porém os outros meios de pagamento são considerados customizações.

Na Vindi 

A Vindi possui um dos maiores gateways de pagamento do mercado. Ele atua como um hub de pagamento. E isso significa que você tem toda flexibilidade para cobrar clientes pelos mais variados meios. 

Incluindo os mais procurados como cartão de crédito e débito, boleto bancário ou mesmo transferência bancária. Além disso, nosso sistema está integrado com todas as bandeiras de cartão do mercado, incluindo marcas regionais e até mesmo serviços terceiros como o Paypal.

Emissão de NFe

Uma demanda essencial para a maioria das empresas. Pelos ERPs tradicionais, você terá a opção de emitir notas fiscais de serviço por meio do envio de um arquivo para as prefeituras. 

E não são todos softwares que oferecem a opção de automatizar esse processo.  

Na Vindi

Nós possuímos integração com mais de mil prefeituras e o processo pode ser totalmente automatizado. Porém, caso prefira também é possível fazer a emissão de forma manual ou mesmo personalizada. Essa função está totalmente integrada com nossa plataforma de pagamento. 

Regras de preço

A maioria dos ERPs tradicionais consideram um preço fixo para cada produto. E se você quiser variar valores precisará criar uma “lista de preços”. Esse recurso limitado pode atrapalhar caso você queira testar novos valores ou mesmo aplicar custos diferentes em planos e assinaturas. 

Na Vindi  

Pela nossa plataforma de cobrança é possível criar produtos ou planos com um valor fixo ou variável. Assim, fica a seu critério definir os parâmetros de precificação, eles podem, por exemplo, variar de acordo com volume ou consumo (como pageviews, número de usuários etc). 

Indicadores de Performance 

Quando o assunto é desempenho da sua área financeira, é importante ter acesso aos mais diversos relatórios e números. Podendo, assim, criar seus próprios indicadores de performance, também chamados de KPIs

Porém a maioria dos ERPs oferecem acesso apenas aos tradicionais dados, como: número de vendas ou valor médio.  

Na Vindi 

Desenvolvemos um dashboard que apresenta os principais dados atualizados do seu negócio. Também é possível acessar informações como quantos clientes estão ativos em um determinado período. Além de diversos outros relatórios que podem ser gerados em apenas alguns cliques. 

Essa infinidade de informações a sua disposição vai ajudar a tornar sua gestão financeira muito mais eficiente.

Inadimplência 

Reduzir a inadimplência é um assunto delicado, principalmente para quem trabalha com recorrência. Nos ERPs tradicionais, é raro encontrar recursos focados nesse problema. A maioria deles apenas fornece uma listagem de contas pagas e abertas.

Na Vindi

Pela nossa plataforma de cobrança, você pode automatizar comunicações por e-mail ou SMS com clientes inadimplentes. Além disso, oferecemos o recurso de recuperação de cartão vencido (chamado de Renova Vindi). 

Existe também a atualização automática de multas e juros e ainda a possibilidade de reenviar boletos poucos dias antes do seu vencimento. Por fim, nossa plataforma também enviará a você um alerta caso o cliente não tenha aberto seu e-mail com a fatura. 

Com esses recursos disponíveis, fica mais fácil combater a inadimplência. 

Contratos recorrentes 

Para quem atua na economia da recorrência, gerir clientes nesse modelo pode ser desafiador por meio de um ERP. O motivo é que a maioria desses softwares ainda não possuem funcionalidades específicas para as necessidades desse modelo. 

Normalmente, o software acaba tratando todos os pedidos como pontuais. 

Na Vindi

A Vindi nasceu com a recorrência. Por isso, possui diversos recursos voltados para ajudar empresas com esse modelo de negócio. Entre alguns deles podemos destacar toda a gestão de contratos com vigência, reajuste, renovações, upgrades e downgrades e aplicação de descontos .

Além disso, todos os meios de cobrança utilizados na recorrência, como cartão de crédito, débito automático, boleto bancários e outros estão disponíveis na plataforma.

Então, se você não quer ter dor de cabeça, recursos limitados e precisar gastar com customizações e integrações, o melhor é buscar uma plataforma de cobrança completa como a Vindi. 

Assim, você terá toda a liberdade e flexibilidade para vender e crescer seu faturamento. Quer conhecer melhor nossa solução? Entre em contato agora mesmo!

consultor vindi