Fazer a gestão de cobranças de forma inteligente exige que você tenha um sistema especializado. Capaz de atender as mais diversas necessidades envolvidas no processo de billing. E essa não é a atividade principal de um ERP tradicional.

O problema é que esse ponto nem sempre é levado em consideração na hora de escolher uma solução. Alguns ERPs acabam oferecendo recursos básicos de cobrança, mas, só depois de começar a usar o cliente observa diversas limitações.

E isso se dá, não porque se trata de um sistema ruim ou ineficiente, mas simplesmente porque fazer cobranças não é o core business deste tipo de software.

Portanto, para que um ERP conseguisse oferecer todos os recursos necessários de uma plataforma de cobrança, seria preciso adequar todo o sistema e deixá-lo o mais próximo possível do ideal. Para isso, seriam necessárias diversas integrações, o que demanda tempo e recursos.

Nesse texto, você vai entender porque uma plataforma de pagamento é mais adequada que um ERP na hora de automatizar suas cobranças. Independente se você atua com o modelo recorrente ou com vendas pontuais.

Além disso, vai entender como uma plataforma de pagamentos e o ERP podem se complementar para promover uma gestão mais eficiente. 

Mas o que é ERP afinal?

ERP é a sigla para Enterprise Resource Planning, em português chamado de Sistema Integrado de Gestão Empresarial.

Esse software é utilizado pelas empresas, principalmente, para centralizar as informações de um negócio em uma única plataforma. Por meio dessa tecnologia, a gestão se torna mais fácil, já que os dados mais importantes de setores como Recursos Humanos, Vendas, Suprimentos e Finanças podem ser facilmente acessados.

Vale ainda citar que essa tecnologia teve origem em controles industriais e de produtos. O que acaba definindo parte de seus principais recursos.

ERP x plataforma de cobrança 

Então, você deve imaginar: se um ERP centraliza informações da área financeira, é suficiente para fazer minha gestão de cobranças, certo? 

Na verdade, não! A questão é que a gestão de cobranças de uma empresa envolve muito mais etapas do que se imagina.

Vamos pegar como exemplo um negócio que trabalha com o modelo de assinaturas. Se a empresa decidir utilizar apenas um ERP para fazer a administração de suas cobranças, certamente, vai se deparar com diversas limitações e precisará gastar dinheiro com integrações.

Mas por que isso acontece? A resposta é simples: um software ERP pode ser muito bom em sua função de gestão empresarial, mas não possui todas as funcionalidades necessárias para atender às complexidades específicas das cobranças.

Novamente, não porque se trata de uma ferramenta ruim ou ineficiente, mas porque esse não é seu core business.

A seguir, vamos analisar algumas demandas que ajudarão a entender ainda mais essas diferenças.

Meios de pagamento 

Formas de pagamento estão diretamente envolvidas no processo de cobrança. Afinal, é por meio delas que você será capaz de receber. 

Além disso, sabemos que os meios oferecidos (ou a falta deles) podem influenciar na decisão de compra do cliente.

A maioria dos ERPs tradicionais oferecem apenas uma integração com bancos. Porém, os outros meios de pagamento ficam por conta de customizações que precisam ser feitas à parte.

Como é na Vindi 

A Vindi, como um hub de pagamentos, oferece uma variedade de features específicas de cobrança. Além da possibilidade de executar uma infinidade de projetos diferentes de pagamento através das integrações disponíveis.

Neste caso, além de ter todos os recursos necessários para receber pagamentos, como cartão de crédito, boleto e Pix, a Vindi também possui integração com meios de pagamento externos, tais como adquirentes, carteiras de bancos para boletos e débito em conta.

Emissão de NFe

Uma das atribuições mais comuns de um ERP é a automatização da emissão de notas fiscais.

Na maioria dos casos, esses softwares possuem integrações com sistemas municipais, o que facilita os envios em massa e as retentativas de emissão para casos em que instabilidades momentâneas impedem a emissão inicial.

Como é na Vindi 

A Vindi identificou este tipo de demanda e, por isso, possui integrações com algumas ferramentas específicas de emissão de notas fiscais. Portanto, os clientes da plataforma também podem automatizar este processo.

Regras de preço

A maioria dos ERPs tradicionais consideram um preço fixo para cada produto. Portanto, se você quiser variar valores precisará criar uma “lista de preços”. 

Esse recurso limitado pode atrapalhar caso você queira testar novos valores ou mesmo aplicar custos diferentes aos seus planos e assinaturas. 

Como é na Vindi 

Através da nossa plataforma de cobrança, é possível criar produtos ou planos com um valor fixo ou variável. 

Desta forma, fica a seu critério definir estrategicamente os parâmetros de precificação que podem, por exemplo, variar de acordo com volume ou consumo (como pageviews, número de usuários, etc.). 

Indicadores de Performance 

Quando o assunto é desempenho da sua área financeira, é importante ter acesso aos mais diversos relatórios e números. Assim, você pode criar indicadores próprios de performance, também chamados de KPIs.

Porém, a maioria dos ERPs oferecem acesso apenas aos dados tradicionais e básicos, como: número de vendas ou valor médio.  

Como é na Vindi

Desenvolvemos um dashboard que apresenta os principais dados atualizados do seu negócio. Além disso, você tem acesso a informações como: quantidade de clientes ativos em um determinado período, bem como diversos outros relatórios que podem ser gerados em apenas alguns cliques.

Essas informações ficam à sua disposição e podem ajudar a tornar sua gestão financeira muito mais eficiente.

Inadimplência 

Reduzir a inadimplência é uma verdadeira necessidade, principalmente para quem trabalha com recorrência. Nos ERPs tradicionais, é raro encontrar recursos focados em resolver este problema. A maioria deles apenas fornece uma listagem de contas pagas e abertas.

Como é na Vindi

A Vindi automatiza toda a geração das faturas e cobranças, além de estar preparada para o maior número de exceções que podem ocorrer e causar a inadimplência.

Um exemplo disso é que, para cobrança em cartão de crédito as retentativas de cobrança da Vindi atuam sobre até 25 gatilhos de retorno, agindo no reprocessamento e recuperação das transações de forma automática.

Já para cobranças através de boletos e Pix, a plataforma disponibiliza uma régua de notificações que automatiza todo o processo de cobrança dos clientes.

Como integrar a Vindi com um ERP

Como vimos anteriormente, uma empresa pode extrair mais valor ao utilizar as ferramentas especializadas para cada operação. Neste contexto, a Vindi está preparada para atender às mais diversas possibilidades de integração entre sistemas, incluindo ERPs.

Desta forma, a gestão da empresa terá ao seu dispor as melhores ferramentas da recorrência da Vindi, integrada às possibilidades de gestão financeira de um ERP.

Além disso, a Vindi disponibiliza consultoria técnica personalizada para projetos mais complexos e time especializado de suporte técnico.

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