A Black Friday é uma das datas mais aguardadas pelo varejo, o que não é de surpreender, já que o evento é um dos mais lucrativos do ano, sobretudo para o comércio eletrônico. E de acordo com as projeções as expectativas são bem otimistas. De acordo com pesquisa da Neotrust, o período da Black Friday 2023 deve movimentar cerca de R$6,92 bilhões, um aumento de mais de 12% em relação ao faturamento do ano passado.

A projeção é endossada por relatório do Google, que mostra um crescimento de 24% nas buscas relacionadas ao tema. E também com pesquisa da MindMiners que mostra que 6 a cada 10 brasileiros têm certeza de que farão alguma compra na Black Friday deste ano.

Mas, a data mais aguardada do ano também enfrenta seus desafios, especialmente na era da inteligência artificial (IA). Um estudo da ClearSale projeta cerca de 28,5 mil tentativas de fraude no fim de semana da Black Friday. No evento do ano passado, o valor evitado em fraudes foi de mais de R$69 milhões.

Embora não esteja sempre relacionado a uma ação fraudulenta, o chargeback é uma das grandes preocupações dos gestores, especialmente em períodos após picos de venda como estes. Afinal, um excesso de solicitações de chargeback pode afetar substancialmente o êxito no faturamento que uma empresa consegue durante a Black Friday.

E para te ajudar a prevenir esse potencial prejuízo para sua gestão financeira, quero compartilhar algumas estratégias para evitar chargebacks durante a agitada temporada da Black Friday 2023. Acompanhe alguns insights práticos para proteger sua empresa contra fraudes e garantir uma experiência segura para seus clientes.

Desafios do avanço tecnológico em relação às fraudes

O avanço tecnológico disponibiliza os recursos de IA também para os fraudadores, o que desafia as empresas a criarem políticas ainda mais rigorosas de segurança.

Com o avanço tecnológico, as ferramentas de IA não estão exclusivamente disponíveis para empresas legítimas. Os fraudadores também as utilizam, tornando o ambiente online mais suscetível a atividades fraudulentas. 

O aumento nos vazamentos de dados pessoais nos últimos anos fornece aos fraudadores informações autênticas para realizar transações fraudulentas. Por isso, a segurança de dados e o monitoramento constante são cruciais para enfrentar esse desafio. 

Estratégias para evitar o chargeback na Black Friday

Durante períodos de alta movimentação, como a Black Friday, é preciso estar um passo à frente dos fraudadores. Para isso, as estratégias preventivas são o melhor caminho a se tomar. Neste caso, a aculturação de colaboradores e clientes é fundamental para evitar cair em armadilhas, como links duvidosos e promoções suspeitas. 

Neste caso, as empresas podem criar campanhas educativas para seus clientes informando sobre os riscos de clicar em links estranhos, a importância de buscar sempre informações nos canais oficiais da empresa e a desconfiar de promoções excessivamente atrativas ou valores muito abaixo do normal. Essas ações preventivas são a maneira mais eficaz de “dificultar a vida” dos fraudadores.

Além disso, para quem vende e recebe pagamentos online é fundamental contar com um mecanismo antifraude que pode ser interno ou integrado a um fornecedor externo. Neste caso, atente-se para soluções que tenham políticas claras, assim você terá uma ferramenta para ajudar a manter uma taxa de aprovação saudável, impedindo transações fraudulentas.

Gerenciamento de riscos para o aumento de transações

Durante a temporada de promoções da Black Friday, a equipe de gerenciamento de riscos da empresa deve revisar e adaptar suas políticas antifraude. Com isso, devem monitorar de perto o comportamento de compra, identificar padrões de atividade suspeita e atentar às flutuações de volume e horários. 

Além disso, é um momento para reforçar junto às equipes e os clientes algumas práticas básicas de segurança, como criar senhas fortes e alterá-las periodicamente. Vale também ter especial atenção sobre pedidos de recadastramento de dados ou trocas de senha.

Boas práticas para identificar e mitigar fraudes

Soluções automatizadas, políticas transparentes e uma cultura de prevenção podem ajudar na prevenção de fraudes.

Existe uma gama de soluções antifraude no mercado, algumas integradas às plataformas de pagamento, que podem ser aliadas valiosas na luta contra transações fraudulentas. Na Vindi, por exemplo, contamos com ferramentas robustas e uma equipe especializada para manter a segurança das transações. 

Para além de ter soluções automatizadas que ajudam neste processo, outras boas práticas podem ajudar a identificar e a mitigar a ocorrência de fraudes, tais como políticas de entrega claras, identificação fácil da empresa na fatura do cliente, políticas de cancelamento transparentes, verificação rigorosa do endereço de entrega e controle de segurança no cadastro.

Então, vamos retomar aqui alguns pontos de atenção que seu time de gerenciamento de risco deve manter no radar, especialmente durante a Black Friday:

  • Conhecer o comportamento do cliente e do fraudador é muito importante, pois estes perfis transacionais alimentam os seus modelos preditivos/IA’s que, combinados com estratégias adequadas ao cenário, serão mais efetivos na prevenção de fraudes;
  • É preciso ter estratégias muito bem definidas e alinhadas, pois as ações de prevenção e detecção de fraudes dependem de uma engrenagem ampla, na qual, além das áreas de risco, todas as demais áreas possuem e executam papéis importantes. Lembrando que a mitigação de exposição de risco é de responsabilidade de todos na empresa;
  • Utilizar ferramentas (internas e/ou externas) para prevenir fraudes cadastrais e transacionais (de ponta a ponta), contribui consideravelmente para a inibição de fraudes e testes de cartões;
  • Ter políticas bem definidas e muito claras, a exemplo da Política de Entrega e Política de Cancelamento, bem como garantir que o nome da loja esteja claro e facilmente identificável na fatura do cliente, também mitiga o risco de chargebacks;
  • É de suma importância prezar pela segurança dos dados, bem como de suas possíveis alterações, principalmente nestes períodos.

A Black Friday 2023 promete oportunidades de negócio lucrativas, mas também traz desafios em termos de segurança. Por isso, ao implementar estratégias preventivas, aculturar equipes e clientes, e utilizar ferramentas antifraude eficazes, sua empresa pode garantir uma experiência positiva para os consumidores e evitar os impactos negativos do chargeback. 

Minha dica final aqui é, invista na segurança do seu negócio para colher os frutos de uma Black Friday bem-sucedida.

Aproveito para compartilhar um conteúdo bem interessante sobre o assunto, no episódio #62 do Podcast Dentro do Ringue, Gustavo de Paula, Coordenador de Parcerias Estratégicas na ClearSale, falou sobre prevenção de fraudes no e-commerce:

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