Se você quer aproveitar a Black Friday desse ano para acabar com o seu estoque, não pode perder as dicas que preparamos para você. A Black Friday é uma das datas mais esperadas pelos lojistas de todo o país, uma vez que o volume de vendas aumenta consideravelmente nesse período.

Porém, acabar com o seu estoque na Black Friday vai muito além de apenas vender seus produtos: é preciso bastante planejamento para tudo sair como o esperado. Por isso, preparamos um conteúdo exclusivo com tudo que você precisa saber sobre essa data tão importante.

Quer saber mais sobre a Black Friday e como vender muito mais durante esse período? É só conferir até o final do conteúdo que preparamos especialmente para te ajudar.

O que é a Black Friday

A Black Friday é uma tradição iniciada nos Estados Unidos, um dia após o Dia de Ação de Graças. Ou seja, a Black Friday é sempre realizada na última sexta-feira do mês de novembro.

O termo Black Friday diz respeito a deixar as contas “no preto”, o que para nós brasileiros seria a mesma coisa que deixar as contas no azul, ou seja, com lucros. Além disso, a Black Friday dá início à temporada de compras de natal, por ser realizada no final de novembro. 

Durante a Black Friday, várias empresas planejam descontos especiais para os seus clientes, como uma forma de alavancar as vendas. Porém, nos últimos anos, há uma tendência conhecida como Black November.

Durante o mês de novembro inteiro, várias empresas colocam descontos exclusivos para seus clientes. Ou seja, é como se fosse uma Black Friday, mas que dura todo o mês.

Quando vai ser a Black Friday 2022

A Black Friday 2022 vai ser no dia 25 de novembro, e por isso, você já precisa ir preparando a sua loja para esse período. Se você ainda está se perguntando se você realmente precisa fazer descontos para esse dia, basta conferir alguns dados de uma pesquisa do ano passado.

Durante a Black Friday 2021, foram movimentados mais de R$7,52 bilhões de reais durante a quinta e a sexta-feira da Black Friday. Ou seja, com boas estratégias e uma boa organização, sua empresa pode faturar muito em apenas um dia.

Por que a Black Friday é importante para o lojista

Segundo uma pesquisa do Google, a Black Friday é a data mais importante para as lojas de varejo no país, considerando apenas as lojas virtuais. Ou seja, é uma data de grande relevância para os lojistas, e que deve ser aproveitada da melhor forma possível.

Além disso, como a data já vem fazendo muito sucesso a alguns anos, os clientes já se preparam para fazer suas compras nessa época. Isso porque, com a proximidade do 13º salário, das férias escolares e do natal, as pessoas já estão se planejando sobre o que comprar.

Dessa forma, com os produtos e os descontos certos, você vai conseguir vender muito mais durante a Black Friday. Porém, é importante ressaltar também que o principal objetivo da Black Friday é garantir um fechamento do mês e possivelmente do ano, no azul.

Então, vamos explicar tudo que você precisa saber para organizar a sua loja para vender bem na Black Friday para não acabar perdendo dinheiro ao invés de ganhar.

Como organizar sua loja para vender bem na Black Friday

Mesmo que a Black Friday dure apenas um dia, ou no máximo dois, é preciso fazer um bom planejamento para a data. Isso porque, como já mencionamos, sem um planejamento, a sua empresa pode acabar perdendo dinheiro.

Além disso, se você quer fazer parte da tendência e oferecer descontos exclusivos para os seus clientes durante o mês de novembro, o planejamento é ainda mais importante. Por isso, para evitar que você tenha problemas, preparamos 3 itens fundamentais para você organizar a sua loja para vender bem na Black Friday.

Faça um planejamento específico para a Black Friday

Fazer um planejamento é essencial para qualquer data especial, e o mesmo vale para a Black Friday. Porém, é preciso planejar a sua loja para evitar problemas durante a data.

Por exemplo: seus clientes sabem o valor médio dos seus produtos, então não adianta dar descontos falsos apenas para mostrar sua participação na Black Friday. Nesses casos, manter sua reputação e a satisfação dos seus clientes é melhor do que “acompanhar a moda”.

Além disso, é preciso planejar quais dos seus produtos vão estar com descontos durante a Black Friday. Para isso, fazer uma análise do seu estoque é fundamental, pois não vai ser uma boa ideia dar descontos de produtos que você não tem em estoque.

Então, uma boa opção é colocar com descontos aqueles produtos que você tem uma margem de lucro maior. Dessa forma, você pode dar um desconto real, sem precisar se preocupar em ficar no vermelho.

Outra opção é, também, colocar aqueles produtos que você achou que iriam vender e que acabaram encalhados no seu estoque. Dessa forma, mesmo dando um bom desconto, você ainda garante um bom retorno, já que eles não estavam vendendo de outra forma.

Crie campanhas de marketing

Além de fazer o planejamento de produtos, estoque e descontos para a Black Friday, é fundamental criar campanhas de marketing para atrair seus clientes. Isso porque, mesmo que um cliente habitual saiba sobre os descontos, um possível cliente pode nem saber sobre a sua marca ainda.

Por isso, é fundamental mostrar quais vão ser os descontos com antecedência, para que os clientes possam se preparar e esperar para comprar com você. Vale lembrar que durante a Black Friday a concorrência costuma ser ainda mais brutal, então investir em boas campanhas de marketing vai ser muito importante.

E durante o planejamento das campanhas de marketing, não adianta deixar tudo para a última hora. Um bom planejamento leva tempo e para ter destaque no meio de um monte de publicações sobre desconto, a sua campanha precisa se destacar.

Então foque a campanha no seu público-alvo, e não se esqueça de mencionar dados importantes como a duração das promoções e quais os produtos com desconto.

Não se esqueça de prestar um bom atendimento

Mesmo que o foco de muitas empresas durante a Black Friday seja apenas vender mais, sua loja não pode se esquecer de prestar um bom atendimento. Isso porque, segundo uma pesquisa do Google, clientes com uma boa experiência durante a Black Friday tem 78% de chance de voltar a comprar com a mesma empresa.

Ou seja, garantir uma boa experiência ao seu cliente, tanto antes quanto após a venda, vai ser fundamental para ter uma chance muito alta de fidelizar esse cliente.

Cinco dicas para acabar com seu estoque na Black Friday

Agora você já sabe um pouco mais sobre como organizar a sua loja para vender bem durante a Black Friday. Por isso, preparamos 5 dicas que vão te ajudar a acabar com o seu estoque durante a Black Friday para fechar o ano no azul.

Saiba como colocar os descontos nos produtos

Saber como colocar os descontos nos produtos que vão participar da Black Friday é fundamental. Isso porque, não compensa para a sua empresa, financeiramente, colocar um desconto muito alto em produtos que vendem bastante no preço normal.

Por isso, para esse tipo de produto, você pode optar por dar um desconto menor, como forma de incentivar seus clientes habituais a comprar o produto durante a promoção. Já para os produtos que você literalmente quer tirar do seu estoque, uma boa opção é dar descontos maiores, de até 50%.

Porém, é preciso fazer isso com moderação, de forma a não prejudicar o rendimento da sua empresa, e é exatamente por isso que o planejamento vai ser fundamental.

Não dê descontos falsos

Pior do que não dar nenhum desconto durante a Black Friday é dar descontos falsos. Muitas empresas faziam isso, aumentando o valor dos produtos algumas semanas antes para abaixar durante a Black Friday.

Mas essa estratégia, além de gerar várias reclamações nos órgãos de defesa do consumidor, ainda podem acabar com a reputação da sua marca. Por isso, faça um bom planejamento e escolha produtos que você realmente pode dar desconto.

Por exemplo, produtos que você tem uma margem de lucro maior, ou aqueles que você quer fazer queima de estoque. Dessa forma, você garante uma maior satisfação dos seus clientes e ainda evita manchar a reputação da sua loja.

Tenha um plano de contingência

Um dos maiores problemas durante a Black Friday é relacionado com o estoque e a logística. Por isso, durante o planejamento das estratégias para a Black Friday, faça também um plano de contingência.

Dessa forma, caso dê algum problema com o seu estoque, como ser esgotado no primeiro dia, você terá opções para continuar as promoções durante a campanha. Por isso, é fundamental também falar com seus fornecedores com antecedência, de forma a evitar possíveis problemas.

Além disso, ter um plano de contingência para efetuar todas as entregas de pedidos é fundamental para entregar tudo no prazo, sem dores de cabeça. Por isso, faça uma cotação com transportadoras e outros serviços de logística.

Dessa forma, caso algo dê errado com o seu sistema de logística atual, você vai conseguir fazer as entregas sem grandes problemas.

Acompanhe a concorrência

Colocar preços abaixo do mercado não significa que você vai conseguir vender mais durante a Black Friday. Além do que, isso pode causar um grande prejuízo para a sua empresa. 

Por isso, acompanhar os preços da concorrência pode ser uma boa opção se você ainda não sabe como colocar os descontos para a Black Friday. Além disso, você pode acompanhar a concorrência também no sentido de analisar o que eles estão fazendo. 

Ou seja: quando publicaram pela primeira vez falando sobre os descontos, quais produtos estão em descontos, por quanto tempo os descontos vão durar, entre outros. Dessa forma, você vai saber como direcionar as suas próprias campanhas de marketing, bem como mostrar que a sua empresa é competitiva no mercado em que atua.

Não se esqueça de avisar seus clientes

Não adianta criar uma ótima estratégia para a Black Friday e não criar campanhas de marketing para avisar seus clientes. Por isso, é fundamental que você faça uma divulgação com antecedência, diretamente para o seu público-alvo.

Para isso, você pode até mesmo usar as redes sociais como uma aliada, só não pode deixar tudo para a última hora. Isso porque, seus clientes, assim como você, vão precisar de um tempo para planejarem onde gastar o dinheiro.

Então, avisando sobre as promoções com antecedência, seus clientes podem esperar pela Black Friday para comprar com você aquele produto especial. 

Como o Bling ERP ajuda você a vender mais

Você sabia que o Bling ERP pode ser um grande aliado para te ajudar a vender mais durante a Black Friday? Isso porque o Bling possui integração com os maiores marketplaces, plataformas e hubs, sendo mais de 250 integrações.

Ou seja, você pode fazer a gestão das suas vendas em vários lugares diferentes, tudo na palma da sua mão. Dessa forma, vai ser muito mais fácil gerenciar as vendas e garantir uma maior satisfação dos seus clientes.

Além disso, o Bling conta com várias funcionalidades que garantem uma automatização dos processos da sua empresa, como:

  • emissão de notas fiscais e boletos;
  • controle de estoque e sincronização do estoque para todos os canais de venda;
  • cadastro de produtos com variações e kits, de forma totalmente intuitiva e simplificada;
  • gestão financeira com relatórios personalizados, garantindo um maior controle sobre o seu dinheiro.

Ou seja, o Bling conta com soluções completas que vão te ajudar a acabar com o seu estoque na Black Friday, sem precisar se preocupar com nada. Por isso, tudo que você precisa fazer agora é conferir no site todas as soluções que o Bling oferece para o seu negócio. E mais, utilizando o cupom #vindi, você ganha 3 meses totalmente gratuitos para testar a plataforma!

Dessa forma, tudo que você vai precisar fazer é planejar as melhores estratégias para vender mais durante a Black Friday e deixar que o Bling te ajude durante o caminho.

 

 

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