Na era da inteligência artificial na gestão estratégica, os dados são considerados o novo petróleo, e com razão. A utilização inteligente dos dados pode ser um catalisador para o sucesso de qualquer negócio. 

Então, vamos explorar os principais benefícios de usar dados na gestão estratégica e entender como transformá-los em insights acionáveis para apoiar em decisões mais assertivas e impulsionar o crescimento da sua empresa.

Dados como alicerce da gestão estratégica

Clive Humby, um renomado cientista de dados, disse uma vez que “Dados são o novo petróleo”, e essa afirmação nunca foi tão verdadeira. A gestão estratégica de qualquer negócio, especialmente aqueles voltados para a tecnologia ou serviços digitais, depende intrinsecamente de insights baseados em dados. 

Desde o controle de vendas até o planejamento estratégico e a identificação de oportunidades, dados são fundamentais para a tomada de decisões assertivas.

O uso de ferramentas de inteligência artificial tem revolucionado a forma como empresas exploram o potencial dos dados. Antigamente, a análise de dados complexos estava restrita a um grupo limitado de profissionais com habilidades técnicas avançadas. 

No entanto, com o surgimento de novas tecnologias, como o Code Interpreter da OpenAI, a análise e interpretação de dados se tornaram mais acessíveis a um público mais amplo.

Isso significa que qualquer profissional pode executar tratamentos e análises de dados mais complexas, transformando dados em planos de ação estratégicos sem a necessidade de conhecimentos avançados em programação do Python, por exemplo. 

E essa é só a ponta do iceberg diante de todo o potencial que a IA ainda tem a contribuir neste sentido.

Transformando dados em ações

Embora lidar com a quantidade e variedade de informações coletadas seja essencial, é igualmente importante transformá-las em insights de negócio propriamente ditos. O que requer um processo de análise mais estruturado. 

É justamente aí que está o grande desafio de qualquer área ou profissional de dados, traduzi-los em ações efetivas. Armazenar e tratar os dados para gerar, a partir deles, relatórios e dashboards, são processos trabalhosos. 

Porém, extrair os insights e informações que vão otimizar a gestão e as decisões é ainda mais complexo. No Paradoxo da Escolha, Barry Schwartz explora como o excesso de informação pode dificultar as escolhas. Em uma empresa com muitos dados, dispersos em relatórios e indicadores, muitas vezes a gestão entra em inércia de decisão.

Por isso, cada empresa deve identificar as métricas-chave que são relevantes para o seu modelo de negócio. Além das métricas mais comuns, como receita, vendas e cancelamentos, é fundamental explorar as métricas específicas que afetam diretamente o seu Demonstrativo de Resultados (DRE).

Se uma empresa é focada em assinaturas, ela deve medir seu MRR, índice de churn, e LT. Já um e-commerce deve ficar atento às taxas de conversão, abandono de carrinho e CAC.

Além disso, pode parecer uma dica óbvia, mas é importante separar tempo para analisar os dados. É comum que as organizações invistam muito esforço nos processos de engenharia de dados, montando ETLs complexas, estruturando bancos de dados e construindo dashboards. 

Mas, muitas vezes, não há processos de acompanhamento e análise bem estruturados, e as informações ficam perdidas ou são subutilizadas.

Desafios na implementação de uma abordagem baseada em dados

Agora que já sabemos que o principal desafio é transformar os dados em ações específicas, podemos nos aprofundar um pouco mais nessas necessidades. Ter uma pessoa ou equipe responsável por analisar os dados, por exemplo, é fundamental para transformá-los em insights acionáveis. 

E essa função não deve se limitar à alta gestão, mas ser distribuída em diferentes áreas de negócio, abrangendo níveis táticos e operacionais.

Isso porque, apesar dos benefícios, a implementação de uma abordagem baseada em dados pode encontrar alguns desafios. A falta de confiança neles é um problema comum, principalmente em empresas que estão começando a desenvolver suas áreas de Business Intelligence (BI). 

Nesse estágio da maturidade de dados é comum que gestores diferentes tragam valores distintos para a mesma métrica. A centralização das informações em uma área que preze pela sua acurácia é essencial para superar esse desafio.

Excesso de informação, com múltiplos relatórios, dashboards e indicadores, também é um ofensor da gestão baseada em informação. Neste caso, é importante ter uma boa curadoria dos conteúdos de BI, além de descontinuar relatórios antigos e defasados quando versões novas são implantadas.

Migrar de planilhas para um software de BI também é um passo difícil. A recomendação é que as abordagens com dashboards e planilhas sejam complementares. As áreas de inteligência comercial, planejamento ou financeira, podem fazer a última milha nas análises, desde que consumam a informação gerada e tratada por uma fonte centralizada e confiável.

Neste sentido, o desafio principal está justamente no fato de que para capturar dados e explorar as métricas, o ideal é usar o arsenal de BI nas plataformas usadas pela sua empresa. No e-commerce, por exemplo, os relatórios de venda trazem as principais métricas de acompanhamento. 

A Vindi, como uma solução que centraliza o billing, oferece relatórios e indicadores para gestão de assinaturas e adquirência. Portanto, conforme a empresa cresce você pode formar uma equipe de dados para analisar estrategicamente as informações mais relevantes para a sua operação.

Enquanto a sua ferramenta se ocupa de captar e transformar esses dados, sua equipe fica apenas com o trabalho de analisar as informações fornecidas pela solução.

Ferramentas, tecnologias, métricas SaaS e insights relevantes

Para as empresas que estão começando cujo volume de dados é menor, é totalmente aceitável fazer uma gestão de indicadores através de planilhas. Ou até mesmo utilizando as soluções de relatórios disponibilizados pelas plataformas transacionais – como as de marketplace ou da própria adquirente.

Já para as empresas em crescimento, migrar de planilhas para soluções de Business Intelligence de mercado, como PowerBI, Metabase ou Tableau, é uma decisão acertada. Essas ferramentas são suportadas por bancos de dados em cloud na Azure, AWS ou Google e possibilitam a análise avançada de dados e a geração de insights mais precisos. 

As empresas nesse estágio consomem endpoints (APIs e Webhooks) das suas plataformas transacionais, como a Vindi, por exemplo, para fornecer dados para as suas estruturas de forma rápida e segura, e assim alimentar seus BIs.

Já para as empresas que atuam no modelo SaaS e possuem uma “sopa de siglas” de métricas específicas, como MRR, Churn, LTV, CAC, ARPU e ARPA. Essas métricas são fundamentais para entender a saúde financeira e a eficácia do modelo de negócio recorrente. 

Com a análise cuidadosa dessas métricas, é possível tomar decisões mais informadas sobre investimentos, retenção de clientes e crescimento sustentável. Veja um pouco mais de detalhes sobre elas:

  • O MRR, a receita recorrente mensal, tem uma posição fundamental entre as métricas para empresas SaaS ou aquelas que trabalham com assinaturas. Essa métrica representa a receita mensal das suas assinaturas e pode ser considerada na tomada de decisão sobre gastos e investimentos. Ao analisar o MRR é importante levar em conta o Churn, que é a taxa de cancelamento das assinaturas.
  • LTV e CAC são normalmente analisadas em conjunto. O LTV é a receita total que um cliente vai deixar na sua empresa ao longo de sua jornada (LT, ou lifetime do inglês). E o CAC é o custo de aquisição de um cliente, que inclui custos de vendas, marketing e comissões. É importante que o LTV seja maior que o CAC para que a empresa tenha sucesso, uma relação maior que 3 na divisão do LTV / CAC é normalmente considerada saudável para empresas de tecnologia.
  • ARPU e ARPA são as receitas médias por usuário e por conta, respectivamente, elas são uma representação do ticket médio de uma assinatura. São importantes para análises de rentabilidade junto aos custos de produtos e serviços.

Confira o episódio do Podcast Dentro do Ringue onde explico com mais detalhes algumas métricas SaaS importantes e dados de mercado:

O potencial além da gestão estratégica

Além de impulsionar a tomada de decisões estratégicas, os dados podem ser aproveitados em diversas camadas da organização. Desde a gestão intermediária, que pode analisar a eficiência das equipes, até o nível operacional, onde os analistas e operadores podem tomar decisões mais rápidas e precisas com base em dashboards customizados.

Mesmo a nível operacional os analistas ou operadores se beneficiam de dashboards que apresentam as métricas do seu dia a dia e os ajudam a tomar decisões melhores e mais rápidas. Como qual cliente atender primeiro em uma fila, de acordo com o valor do pedido e tipo de problema, por exemplo.

Para muitas empresas, especialmente aquelas que trabalham com B2B e tecnologia, os dados também podem ser uma fonte complementar de receita. Por isso, é comum que empresas SaaS B2B ofereçam soluções de dashboards e indicadores avançados para seus clientes.

Novo dashboard da Vindi oferece insights poderosos para uma gestão mais assertiva.

Em resumo, os dados oferecem insights valiosos que ajudam a orientar as decisões, aprimorar processos e identificar oportunidades de crescimento. Ao adotar uma abordagem baseada em dados e explorar as ferramentas e tecnologias disponíveis, sua empresa estará um passo à frente na busca por vantagens competitivas de um mercado em constante evolução.

Veja como a Vindi pode ajudar sua empresa a transformar dados em insights acionáveis, faça uma experiência de 30 dias na plataforma.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies