Os principais dados da Black Friday de 2023 para o e-commerce estão disponíveis no relatório elaborado pela Wake em parceria com várias empresas especializadas no segmento.

A Vindi está entre as participantes, pois a partir da nossa base de dados foram apuradas informações importantes relacionadas às formas de pagamento.

Porém, o levantamento vai além, mostrando também várias informações relacionadas às preferências e ao comportamento de compra dos consumidores.

Ao longo deste artigo, você vai conferir dados que mostram quando os consumidores estão mais propensos a procurar ofertas, se cadastrar em lojas virtuais, buscar atendimento e o principal: pagar por suas compras.

Leia este artigo até o fim e fique por dentro dos dados da Black Friday.

Pesquisa apresenta dados da Black Friday 2023

Veja como foi o comportamento de consumo e alguns resultados da Black Friday 2023.

O Relatório Black Friday 2023 foi elaborado a partir de uma pesquisa feita no intervalo entre os dias 28 de outubro e 24 de novembro, data do evento.

A ideia é analisar o comportamento dos consumidores a partir da divisão dos números totais entre dois períodos:

  • Antes do evento: 28 de outubro a 10 de novembro
  • Durante o evento: 11 de novembro até a Black Friday.

A pesquisa foi idealizada pela Wake, uma empresa da LWSA que busca integrar soluções digitais para negócios do varejo, em parceria com:

  • Vindi: ecossistema completo de pagamentos com foco em intermediação e recorrência
  • Octadesk: empresa especializada em atendimento para vendas e pós-vendas
  • Clearsale: especialista em antifraude em diversos segmentos
  • Confi.Neotrust: sistema de dados e inteligência no e-commerce.

Principais dados da Black Friday 2023

Confira agora os principais dados da Black Friday 2023 apurados durante a pesquisa.

Visitas

O número de visitas diárias no dia 24 foi 5% maior em relação às sextas-feiras anteriores.

O dado mostra que muitos consumidores aguardam a data do evento à espera de ofertas.

Na comparação por semanas, a distribuição por semana ficou assim:

  • Três semanas antes: 17,89%
  • Duas semanas antes: 22,17%
  • Semana pré-Black Friday: 24,8%
  • Semana da Black Friday: 35,13%.

Cadastros

O número de cadastros realizados por consumidores aumentou durante o evento, indicando que muitas pessoas se inscreveram para receber as ofertas.

O setor de Eletrodomésticos e Eletroportáteis apresentou a maior diferença entre as proporções, com 69% das inscrições feitas a partir de 11 de novembro.

Outros segmentos com diferença significativa foram Moda e Acessórios e Casas e Construção, com 58% dos cadastros durante o evento.

Vendas

Como já era previsto, o volume de vendas no dia 24 foi bem maior, mas todo o período durante o evento registrou uma elevação em relação às semanas anteriores.

Assim como ocorreu em relação aos cadastros, o setor de Eletrodomésticos e Eletroportáteis teve a maior diferença, com 71% das vendas registradas a partir de 11 de novembro.

Nos demais setores, a proporção das vendas nas últimas duas semanas variou entre 57% e 63%.

Recompra

A taxa de pessoas que fizeram mais de uma compra no mesmo estabelecimento foi de 4,38%.

Vários fatores podem contribuir com um retorno do mesmo cliente, como:

  • Facilidade de navegação no site
  • Eficiência da compra
  • Qualidade dos produtos
  • Bom atendimento
  • Programas de fidelidade.

Faturamento

O faturamento do varejo online na Black Friday de 2023 foi de R$ 5,2 bilhões, 14,6% a menos em relação ao evento de 2022.

Por outro lado, o ticket médio – média do valor de cada compra – foi de R$ 639,47, 2,1% maior do que no ano anterior.

Pagamento

O pagamento à vista teve um crescimento significativo durante a Black Friday de 2023.

As compras pelo Pix foram 65,64% superiores a 2022, e o crescimento no débito em conta superou os 500%.

Além de mostrar que muitos consumidores se preparam para a data, o número também reflete o volume de descontos oferecidos para quem pagasse no Pix.

De acordo com dados apurados na base da Vindi, os percentuais das formas de pagamento no período pesquisado foram:

Outros métodos somaram menos de 1%.

Já no dia 24, os métodos mais usados foram:

  • Cartão de crédito: 64,7%
  • Pix: 22,3%
  • Boleto bancário: 12,6%
  • Débito em conta: 0,2%.

Na comparação com 25 de novembro de 2022, data da Black Friday anterior, o boleto bancário apresentou uma redução, enquanto todas as outras formas tiveram alta.

Os dados da Vindi apontam ainda um aumento de 8,5% nos pagamentos à vista por cartão.

No geral, 71,8% das compras foram à vista, 21,7% dos consumidores parcelaram em duas a seis vezes e outros 6,5% dividiram o valor em 7 a 12 fatias.

Atendimento

A Black Friday de 2023 teve uma queda de 2,32% nos tickets de atendimento em relação ao ano anterior.

O WhatsApp foi o único canal a ter uma redução na comparação com 2022, embora tenha sido usado por 88% dos consumidores para fazerem contato com comércios.

Outros 11% acessaram o chat no próprio site, e 1% enviou uma mensagem pelo Instagram.

Faça o download do relatório completo:

Por que analisar os dados da Black Friday após a campanha?

Os dados da Black Friday que mostramos neste artigo são relevantes para que a empresa entenda melhor como o consumidor costuma agir durante a data.

Com eles, você tem um embasamento para definir suas próximas campanhas promocionais, incluindo a própria Black Friday de 2024.

Confira algumas ações que podem ser definidas conforme os dados:

  • Identificar os segmentos em alta
  • Analisar quais formas de pagamento não podem faltar
  • Personalizar ofertas com base nas preferências dos consumidores
  • Melhorar a experiência do cliente
  • Preparar o estoque.

Levando em conta o levantamento, já é possível identificar algumas medidas a serem tomadas na próxima data:

  • Dar início às campanhas com antecedência
  • Realizar promoções para aumentar o ticket médio
  • Apostar no cadastro para obter dados dos consumidores
  • Oferecer vantagens na compra à vista
  • Aceitar pagamentos por cartão de crédito.

E se você já estiver pensando na próxima Black Friday, não deixe de acompanhar o próximo tópico.

Prepare-se para a Black Friday 2024

Como você percebeu ao longo do texto, os dados da Black Friday de 2023 apontam diversas tendências que podem ajudar no planejamento dos lojistas nos próximos anos.

O uso de informações relacionadas ao comportamento de compra é uma forma de se antecipar às necessidades e aos anseios do público.

Além de conhecer os produtos e segmentos em alta, você poderá entender também como melhorar a experiência desde o primeiro atendimento até o pós-venda.

Para isso, as informações apontadas em relatórios como o que mostramos é importante.

Porém, o ideal é ir além e acompanhar o comportamento do público no dia a dia.

Você pode fazer isso facilmente com uma plataforma de pagamentos como a Vindi.

Nosso sistema conta com um painel de indicadores intuitivo que permite emitir a qualquer momento relatórios com as métricas mais relevantes para a sua empresa.

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