Quantos dados da Black Friday 2021 você já analisou para entender o desempenho do seu negócio?

Felizmente, acaba de sair uma pesquisa completíssima feita por grandes players de tecnologia e que tem todas as informações que você precisa sobre o evento.

O Relatório Black Friday 2021 mostra quanto as empresas faturaram, como os clientes estão comprando, quais os meios de pagamento utilizados, quanto foi gasto em anúncios e muito mais.

Tudo para você se basear em números reais e planejar a melhor estratégia para o ano que vem.

Então, continue lendo e aproveite os dados da Black Friday 2021!

Pesquisa apresenta dados da Black Friday 2021

Se você quer dados da Black Friday 2021, não há fonte melhor do que uma superpesquisa feita por grandes empresas do mercado.

Para analisar o comportamento do consumidor na data comercial mais importante do ano, a Vindi (plataforma completa de pagamentos recorrentes) foi convidada pela All iN | Social Miner, e todos os players abaixo, para participar dessa ação. Conheça cada um deles:

  • All iN | Social Miner: empresa de tecnologia do Grupo Locaweb que oferece uma suíte de soluções para transformar dados em experiências de consumo personalizadas e omnichannel
  • Delivery Direto: sistema de delivery voltado a restaurantes que agiliza a entrega de pedidos
  • Octadesk: startup que oferece uma solução de atendimento ao cliente com conversas centralizadas
  • Neotrust: consultoria que reúne dados transacionais e reais de milhares de varejistas brasileiros, oferecendo relatórios, análises e dashboards exclusivos
  • Bornlogic: sistema de gerenciamento de conteúdo criado pela força de vendas
  • Lett (apoio): sistema de trade marketing digital com inteligência de dados para e-commerce

Todas essas empresas somaram suas bases e recursos de analytics para descobrir como foi a performance da Black Friday 2021 e comparar os resultados com os de 2020.

O resultado foi a pesquisa “Relatório Black Friday 2021”, que tem todas as informações que você precisa para se planejar para a próxima sexta-feira de ofertas.

Principais dados da Black Friday 2021

Se você quer ficar por dentro dos dados da Black Friday 2021, trouxemos um resumo com as informações mais importantes.

Confira:

Faturamento 5,8% maior

Somando as vendas de quinta (25 de novembro) e sexta-feira (26 de novembro), a Black Friday 2021 gerou um faturamento de R$ 5,41 bilhões – 5,8% maior que no ano anterior.

O pico de vendas ocorreu entre 10h e 14h da sexta-feira, o que é uma ótima referência para pensar nas suas estratégias do ano que vem.

Aumento de 6,4% no ticket médio

O ticket médio também teve variação positiva nos dados da Black Friday 2021, com aumento de 6,4% em relação a 2020, e de 11,8% em relação a 2019.

Dados Black Friday: Tabela com o aumento no ticket médio
Esta imagem faz parte do Relatório Black Friday 2021© da All In | Social Miner

Mobile à frente com 61,1% de visitas

Os dispositivos móveis foram os meios mais utilizados para acessar sites e apps de lojas na Black Friday 2021, com 61,1% das visitas contra 38,8% do desktop.

Isso indica que o consumidor tem maior propensão a comprar online por meio de smartphones e tablets, embora os notebooks e computadores ainda tenham sua relevância.

Dados Black Friday: mobile à frente. Imagem destaca o percentual de 61.1% nas buscas pelo mobile
Esta imagem faz parte do Relatório Black Friday 2021© da All In | Social Miner

Delivery com 13,3% mais pedidos

O delivery também bombou nos dados da Black Friday 2021, com um aumento de 13,3% em relação à média das 4 sextas-feiras anteriores à data.

O aumento em relação a 2020 foi de 5,6%, e as categorias campeãs foram Pizzaria (27,16%), Japonês (21,85%) e Hamburgueria / Hot Dog (18,84%).

Dados Black Friday: delivery, imagem detalha os percentuais de cada topo de comida. Pizzaria foi o maior com 27.16%
Esta imagem faz parte do Relatório Black Friday 2021© da All In | Social Miner

Moda e acessórios campeã de pedidos

A categoria de Moda e Acessórios foi responsável por 35,4% dos pedidos, levando o primeiríssimo lugar da Black Friday 2021.

Em seguida, apareceu Beleza (27,5%), Alimentos e Supermercado (14,4%) e Farmácia e Saúde (6,3%).

Dados Black Friday: gráfico detalha categorias vencedoras na black friday 2021. Moda e Acessórios teve a maior representatividade com 35,4%
Esta imagem faz parte do Relatório Black Friday 2021© da All In | Social Miner

Sudeste com maior participação em pedidos

O Sudeste ficou à frente como região com mais vendas: foram 60,6% dos pedidos concentrados nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais.

No entanto, o maior crescimento ano X ano foi observado na região Sul, com aumento de 22% nos pedidos.

Dados Black Friday: Gráfico detalha a variação ano x ano das compras na Black Friday 2021 por regiões do país. Sudeste com maior participação em pedidos
Esta imagem faz parte do Relatório Black Friday 2021© da All In | Social Miner

Publicações em redes sociais crescem 375,28%

As redes sociais são o canal preferido dos lojistas para impulsionar as vendas na Black Friday, e o crescimento em 2021 impressionou: houve um aumento de 375,28% no uso dessas plataformas.

Claramente, as marcas precisam estar presentes nas redes para atrair novos clientes e engajar seu público.

Dados Black Friday: gráfico compara volume de publicações nas redes sociais ano x ano
Esta imagem faz parte do Relatório Black Friday 2021© da All In | Social Miner

Investimento 234,45% maior em anúncios para SP

São Paulo, o estado que mais investe em anúncios durante a Black Friday, teve um salto de 234,45% na verba de publicidade em 2021.

Cartão de crédito no topo dos meios de pagamento

Em relação aos meios de pagamento, os dados da Black Friday 2021 mostram que o cartão de crédito segue no topo da preferência do consumidor, com 68,10% de participação.

Em seguida, vem o boleto bancário (31,60%), enquanto os meios débito em conta, Pix e carteira digital representam menos de 0,5% das transações.

Dados Black Friday: gráfico mostra uso de métodos de pagamento antes x durante o evento e apresenta o comparativo ano x ano
Esta imagem faz parte do Relatório Black Friday 2021© da All In | Social Miner

Índice de recompra de 4,38%

A taxa de recompra revela o percentual de clientes que voltaram a comprar na mesma loja.

Durante a Black Friday 2021, esse índice foi de 4,38% em relação ao ano anterior, o que mostra a importância de investir em fidelização de clientes.

Por que analisar os dados após a campanha?

É fundamental analisar os dados da Black Friday depois do evento para entender como o consumidor vem se comportando e ter insights para o próximo ano.

Com uma pesquisa desse porte, você consegue identificar os segmentos em alta, meios de pagamento mais utilizados, anúncios que funcionam melhor, entre outras informações que ajudam a embasar as estratégias de marketing para a data.

Por exemplo, os dados da Black Friday 2021 deixam claro que você precisa:

  • Aceitar cartão de crédito, já que é o meio de pagamento mais usado na data
  • Usar as redes sociais para promover suas ofertas, uma vez que a maioria das empresas aposta nessa mídia
  • Ter uma loja online, site e app com design responsivo, ou seja, com um layout que se adapta a qualquer dispositivo móvel para garantir uma boa experiência do usuário durante as compras.

Qual o lugar da sua empresa nesse mercado?

Além de ter ideias para melhorar suas estratégias, você também pode usar os dados da Black Friday 2021 para comparar seu negócio ao dos seus concorrentes.

Por exemplo, vimos claramente que houve aumento do faturamento e do ticket médio de modo geral, mas será que sua empresa também teve esse resultado?

E quanto à performance do seu segmento: ela refletiu o desempenho esperado em 2021?

Essas e outras questões são importantes para fazer um diagnóstico mais aprofundado do seu negócio e se planejar para aproveitar ao máximo a Black Friday em 2022.

Baixe o estudo completo sobre a Black Friday 2021

O que você viu foi apenas uma amostra do conteúdo riquíssimo que os dados da Black Friday 2021 proporcionam.

No estudo oficial, são mais de 50 páginas de informações sobre faturamento, canais de atendimento mais utilizados, investimento em mídias sociais, dados de pagamento e até como os clientes aproveitaram as ofertas no delivery.

Então, baixe agora o Relatório Black Friday 2021 completo e aproveite os insights exclusivos.Dados Black Friday: Banner. A imagem mostra mulher em fundo estilizado preto com amarelo e quadrados laranja e roxo. Ela está olhando para o celular e com 3 sacolas de compras na mão.

Rate this post