O mercado digital vem crescendo cada vez mais com o passar dos anos, atingindo assim os mais diferentes tipos de setores.
Se antes o meio virtual recebia um destaque para o mercado de eletrônicos, por exemplo, atualmente é possível até mesmo fazer as suas compras de supermercado.
Já que as mais diversas áreas encontram espaço no mercado digital.
Por mais que isso seja positivo para um empreendedor, independentemente de qual seja a sua área de negócio, surge um novo desafio, que é o de apresentar um ambiente comercial digital atrativo e funcional para o consumidor.
Graças a isso, a procura por criar site cresce, permitindo assim que um pequeno comerciante possa adentrar o cenário do e-commerce.
Contudo, estamos falando de um ambiente com uma concorrência que cresce exponencialmente.
Frente a isso, uma boa saída é investir no UX, um conceito voltado a oferecer a melhor experiência ao usuário e, tratando-se de um projeto comercial, ser recompensado com um nível maior de conversões, ou seja, de compras finalizadas.
Para a alcançar isso é preciso estar atento a questões como:
- O que é Ux?
- Como ela impacta na experiência de compra e nas conversões;
- Quais os conceitos de UX que não podem faltar em um e-commerce?
- Dicas essenciais na hora de montar um e-commerce.
Responder essas perguntas pode ser a fórmula de sucesso para a sua loja virtual.
Logo, vamos adentrar esses tópicos para ajudar o seu empreendimento a se destacar nas redes.
O que é Ux?
O Ux é uma sigla para User Experience, em português claro, a experiência do usuário. Esse conceito envolve uma série de tópicos em relação à navegação de alguém em um site, entre eles:
- Facilidade de navegação entre abas do site;
- Interação intuitiva;
- Uso de cores e fontes legíveis;
- Site de fácil carregamento.
Temas esses que são essenciais quando pensamos em criar site com um intuito comercial, pois são tópicos que afetam diretamente a experiência do usuário, podendo ajudar ou até mesmo prejudicar uma compra, caso o Ux não seja aplicado.
Como ela impacta na experiência de compra e nas conversões
De maneira direta, da mesma forma que um mercado deve organizar suas prateleiras de modo a ajudar os clientes a encontrarem o produto que buscam, o mesmo conceito é transportado para o e-commerce, usando o Ux como ferramenta para isso.
Assim como um cliente pode desistir de levar algo ao encontrar filas muito grandes nos caixas, o mesmo pode ocorrer na internet, caso o site em questão seja muito lento para navegar e fechar sua compra.
Sabendo disso, é importante colocar o Ux como uma prioridade antes de criar um site para o seu negócio.
Lembrando que a mesma experiência positiva do mercado físico deve ser repetida no ambiente digital.
Diante disso, é importante estar atento a alguns conceitos de User Experience essenciais para o seu negócio virtual.
Quais os conceitos de UX que não podem faltar em um e-commerce?
O Ux trabalha com uma série de diretrizes que atuam para garantir a melhor experiência ao usuário, adaptando-se conforme o ambiente onde são aplicadas.
Ao pensar no e-commerce, isto é, uma plataforma de comércio online, o User Experience oferece alguns conceitos em particular que merecem atenção por parte do empreendedor.
Tópicos que devem ser trabalhados durante o momento de criar site para o seu negócio, já que podem resultar diretamente em um número maior de conversões a serem alcançadas.
1. Boa navegação
É possível se sentir confortável em uma loja completamente desorganizada. Esse mesmo ideal é válido para o ambiente virtual.
Frente a isso é necessário trabalhar diretamente com a estrutura do seu site, oferecendo uma navegação simples e intuitiva ao usuário.
2. Design adequado
A decoração de um ambiente comercial deve sempre acompanhar a identidade da marca em questão, sem que isso afete negativamente a experiência do usuário enquanto caminha pela loja.
O meio digital é acompanhado pelo mesmo ideal, o que destaca a importância de investir em um design adequado.
E isso não apenas ao seu mercado, como também ao seu público-alvo. Como a presença de ícones maiores em um site voltado a uma audiência mais velha, por exemplo.
3. Formato responsivo
Esse conceito está diretamente associado aos dois anteriores, pois fala tanto do design como da estrutura do site do seu e-commerce.
Um endereço virtual responsivo trata-se daquele cuja estrutura consegue se adaptar aos mais diferentes tipos de tela.
O que inclui não só diferentes modelos de smartphone, mas também aparelhos diversos, como tablets e computadores.
4. Legibilidade adequada
Contar com uma boa legibilidade é algo válido não apenas para quem lida com blogs e sites voltados a conteúdos em texto.
Trata-se de uma ideia que também merece atenção por parte de quem comanda um negócio digital.
A escolha de uma fonte adequada, assim como o seu tamanho, ajuda o cliente a visualizar melhor as informações do produto à venda, esclarecendo dúvidas que possam impactar na compra a ser feita.
Lembrando que isso também afeta o SEO da sua loja, que destacaremos a seguir.
5. SEO
O SEO trata de um conjunto de técnicas voltadas à Otimização dos Mecanismos de Busca, o que inclui ações voltadas a destacar o seu site junto a buscadores na internet, como Google e Yahoo!.
Destacar a sua loja virtual nesse sentido é algo que caminha também com o conceito de Experiência do Usuário, pois, além deste ser um dos critérios utilizados pelo SEO, destacar o seu endereço digital de forma clara ajuda o possível cliente a finalizar sua compra.
6. Segurança
Muitos são os golpes existentes na internet, sendo importante então oferecer uma sensação de segurança para o seu público.
Investir em senhas e firewalls ajuda a evitar o vazamento de dados, algo essencial tanto para o seu negócio como para o seu público.
A presença de selos de segurança no rodapé do site ajuda a aumentar também sua autoridade na internet, com o público podendo se sentir mais seguro ao comprar nessa plataforma.
7. Atendimento ao cliente
Oferecer canais de atendimento aos seus clientes é essencial para um negócio, com o mesmo valendo para quem vende na internet.
Seja para quem opta por canais externos, como e-mail e redes sociais, seja quem prefere por plataformas internas, disponíveis no próprio site, é importante que esses caminhos do atendimento ao cliente sejam acessíveis.
Além de uma aba específica, recomenda-se ao criar site investir em ícones disponíveis em todas as páginas da sua plataforma de compras, facilitando assim o contato do público com os vendedores.
8. Fechamento prático de compra
Quando falamos de dicas de Ux voltadas ao e-commerce, a atenção principal se divide entre oferecer a melhor experiência ao cliente e conquistar uma conversão de compra, existindo conceitos que conversam diretamente com ambos.
Garantir que seu site tenha uma boa página de check-out, aquela aba de finalização da compra, é essencial para que sua loja virtual consiga finalizar uma venda.
É possível até mesmo oferecer outros produtos similares nessa página. Tal como aquelas prateleiras que ficam disponíveis próximas ao caixa.
9. Sites rápidos
Contar com um e-commerce rápido, cujas páginas não demoram muito para carregar, afeta diretamente a experiência do usuário.
Dito isso, cuidado com o excesso de abas e detalhes, pois além de atrapalhar a visibilidade do seu site, pode acabar deixando ele mais pesado.
10. Organização dos produtos
Por fim, outra dica de Ux envolve a quantidade de itens a serem disponibilizados em uma página.
Conforme o número de produtos disponíveis, é válido listar eles de acordo com preço ou entre itens mais recentes e procurados.
Categorias que sejam de interesse do usuário e que facilitam no encontro do item em particular que esse cliente pode estar em busca.
Sabendo agora melhor como o Ux pode ser positivo para o seu e-commerce, é válido considerar a aplicação desse conceito ao seu site.
Isso além de outras ações que podem melhorar o seu nível de conversões na internet.
Dicas essenciais na hora de montar um e-commerce
Como foi dito antes, o mercado digital vem crescendo exponencialmente, enquanto se amplia tanto o número de compras como o de negócios disponíveis no meio virtual.
Dados da Abcomm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), apontaram a estimativa de 395 milhões de compras feitas na internet em 2023, seguindo o fluxo de crescimento dos últimos anos.
Por mais positivo que isso seja, acaba levando também para uma realidade competitiva no mercado, sendo importante contar com o melhor e-commerce para conseguir se destacar dentro desse cenário.
Contar com o Ux é um ponto essencial, mas existem outras definições a serem feitas antes de criar site para o seu negócio, tais como:
Defina os objetivos do negócio
O primeiro passo a ser tomado antes de abrir um negócio é compreender o que se espera dele, seja em questão de número, seja em qualquer outro propósito associado.
É um passo comum no mercado tradicional e que também deve ser tomado no ambiente digital, considerando junto à realidade dessa realidade virtual de negócio.
Escolha de um nicho de mercado
Uma das coisas positivas do mercado digital é a presença dos mais diferentes tipos de nichos.
Com isso em mente é válido investir em um público específico, sendo mais fácil assim conquistar uma audiência do que apostar em um grupo geral de clientes.
Entenda as necessidade e comportamento do seu público
Definido o perfil tanto do seu público como do seu mercado, é preciso se aprofundar mais sobre sua audiência esperada de cliente.
Esse ponto envolve tanto as necessidades do consumidor, como o seu comportamento, tudo a ser descoberto com uma boa pesquisa de público.
Dessa forma torna-se mais fácil oferecer uma experiência que acompanhe as expectativas dessa audiência, o que inclui o Ux do seu site.
Análise da concorrência
Após olhar para o lado interno do seu negócio, é preciso expandir o olhar para a concorrência.
Graças ao tamanho expansivo do mercado digital, a quantidade de concorrentes também cresce diariamente, sendo importante estar sempre de olho nessa realidade, de modo a garantir que o seu e-commerce tenha sempre um certo destaque nas redes.
Mobile-first design para atender usuários de dispositivos móveis
Além do crescimento de clientes na internet, aumenta também a quantidade de usuários que fazem suas compras diretamente pelo celular e outros aparelhos móveis.
Frente a essa realidade é válido investir no chamado mobile-first, um modelo de design que ao criar site leva em consideração uma estrutura específica para os dispositivos móveis, dando preferência a esse tipo de plataforma.
Já que a experiência do usuário tem tanta influência no possível fechamento de uma compra, é essencial que o seu site de vendas ofereça uma boa resposta nesse sentido.
Como vimos até aqui, a experiencia do usuário é uma forma de garantir fluidez na navegação, aumento de conversões e até mesmo uma nova visita do usuário no site.
O que dá ao lojista uma nova oportunidade para converter a venda. Ao oferecer uma boa experiencia de compra online, as chances de sucesso do seu empreendimento online só aumentam.