Uma solução multiadquirente pode ajudar bastante empresas que realizam cobranças online, como e-commerces e negócios recorrentesO objetivo desta tecnologia é facilitar as cobranças via cartão de crédito, um dos meios mais populares quando o assunto é varejo digital.

Só em 2021, por exemplo, o cartão de crédito movimentou R$ 569,7 bilhões em transações à distância, segundo balanço da Abecs, a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (valor que representa mais de um quinto do total pago por meio da modalidade no ano, que chega a R$ 2,65 trilhões).

Diante de tamanha popularidade, aceitar cartão de crédito é praticamente obrigatório para todo negócio de vendas online e é preciso estar preparado para os percalços que podem aparecer nas cobranças. É aí que entra a multiadquirência.

Neste conteúdo, vamos explicar o que é multiadquirente, as vantagens de usar esse sistema para o seu negócio e como elas viabilizam uma importante ferramenta de combate à inadimplência: as retentativas de pagamento.

Acompanhe!

O que é multiadquirente?

Como o nome sugere, multiadquirente é o tipo de sistema capaz de se conectar com mais de uma adquirente para processar um pagamento feito por cartão de crédito. Mas calma… o que é uma adquirente?

Se você não sabe, tudo bem. As adquirentes, também chamadas de operadoras, são empresas que conectam a loja à bandeira e ao banco emissor do cartão para concretizar o pagamento. Em estabelecimentos físicos, a adquirente funciona por meio da maquininha de cartão.

Já em vendas pela internet, a loja pode se comunicar com a adquirente por um gateway de pagamento ou com a parceria de uma subadquirente que realize este processo. Logo, o gateway multiadquirente é o que pode se conectar a várias adquirentes.

Para você entender melhor esses conceitos, vamos explicar melhor como o pagamento online funciona. Seu fluxo é dividido em quatro etapas: 

  • Pré-autorização
  • Gerenciamento de risco
  • Captura de valores
  • Liquidação de valores.

Como estamos falando sobre multiadquirente, vamos nos focar apenas na pré-autorização.

Na primeira etapa, o gateway captura e criptografa os dados bancários para que a adquirente realize a comunicação com a bandeira do cartão com segurança. Depois de receber as informações, a bandeira entra em contato com o banco emissor do cartão, que pode autorizar ou não a transação dependendo do saldo, limite de crédito ou outros fatores.

Quando a empresa usa um subadquirente, é o sistema que realiza todo o processo no lugar da loja. Mas o foco aqui é o multiadquirente, então vamos explicar por que ele não é o mesmo que a adquirente.

Qual a diferença entre adquirente e multiadquirente?

Adquirente e multiadquirente são sistemas que se comunicam entre si, mas com funções diferentes dentro do processo de pagamento.

Você certamente conhece alguns adquirentes, como Cielo, Rede e Getnet: são empresas que existem para viabilizar os pagamentos com cartão, pois têm a função de estabelecer a comunicação com as bandeiras e os bancos. Já multiadquirente é a característica do sistema responsável por interligar a loja à adquirente.

No caso do e-commerce, este sistema é o gateway, que usa APIs de pagamento para essa finalidade. Este gateway, que pode ser multiadquirente ou não, serve como um elo para a comunicação entre a loja e adquirente.

O que são retentativas com troca de adquirente

As retentativas com troca de adquirente são uma funcionalidade presente nos gateways de pagamento mais avançados e funcionam quando há alguma falha na etapa de pré-autorização do pagamento com cartão de crédito. Neste caso, a função automaticamente repete a cobrança, mas com outra adquirente.

Essa funcionalidade é muito útil para o e-commerce porque, sempre que há algum problema no pagamento, existe também o risco de o consumidor desistir da compra. E, no caso das retentativas, todo o processo dura poucos segundos enquanto o cliente é informado de que a compra está sendo processada.

Falhas nessa comunicação podem acontecer devido a motivos como:

  • Timeout (tempo-limite esgotado) porque a comunicação da adquirente com a bandeira ou o banco demorou demais
  • Indisponibilidade do sistema da adquirente
  • Falha na internet do próprio cliente.

Por isso, as retentativas com troca de adquirente estão entre as muitas vantagens de se contar com um gateway multiadquirente. Vamos mostrar outras a partir de agora.

Vantagens da multiadquirência

As retentativas, que mostramos acima, só são possíveis se seu negócio contar com um gateway multiadquirente e podem trazer muitos benefícios para você ao barrar transtornos comuns no varejo digitalAlém disso, o simples fato de você poder aceitar cartões de bandeiras diversas já coloca sua loja à frente de muitos concorrentes.

Então, confira abaixo tudo o que a multiadquirência pode fazer pela sua empresa.

Mais aprovações

No tópico acima, mostramos algumas das falhas que podem acontecer durante o processamento de uma compra, e como as retentativas contornam esse problema.

Um dos pontos positivos é que o cliente nem fica sabendo que tudo aconteceu, e sua compra é aprovada em alguns segundos. Portanto, esta é uma maneira efetiva de aumentar as aprovações e, consequentemente, o faturamento, evitando abandonos de carrinho.

Um gateway capaz de realizar retentativas é a garantia de que o pagamento só não será aprovado caso haja mesmo algum problema na transação.

Melhor experiência de compra

Seja qual for o motivo, uma transação não autorizada é frustrante para quem compraAlém de desistir da transação, a pessoa pode inclusive não voltar mais a acessar a sua loja virtual por causa do constrangimento (ainda mais se ficar evidente que a recusa se deu por falha no sistema). 

Por outro lado, uma plataforma multiadquirente não causa prejuízo para a experiência do clienteMesmo que haja uma retentativa, o checkout é feito da mesma forma.

Em muitos casos, somente com essa tecnologia é possível garantir o checkout transparente, em que o usuário não é direcionado para uma página externa ao concluir sua compra.

Menores taxas

O gateway de pagamento multiadquirente pode ser programado para escolher automaticamente a opção de adquirente com as menores taxas. Para isso, o sistema leva em consideração os dados da bandeira e o número de parcelas a serem pagas.

Além de garantir as melhores alternativas, esse sistema também aumenta seu poder de barganha junto às operadoras. Assim, fica mais fácil negociar as tarifas mais baixas com cada uma delas, sendo que o sistema vai escolher as mais vantajosas para você em cada ocasião.

Redução da inadimplência

Se o e-commerce pode se valer das retentativas para evitar perda de vendas, para um negócio recorrente essa é uma forma de combater a inadimplênciaNegócios recorrentes são aqueles em que o cliente paga uma mensalidade por determinado produto ou serviço.

A inadimplência é uma grande vilã de uma empresa desse tipo, pois atrapalha a previsibilidade de receitasE, muitas vezes, também pode ser causada por algum erro no sistema, como explicamos no tópico sobre as retentativas.

Por isso, um gateway multiadquirente capaz de realizar retentativas também é vantajoso para quem vende assinaturas.

Mais opções de pagamento

Antigamente, cada adquirente só poderia trabalhar com determinadas bandeiras de cartão e, por isso, havia lojas com várias maquininhas diferentes. Nem todos os cartões não eram aceitos em determinados estabelecimentos. 

Até que, em 2010, o Banco Central e o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) liberaram Cielo e Rede para aceitarem as principais bandeiras. Cinco anos depois, a liberação foi geral,  o que culminou numa grande abertura do mercado de pagamentos.

Um e-commerce multiadquirente pode aceitar todas as bandeiras de cartão, garantindo flexibilidade no negócio.

Maior potencial de negócios

Por fim, se analisarmos todas as vantagens que mostramos acima, é fácil concluir que o gateway multiadquirente pode aumentar o seu potencial de crescimento. Principalmente se contar com o sistema de retentativas, já que uma cobrança eficiente que proporcione rapidez e dê uma sensação de segurança com o checkout transparente pode melhorar vendas e conversõesAlém disso, essa tecnologia ajuda na fidelização de clientes

Por isso, vamos mostrar agora uma alternativa de retentativas com muitos recursos úteis para negócios online.

Como funciona a retentativa de pagamento na Vindi

A Vindi oferece várias opções de retentativas para reverter uma cobrança recusada. A retentativa com outra adquirente, conforme explicamos acima, só é aplicada quando outras duas alternativas não dão resultado. E, depois, ainda há uma quarta opção para que não haja dúvidas sobre a recusa do pagamento.

Conheça abaixo as opções de retentativa de pagamento da Vindi:

  • Retentativa simples: a cobrança é repetida na mesma adquirente e cartão de crédito dias após a primeira recusa do pagamento, sendo que a plataforma pode ser configurada para fazer cinco tentativas
  • Retentativa inteligente: a partir da análise de dados históricos e de comportamentos em milhões de transações, o sistema identifica a melhor maneira possível para repetir a cobrança
  • Retentativa com troca de adquirente: o sistema repete a cobrança usando o mesmo cartão, porém se comunicando com uma adquirente diferente
  • Retentativa com troca de perfil: o sistema repete a cobrança em outro cartão que o cliente tenha cadastrado, sendo o último recurso para tentar retomar um pagamento, com limite de cinco tentativas.

Além das retentativas, a plataforma conta com vários recursos que podem ajudar no gerenciamento das cobranças de sua empresa. Por isso, conheça a Vindi, plataforma completa de pagamentos e com a funcionalidade multiadquirência!

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As pessoas também perguntam

Qual a diferença entre adquirente e gateway?

As adquirentes são responsáveis somente pela intermediação das transações entre os clientes, lojistas e instituições financeiras, enquanto os gateways apenas armazenam informações e realizam pagamentos, mas nenhum dos dois oferece um sistema antifraude.

O que é Multiadquirencia?

Multiadquirente é o tipo de sistema capaz de se conectar com mais de uma adquirente para processar um pagamento feito por cartão de crédito.

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