A gestão financeira unificada é um daqueles investimentos invisíveis, cujos efeitos nem sempre são perceptíveis no dia a dia.

Ainda assim, gestores que investem nesse tipo de gestão dão um passo decisivo rumo ao sucesso, já que é por ela que a empresa se habilita a voar mais alto.

Pense bem: quantas vezes você não se perguntou o porquê da sua empresa não conseguir bons resultados, apesar de todos os esforços?

A resposta pode estar justamente no modelo de gestão do negócio. 

Quando cada setor fala uma língua e os processos não dialogam entre si, dificilmente a coisa caminha bem.

É esse tipo de obstáculo que a gestão unificada se propõe a resolver e você tem a oportunidade de conhecê-la mais a fundo agora, basta avançar na leitura deste conteúdo.

Vamos em frente?

O que é gestão unificada e como funciona?

A gestão unificada, também conhecida como gestão integrada, trata dos sistemas que permitem integrar processos e controlar ações de forma unificada.

Dessa forma, ela se ampara na tecnologia e em ferramentas digitais para realizar tarefas, o que pode ajudar a desenvolver, por tabela, a inteligência de negócios.

Isso porque, ao automatizar as rotinas por esse modelo de gestão, é natural que a empresa gere um grande volume de dados.

Por sua vez, esses dados podem vir a servir como fonte para futuras análises que, em consequência, levam a insights sobre o negócio e à tomada de decisões com mais acerto.

Esse tipo de gestão vale para todas as empresas?

Há quem acredite que a gestão integrada é coisa de empresa grande ou multinacional.

Nada mais equivocado, até porque o que mais se vê são startups e até empresas em incubadoras adotando processos de gestão unificados.

Dizemos isso com base nas mais de 6 mil empresas de todos os portes e segmentos que atendemos com as nossas soluções em gestão para cobranças e receitas recorrentes.

Portanto, seja qual for o tamanho e o tipo de negócio que você comanda, esteja certo de que ele pode se beneficiar da unificação na gestão.

Por que unificar a gestão

Claro que unificar processos é algo que demanda investimento e um certo tempo de maturação.

É por isso que alguns gestores “torcem o nariz” quando é sugerido melhorar algum ponto da gestão.

Novamente, com base nas milhares de empresas que atendemos, podemos dizer: vale muito a pena investir na gestão unificada.

Veja a seguir alguns ótimos motivos para isso.

Adequação às boas práticas

Estamos em plena Transformação Digital, movimento em que todo tipo de atividade passa a acontecer online e em tempo real.

Um bom exemplo disso é o próprio Pix, a solução de pagamentos e transferências bancárias do Banco Central que já é um tremendo sucesso e veio para ficar.

Unificar a gestão é como sair do TED/DOC para o Pix.

Sua empresa deixa para trás a lentidão, burocracia e ineficiência e passa para outro patamar de qualidade, adequando-se assim às melhores práticas gerenciais.

Mais agilidade nas rotinas

Vale dar um exemplo prático para entender como uma gestão unificada faz a diferença.

A empresa varejista XWZ decidiu fazer uma mega promoção em razão da Black Friday.

Para isso, ela resolveu aumentar em 50% a aquisição das 5 mercadorias mais vendidas.

O problema é que ela não tem certeza se seu estoque tem espaço para acomodar a maior quantidade de produtos.

Também não sabe se o setor de compras tem capacidade para gerir um pedido desse porte.

Além disso, a XWZ não tem uma articulação entre estoque, compras e vendas que permita repor gôndolas e prateleiras em tempo real.

Em resumo: a empresa até poderia se arriscar nessa empreitada, mas, com tantos entraves, é certo que ela não terá a agilidade necessária para dar conta do aumento na demanda.

Consegue perceber então onde a integração ajuda a agilizar processos e dar mais capacidade de resposta para vender mais?

Mais visão sobre o negócio

Não menos importante, a gestão unificada é fundamental para dar mais clareza sobre o próprio negócio.

Ela ajuda a acabar com a cultura dos “silos”, uma das mais nocivas porque faz com que cada setor passe a olhar apenas para seus objetivos, ignorando os da empresa.

Menos dependência de pessoas

Empresas são compostas por pessoas, e isso ninguém discute.

No entanto, em certos aspectos, é fundamental dar continuidade a algumas rotinas sem depender de um profissional.

Imagine, por exemplo, que aquele “sabe tudo” que resolve todos os pepinos precisa sair de férias – o que vai acontecer mais cedo ou mais tarde.

Com processos integrados, esse tipo de dependência diminui, já que boa parte das rotinas são realizadas em um único sistema.

Sai mais barato

Por último, mas não menos importante, unificar a gestão é o tipo de investimento que se paga com o tempo.

O retorno vem na economia gerada com os ganhos em agilidade, menos erros, retrabalho e falhas operacionais.

Como destacamos no início, é um investimento invisível mas que gera retorno por eliminar gastos que poderiam ser evitados.

Como começar com a gestão unificada

A gestão unificada depende de alguns pressupostos para ser bem implementada.

Isso significa que não será da noite para o dia que seu negócio terá plena capacidade de resposta aos desafios com base nesse modelo.

Confira a seguir como começar do jeito certo.

Amadureça digitalmente

Em razão do elevado nível de automação exigido e dos softwares e sistemas indispensáveis, a gestão unificada cai melhor em empresas amadurecidas digitalmente.

Portanto, se no seu negócio a digitalização ainda não faz parte das rotinas, procure uma parceria como a Vindi para colocá-lo de vez na era digital.

Invista em TI

Estando pronta para digitalizar processos, é hora de a empresa investir em recursos e profissionais da área de Tecnologia da Informação (TI).

Você pode estruturar um setor independente ou contar com o apoio de empresas que oferecem esse tipo de serviço por contratos terceirizados.

Tenha uma ferramenta

A gestão integrada depende da implementação de sistemas capazes de unificar processos e rotinas de diferentes setores.

Ou seja, sem esse tipo de recurso, é impossível efetivá-la em seu negócio, até porque, como vimos, ela caminha de mãos dadas com a tecnologia.

A Vindi pode ajudar na gestão do seu negócio

A Vindi é sua parceira no processo de cobrança e recebimentos, automatizando pagamentos e favorecendo a gestão unificada.

Conte com nossas soluções, integre suas rotinas gerenciais e tenha mais agilidade enquanto reduz seus custos operacionais.

Aproveite e faça uma demonstração da nossa plataforma online sem custos e comprove você mesmo suas vantagens!
Demonstracao-gratuita-vindi

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies