A segurança é cada vez mais um assunto debatido e um grande diferencial em operações online. Principalmente para as empresas de comércio eletrônico, que precisam se mostrar confiáveis para que seus clientes se sintam confortáveis em realizar compras.

Com a utilização do certificado SSL você pode transmitir essa segurança, aumentar a confiança do público no seu website e ainda ser bem visto pelas buscas do Google. Quer saber mais sobre o assunto? Então vamos lá!

O que é SSL?

O SSL é a sigla de Secure Socket Layer. Trata-se de um certificado que permite que aplicativos clientes/servidores possam trocar informações com total segurança, garantindo a integridade e a veracidade do conteúdo que é acessado na internet.

Ao utilizar o SSL, o cliente que entrar em seu website saberá que trata-se de um site autêntico e seguro, deixando-o mais confortável para acessar os seus conteúdos e comprar seus produtos.

Como funciona o SSL?

Toda a segurança do SSL acontece graças à criptografia, uma técnica para codificar mensagens que está cada vez mais avançada. Nesse caso, o processo envolve duas chaves – uma pública e outra privada – para codificar e decodificar o significado dos dados. A informação criptografada com a chave pública é acessível somente para quem tem a chave privada correspondente e vice-versa.

Quando um usuário entra em seu site, o seu navegador – independentemente de ser Firefox, Internet Explorer, Opera, Chrome ou qualquer outro – solicita o envio do Certificado Digital e verifica se o certificado enviado é confiável, válido e se está relacionado ao site que o enviou. Depois de confirmar as informações, a chave pública é enviada e as mensagens podem ser trocadas.

Imagem: TecMundo

Imagem: TecMundo

Por que o SSL é importante?  

A segurança entre empresa e cliente proporcionada pelo SSL por si só é um argumento que vende para você ver o quanto é importante usar o SSL. Principalmente para comércios eletrônicos, onde o cliente precisa inserir dados pessoais e relacionados ao cartão de crédito.

Mas, além disso, existe uma série de outros fatores que merecem destaque e ressaltam a importância da utilização do SSL. Veja quais são elas a seguir:

Segurança

Mesmo tendo citado acima, é importante explicar o porquê disso. Apesar de as compras pela internet terem avançado nos últimos anos, ainda existe, aqueles consumidores que não compram pela internet. Eles pesquisam preços e produtos via internet, mas não compram. Por que? Por vários motivos, mas o principal é a segurança. Esses são os que ainda não consideram a internet um ambiente seguro. As empresas têm obrigação de manter os dados em sigilo. Por isso temos o SSL.

Pagamento com cartão de crédito

Para disponibilizar a venda de produtos por meio do cartão de crédito em seu website o certificado SSL é essencial. Além de assegurar a privacidade dos dados de seus clientes, a maioria das operadoras de crédito têm requisitam o certificado SSL instalado no site para autorizar a integração entre os sistemas.

Otimizar SEO

Você sabia que para aparecer entre os primeiros resultados em uma pesquisa no Google o SSL pode ajudar? São diversos os fatores levados em conta para o ranqueamento, mas a segurança do website é um deles.

Fácil implementação

Por muito tempo, o SSL foi associado a altos custos com implementação e manutenção, mas hoje está facilmente acessível através de movimentos como o Let’s Encrypt, que promove o certificado gratuito. Já são mais de 3,8 milhões de sites em todo mundo adeptos desse serviço, que é apoiado por empresas como Mozilla e Facebook.

Importante: O SSL foi descontinuado e substituído pelo TLS (Transport Layer Security), que é versão mais “parruda” SSL. A diferença é que o TLS é um protocolo mais seguro e eficiente para segurança e autenticação de dados e mensagens. Ou seja, o TLS é a “evolução” do SSL. Portanto, empresas que ainda usam essa versão têm até 2018 para migrar para o TLS. A necessidade em prol da segurança, otimização das buscas e confiança do cliente que indicamos neste post vale para o TLS.

Você sabia da importância do SSL? Já fez a sua implementação em seu website? Deixe o seu comentário!

vindi-banner

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies