O que é SSL (Secure Socket Layer)?

A segurança é cada vez mais um assunto debatido e um grande diferencial em operações online. Principalmente para as empresas de comércio eletrônico, que precisam se mostrar confiáveis para que seus clientes se sintam confortáveis em realizar compras.

Com a utilização do certificado SSL você pode transmitir essa segurança, aumentar a confiança do público no seu website e ainda ser bem visto pelas buscas do Google. Quer saber mais sobre o assunto? Então vamos lá!

O que é SSL?

O SSL é a sigla de Secure Socket Layer. Trata-se de um certificado que permite que aplicativos clientes/servidores possam trocar informações com total segurança, garantindo a integridade e a veracidade do conteúdo que é acessado na internet.

Ao utilizar o SSL, o cliente que entrar em seu website saberá que trata-se de um site autêntico e seguro, deixando-o mais confortável para acessar os seus conteúdos e comprar seus produtos.

Como funciona o SSL?

Toda a segurança do SSL acontece graças à criptografia, uma técnica para codificar mensagens que está cada vez mais avançada. Nesse caso, o processo envolve duas chaves – uma pública e outra privada – para codificar e decodificar o significado dos dados. A informação criptografada com a chave pública é acessível somente para quem tem a chave privada correspondente e vice-versa.

Quando um usuário entra em seu site, o seu navegador – independentemente de ser Firefox, Internet Explorer, Opera, Chrome ou qualquer outro – solicita o envio do Certificado Digital e verifica se o certificado enviado é confiável, válido e se está relacionado ao site que o enviou. Depois de confirmar as informações, a chave pública é enviada e as mensagens podem ser trocadas.

Imagem: TecMundo
Imagem: TecMundo

Por que o SSL é importante?  

A segurança entre empresa e cliente proporcionada pelo SSL por si só é um argumento que vende para você ver o quanto é importante usar o SSL. Principalmente para comércios eletrônicos, onde o cliente precisa inserir dados pessoais e relacionados ao cartão de crédito.

Mas, além disso, existe uma série de outros fatores que merecem destaque e ressaltam a importância da utilização do SSL. Veja quais são elas a seguir:

Segurança

Mesmo tendo citado acima, é importante explicar o porquê disso. Apesar de as compras pela internet terem avançado nos últimos anos, ainda existe, aqueles consumidores que não compram pela internet. Eles pesquisam preços e produtos via internet, mas não compram. Por que? Por vários motivos, mas o principal é a segurança. Esses são os que ainda não consideram a internet um ambiente seguro. As empresas têm obrigação de manter os dados em sigilo. Por isso temos o SSL.

Pagamento com cartão de crédito

Para disponibilizar a venda de produtos por meio do cartão de crédito em seu website o certificado SSL é essencial. Além de assegurar a privacidade dos dados de seus clientes, a maioria das operadoras de crédito têm requisitam o certificado SSL instalado no site para autorizar a integração entre os sistemas.

Otimizar SEO

Você sabia que para aparecer entre os primeiros resultados em uma pesquisa no Google o SSL pode ajudar? São diversos os fatores levados em conta para o ranqueamento, mas a segurança do website é um deles.

Fácil implementação

Por muito tempo, o SSL foi associado a altos custos com implementação e manutenção, mas hoje está facilmente acessível através de movimentos como o Let’s Encrypt, que promove o certificado gratuito. Já são mais de 3,8 milhões de sites em todo mundo adeptos desse serviço, que é apoiado por empresas como Mozilla e Facebook.

Importante: O SSL foi descontinuado e substituído pelo TLS (Transport Layer Security), que é versão mais “parruda” SSL. A diferença é que o TLS é um protocolo mais seguro e eficiente para segurança e autenticação de dados e mensagens. Ou seja, o TLS é a “evolução” do SSL. Portanto, empresas que ainda usam essa versão têm até 2018 para migrar para o TLS. A necessidade em prol da segurança, otimização das buscas e confiança do cliente que indicamos neste post vale para o TLS.

Você sabia da importância do SSL? Já fez a sua implementação em seu website? Deixe o seu comentário!

vindi-banner

Jornalista que passou por redações de entretenimento, varejo e economia, mas acabou se apaixonando por marketing digital e hoje atua em suas principais vertentes.

Você vai gostar também

Dia dos namorados: ideias rápidas para aumentar su... A época mais romântica do ano está chegando. O dia dos namorados é comemorado no Brasil no dia 12 de junho. Se você não conseguiu se planejar com muit...
Como garantir vendas mais seguras na sua loja onli... Sabemos que a fraude on-line pode causar problemas graves a um e-commerce, como chargebacks, multas de adquirentes, ineficiência operacional, reclamaç...
Como transformar seu e-commerce em um clube de ass... Nos Estados Unidos já existe uma migração do e-commerce “venda a venda” para “venda recorrente”. E importante que os empreendedores entendam essa migr...
8 dicas para melhorar seu desempenho e ter um e-co... A realidade do comércio eletrônico brasileiro é animadora. Segundo a Ebit, o crescimento do segmento no primeiro semestre de 2016 foi de 5,2% e a pers...

Jornalista que passou por redações de entretenimento, varejo e economia, mas acabou se apaixonando por marketing digital e hoje atua em suas principais vertentes.