Escolher a melhor maquininha de cartão de crédito e débito para o seu negócio pode se tornar uma tarefa bem complicada para quem não está por dentro das diferenças. Há vários tipos existentes hoje no mercado, e cada um tem características que podem torná-los a melhor opção para algumas empresas, mas nem tão boas para outras.

Por isso, criamos este artigo mostrando as principais máquinas disponíveis e quais nichos podem aproveitar bem cada um deles. Também vamos apresentar o que há de mais moderno nesse mercado das maquininhas. Mas, antes, confira por que é tão importante contar com uma boa maquininha de cartão hoje em dia.

Acompanhe a seguir (ou, se preferir, navegue por tópicos). 

Maquininha de cartão: por que ter uma no seu negócio?

Maquininha de cartão é o equipamento que liquida as compras feitas nessa modalidade, no débito ou no crédito. O aparelho lê os dados do cartão, seja por tarja magnética, chip EMV ou contactless, e faz a conexão com a operadora para verificar se a transação é possível. Se estiver tudo certo, ela confirma o débito para o consumidor e o crédito para o comerciante.

Esses procedimentos são tão corriqueiros que ocorrem centenas ou até milhares de vezes por dia em comércios dos mais variados segmentos. Afinal, o pagamento por cartão é cada vez mais necessário para qualquer tipo de negócio: prova disso é que essa modalidade movimentou R$ 2,65 trilhões em 2021, segundo balanço da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs).

E, com o avanço da tecnologia, esse equipamento deixou há muito tempo de ser um privilégio de farmácias e supermercados. Atualmente, até mesmo entregadores e motoristas rodam a cidade com maquininhas sem fio, e é possível pagar no cartão até mesmo profissionais autônomos. Consequentemente, também é cada vez mais incomum ver pessoas carregando muito dinheiro em espécie na rua.

A tecnologia das maquininhas está tão avançada que há opções para vários tipos de negócio. Vamos mostrar algumas das principais agora, e ao final vamos falar um pouco do que vem por aí nesta área.

Quais são os tipos de máquina de cartão?

O mercado conta com diversos tipos de maquininhas de cartão. Algumas podem ser as melhores para grandes lojas, enquanto outras se encaixam perfeitamente na rotina de microempresas ou mesmo profissionais autônomos.

Por isso, vamos mostrar os 5 principais tipos de maquininha e para quais nichos cada um deles é mais indicado.

1. TEF

As maquininhas TEF representam a Transferência Eletrônica de Fundos e são daquele modelo que “ficam presas ao caixa”. Por isso, são comuns em negócios com sede física, em que os pagamentos são feitos no guichê do caixa, como lojas, supermercados e farmácias.

A máquina é conectada a um computador pela internet ou por links dedicados a essa função. Portanto, é no computador que a conexão com o banco ou a bandeira do cartão acontece, a transação é efetivada. E a integração com o sistema da nota fiscal viabiliza a emissão.

Elas são multiadquirentes, ou seja, permitem que você trabalhe com mais de um adquirente (sistemas que liquidam as compras por cartão junto aos bancos).

2. POS

A maquininha POS (Point of Sale, ou ponto de venda) opera ligada a uma linha telefônica. Por isso, também costuma ficar em estabelecimentos com caixa – a menos que tenha a tecnologia sem fio, como vamos mostrar abaixo.

Ela não precisa ser ligada a um computador e nem a uma impressora, pois já conta com o sistema para concluir as vendas embutido, além da tecnologia para imprimir os recibos. Esse equipamento costuma ser alugado, já que opera com apenas um adquirente.

3. POS Wireless

A POS Wireless (ponto de venda sem fio) tem as mesmas características do POS, porém opera com tecnologia sem fio. Apesar disso, seu uso precisa ser limitado ao seu espaço físico. Portanto, essa é a melhor alternativa para negócios físicos onde o cliente é atendido onde está.

Um bom exemplo é um restaurante, em que a conta é levada até a mesa onde o cliente está.

4. POO

A POO (Point of Outdoor, ou ponto de venda externo) também funciona sem fio, mas não precisa estar limitada ao espaço do ponto de venda. Ela também opera por wifi, mas o grande diferencial desse equipamento é a possibilidade de inserir um chip de operadora de internet móvel.

Assim, ela pode ser usada em qualquer lugar, tornando-se uma boa alternativa para motoristas, motoboys e entregadores.

5. Mobile

As máquinas mobile também podem funcionar em qualquer lugar, mesmo sem a necessidade de um chip de internet móvel. Isso porque elas funcionam conectadas a um smartphone, seja por cabo ou bluetooth. Por isso, pode ser necessário instalar no celular o aplicativo do adquirente, e alguns só aceitam cartão de crédito. 

Esse tipo de maquininha não imprime recibo, mas algumas podem enviar a nota fiscal por SMS ao cliente.

As máquinas mobile costumam ser usadas por taxistas, mas também podem servir para outros motoristas e entregadores ou feirantes.

Maquininha TEF x POS: quais são as diferenças?

A principal diferença entre as tecnologias TEF e POS está no funcionamento do software. Ou seja: enquanto a maquininha TEF precisa ser conectada a um computador, a maquininha POS é o seu próprio “computador”.

A POS tem um sistema independente, que registra cada transação e faz a impressão dos cupons, tornando este sistema mais atraente para negócios com grande mobilidade. Sem falar que costuma ser mais barato, por dispensar processos de instalação.

Uma das maiores diferenças, porém, é que a POS não é multiadquirente. Por isso, é preciso conferir se o adquirente pelo qual a máquina opera aceita bandeiras variadas de cartão de crédito e débitoCaso contrário, você corre o risco de perder vendas.

Já o sistema TEF é ligado ao computador. A maquininha, neste caso chamada de pin pad, apenas transmite os dados dos cartões, senha e os valores das compras ao sistema: é no computador que acontece a transação em si.

A grande vantagem é que se trata de um sistema multiadquirente, o que torna mais fácil aceitar todos os principais cartões. Por outro lado, o TEF exige um investimento maior para a instalação e, portanto, não é recomendável para negócios modestos.

Já empresas maiores, com alto número de transações, podem se valer da integração do TEF com seus sistemas, automatizando facilmente a geração de planilhas e relatórios. 

Tendências em pagamentos no cartão

Você já viu que o leque de alternativas para o pagamento no cartão é bem grande, e a cada ano surgem mais novidades. Atualmente, por exemplo, é essencial que seu estabelecimento aceite pagamento por aproximação, uma tendência que veio para ficar.

Além disso, as novas máquinas realizam funções como a automatização e o gerenciamento do seu negócio, além de simplesmente concretizar a venda.

Como esses dois exemplos que vamos mostrar agora:

O que é POS Smart?

Bom, você já sabe que o diferencial do POS em relação ao TEF é o fato de ter o sistema embutido no próprio equipamento. 

Já existem no mercado maquininhas POS Smart, com processadores avançados e uma tela semelhante à de um smartphone, em vez de um teclado fixo. Além de liquidar a transação, este terminal de pagamento pode ser programado para dar baixa do item comprado no seu estoque e emitir a nota fiscal.

Alguns modelos contam inclusive com uma câmera interna, que faz o leitor de código de barras. Com suas funções, fica mais fácil controlar a rotina do seu estabelecimento.

O que é Mini PDV?

O mini PDV vai além do conceito de maquininha, pois é um verdadeiro terminal de vendasCom ele, você não precisa de um computador ou uma caixa registradora: esse equipamento tem uma tela semelhante à de um tablet, um leitor de código de barras e uma impressora interna para emitir as notas fiscais.

Com ela você pode fazer a operação completa, desde o cálculo do valor a pagar, passando pela concretização da transação até a impressão do recibo em uma impressora acoplada. Geralmente, esses aparelhos funcionam pelo sistema Android, o que torna a navegação intuitiva.

Qual a melhor máquina de cartão para seu negócio?

Se você leu até aqui, já sabe que há vários tipos de maquininhas. Agora, para decidir qual usar, é preciso pensar nas características do seu negócio e no quanto você quer investir.

Se sua empresa for grande, vale a pena comprar um modelo que se integre à rotina do seu estabelecimento. Para um negócio pequeno, porém, alugar uma maquininha mais simples, com sistema interno, pode ser uma boa opção. E, se você precisar de mobilidade, as tecnologias POO e Mobile estão aí para facilitar sua vida.

Mas, antes de mais nada, pense no que é mais importante para você. Use seu conhecimento e pesquise bem.

E a melhor maquininha de cartão para quem está começando?

Se você pretende começar a aceitar cartão, pense se vale a pena implantar um sistema que exija uma instalação muito complexaAfinal, a simplicidade não significa usar um sistema antiquado.

Existem no mercado opções avançadas e bem fáceis de usar. Você pode conhecer agora mesmo uma alternativa que, além das transações, faz a gestão completa de vendas e impressão de recibos, além de aceitar o inovador pagamento por aproximação. Além disso, é uma opção sem fio com bateria durável e tecnologia touchscreen.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies