O processo de escolher um sistema de gestão ERP para auxiliar na administração do seu negócio é uma etapa importante para obter mais eficiência nos processos do dia a dia. Fazer planilhas e controles de forma manual, além de ser cansativo e demandar muito tempo, acaba gerando ineficiência na gestão do seu negócio. 

Neste artigo, separamos algumas dicas na hora de escolher o ERP para o seu negócio e também alguns motivos para começar a utilizar um sistema de gestão. Confira!

A escolha do sistema ERP: por onde começar?

O momento da escolha do ERP é muito importante, já que uma troca de sistema pode significar trabalho extra e nova adaptação da equipe.

O primeiro passo é fazer um estudo conforme o seu nicho de atuação. Por exemplo, a área de saúde, exige um software que administre a recepção, agendamento e prontuário das consultas, já no setor de alimentação o que importa é um ERP que cadastre os insumos e contabilize venda e faturamento. 

Já quem tem objetivo de vender no e-commerce, o ERP precisa contar com integrações aos maiores marketplaces do mercado e também oferecer opções de integrações logísticas, para facilitar o trabalho e integrar a gestão de forma completa. 

A segunda dica é escolher um ERP online com armazenamento em nuvem. Já que vamos utilizar uma ferramenta de tecnologia, que ela seja completa e possibilite que o gestor possa acessar o sistema de qualquer lugar e através de qualquer dispositivo móvel. 

Depois é preciso avaliar as necessidades da sua empresa e é importante que a ferramenta promova a unificação da gestão da loja física e online, caso seja necessário. 

Antes de contratar, escolha um serviço que lhe proporcione um teste grátis, dessa forma será possível acessar o sistema na prática e entender se ele irá cumprir as demandas do seu negócio. 

Quais as principais funções importantes do sistema ERP?

De forma geral, o sistema de gestão ERP é um software que está diretamente relacionado às seguintes funções: 

  • Cadastro de Clientes e fornecedores: clientes e fornecedores em um sistema único, interligando as informações para emissão de notas fiscais e boletos bancários. 
  • Faturamento: os resultados da empresa passam a ficar atrelados ao sistema que, de forma automática, sincroniza entradas e saídas.
  • Financeiro: Conta com controle e fluxo de caixa automatizados.
  • Compras: Auxilia na organização de compras de produtos ou matéria prima de fornecedores, evitando despesas relacionadas a falta ou excesso de estoque.
  • Estoque: Controle e giro de estoque integrados.
  • Vendas: Organização e gerência das vendas, acompanhando de perto a jornada de compra do cliente. 
  • Fiscal: Emissão de notas fiscais e envio de documentos ao cliente com o preenchimento do setup apenas no cadastro inicial.

Vantagens em utilizar um ERP para vender online:

Um sistema de gestão ERP online traz muitos benefícios ao empreendedor, de otimização de tempo a sincronia de dados. Outras vantagens merecem destaque:

  • Integração aos canais de venda: Para criar uma presença digital no e-commerce o lojista passa a vender em múltiplos canais. O ERP é um conector com integração aos maiores marketplaces do mercado de forma a estar presente em mais canais, sem perder o controle na gestão de vendas. 
  • Sincronização de dados: Outro fator importante é a sincronização dos dados em tempo real. Quando um produto é vendido em um canal X ele já é atualizado no controle de estoque para os demais canais, para que o lojista mantenha o controle das suas vendas e produtos disponíveis. 
  • Logística integrada: Após fazer a venda, é preciso pensar no processo de separação do pedido, embalagem e transporte até o endereço de entrega. Através de uma logística integrada, todos os processos também ocorrem de forma automatizada e descomplicada. 
  • Produtividade e economia: Quando todas as informações do negócio ficam centralizadas em um único sistema, a empresa também passa a ter um ganho de produtividade, já que parte dos processos ocorrem de forma automatizada. A economia também é uma vantagem, já que, além de ser uma ferramenta acessível, com mais produtividade a empresa também reduz custos de equipe e pode ter uma operação mais enxuta graças ao auxílio do ERP. Além disso, não são necessárias contratações de diversos softwares para a gestão das diferentes etapas de venda online, o ERP abrange as necessidades do empreendedor. 
  • Flexibilidade e modernidade: O ERP online e em nuvem possibilita que o gestor e seus colaboradores acessem o sistema de qualquer lugar e a partir de qualquer dispositivo móvel, seja computador, celular ou tablet. Desta forma é possível acompanhar o que acontece na empresa, gerar relatórios a qualquer hora e trabalhar remotamente. A modernidade em gerir o negócio de uma única ferramenta é também um benefício que o negócio com ERP pode desfrutar. 
  •  Segurança: Um ERP online garante que os dados da sua companhia estão seguros, principalmente quando falamos de um ERP em nuvem. Os riscos de fraude ou invasão são mínimos. 

Escolha um sistema de gestão que se adeque ao seu negócio, e fique de olho para contratar uma ferramenta completa. Ele acaba passando por todo o processo de gestão, e é uma ferramenta que auxilia no crescimento do negócio, descomplicando a gestão e facilitando as vendas.