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Crescimento

A Zuora, especializada em negócios de assinatura, apontou as 9 chaves para um negócio de sucesso. Veja quais são:

  • 1) Utilizar o preço como suporte para atingir seus objetivos: o preço de seu serviço é sua principal arma em um negócio baseado em assinaturas, pois impacta diretamente na aquisição de novos clientes, reforça o valor de seus consumidores já existentes e reduz a churn rate (taxa de evasão ou rotação de clientes).

Seus preços podem ser nivelados de acordo com as funcionalidades disponibilizadas, descontos podem ser oferecidos para compras maiores e você pode também oferecer vantagens de acordo com o tempo de uso ou pela lealdade de seus clientes.

Você pode também lançar promoções, dar vales descontos, oferecer demonstrações de serviços de valor mais elevado, entre várias outras técnicas. O importante é nunca ficar parado e deixar o consumidor interessado em sua empresa constantemente.

  • 2) Obter novos consumidores através de qualquer canal: o ato de assinatura precisa ter a liberdade de ser feito em qualquer canal, como pela internet – no computador ou celular – ou, em determinados casos, também offline.
  • 3) Sistema de contas preciso: no modelo de assinaturas você receberá um valor diferente de cada cliente, em datas também diferentes umas das outras. Por isso você precisará de um bom sistema de controle de contas, que seja capaz de organizar o seu fluxo de maneira simples. Sem manter um sistema transparente e de fácil acesso você poderá facilmente acabar se perdendo em meio a tantos clientes e isso pode afetar sua relação com eles.
  • 4) Colete o dinheiro de forma rápida e simples: como os seus clientes pagarão por seus serviços mensalmente, é importante que você tenha facilidade em conseguir obter esses valores – afinal, ir atrás de cliente por clientes para cobrar não seria nada fácil, não é mesmo? A melhor forma de otimizar esse processo é através de um sistema de pagamentos automáticos, que faz a cobrança diretamente na conta do cliente, sem que ele precise realizar uma ação para pagar.
  • 5) Desenvolva e nutra relações profundas com seus clientes: a principal base dos negócios de assinatura é, com certeza, a relação próxima com os consumidores. Sem essa relação fica impossível manter um negócio que seja sustentável e cresça. Mais do que buscar novos clientes, você precisa se esforçar ao máximo para manter aqueles que já adquiriram seus serviços.
  • 6) Tenha cuidado com a sua contabilidade: uma operação de assinatura envolve diversas pequenas transações, o que pode causar confusão na contabilidade. Tenha isso em mente e procure manter tudo sempre em dia.
  • 7) Procure ter visibilidade nos lugares certos: os negócios estão cada vez mais dinâmicos, evoluindo e se adaptando diariamente. Por isso você precisa utilizar a internet, e principalmente os mecanismos de buscas, a seu favor. Saiba o que seus potenciais clientes estão procurando e faça com que eles cheguem facilmente a você.
  • 8) Mude seus preços rapidamente quando for necessário: o preço de suas assinaturas provavelmente terá que ser alterado de tempos em tempos por conta dos mais diversos fatores. Saber identificar essa necessidade é um passo importante, mas é também essencial saber como transmitir isso aos seus clientes. Muitas empresas têm adotado um sistema em que, ao aumentar os preços, somente os novos clientes passarão a pagar de acordo com o novo valor.
  • 9) Tenha uma infraestrutura que suporte o crescimento: quem não quer que seu negócio cresça, não é mesmo? Para isso, toda a infraestrutura por trás das operações precisam estar preparados para suportar um fluxo maior de informações.

Retenção

Como já foi apontado, a retenção de clientes é parte essencial de um negócio de assinaturas de sucesso. Imagine um restaurante que investe mensalmente em divulgação nos mais diversos meios: outdoors, rádio, televisão, redes sociais, e-mails. O número de novas pessoas que vão a esse local é muito alto, mas qual o número delas que retorna na semana seguinte? Por mais que a empresa se preocupe em atrair novos consumidores, se o serviço prestado não for de qualidade, de nada adiantarão os esforços.

Para uma empresa que mantém um negócio de assinaturas a falha na retenção é ainda pior, visto que os clientes pagam periodicamente – ou seja, quantos mais clientes leais, maior será o valor fixo recebido por mês. Dessa forma, cuidar de estatísticas de novas inscrições e de retenção dos clientes é um dever para quem deseja se dar bem nesse meio.

O que você achou das ideias apresentadas em relação os negócios de assinatura? Ainda ficou com dúvidas? Deixe o seu comentário!

Author

Fundador e CEO da Vindi, plataforma líder em recorrência e criador do maior evento de empresas SaaS e Assinaturas do país, o “Assinaturas Day”.