Se você é empreendedor, aposto que está sempre em busca de meios para reduzir a inadimplência (quem nunca, né?).
Afinal, o número de brasileiros inadimplentes é de 63,8 milhões, de acordo com uma pesquisa realizada pela Serasa Experian, em novembro de 2019.
Por isso, é preciso que as empresas se reinventem, usem ferramentas e estratégias para reduzir essa taxa. E, para te ajudar, separamos 4 funcionalidades da plataforma Vindi para reduzir a inadimplência.
Afinal, o que é a Vindi?
Com 7 anos no mercado, a Vindi é uma fintech brasileira que ajuda empresas a venderem mais e melhor.
Com mais de 6 mil clientes, somos a plataforma ideal para pagamentos recorrentes e compras pontuais.
Atendemos diversas empresas, independentemente do tamanho, ramo, segmento e atuação. Acompanhe o material e saiba muito mais!
Nossas funcionalidades para você reduzir a inadimplência do seu negócio
Com a plataforma de pagamentos da Vindi, você tem acesso à diversas funcionalidades para alavancar seu negócio, como relatórios para fazer a gestão financeira do seu negócio, realização de cobranças recorrentes e avulsas, link de pagamento, recursos para redução de inadimplência e muito mais.
Por isso, para você entender melhor, separei algumas funcionalidades da Vindi que vão ajudar a reduzir a taxa de inadimplentes do seu negócio de um jeito simples, prático e com um auxílio de uma plataforma com tecnologia de ponta.
#1 Régua de cobrança (e-mail e SMS)
A régua de cobrança da Vindi é uma funcionalidade que permite criar uma sequência de notificações e lembretes referentes à cobrança dos seus clientes, podendo ser antes ou após o vencimento das faturas.
Essa comunicação pode ser feita por e-mail e SMS, e permite o envio de mensagens personalizadas, contendo, por exemplo, o link da fatura e nome do cliente.
Você pode deixar as cobranças agendadas para que aconteça de forma automática em diversas situações:
- Cobrança rejeitada;
- Emissão de cobrança pendente;
- Pagamento da primeira cobrança de assinatura;
- Vencimento da cobrança pendente.
Para mais informações de como criar notificações na plataforma Vindi, você pode clicar aqui.
#2 Renova Vindi
O Renova Vindi, em resumo, é uma funcionalidade para atualizar, de forma automática, cartões de crédito expirados e reemitidos.
Por exemplo, quando o consumidor realiza uma transação, pode ser que os dados não sejam mais reconhecidos.
Com essa funcionalidade, é possível encontrar os novos dados desse consumidor para que a transação seja realizada.
Ou seja, você não precisa entrar em contato com o seu cliente para verificar o que houve de fato, pois a plataforma faz isso de forma automática.
Para utilizar o Renova Vindi, basta ter a Cielo homologada como adquirente e pedir a ativação da funcionalidade.
Para mais informações do Renova Vindi e como essa funcionalidade pode te ajudar a reduzir a inadimplência, clique aqui.
#3 Retentativa Simples
Quando o seu cliente realiza uma transação, pode ser que o cartão seja reprovado pela adquirente.
Essa rejeição pode acontecer por diversos motivos. Um deles, é a ausência de limite no cartão de crédito.
Por isso, para que essa venda não seja perdida, a plataforma envia novas tentativas para realizar essa cobrança de forma automática.
Essa é uma funcionalidade que ajuda a reduzir a inadimplência, pois é possível fazer até quatros novas cobranças no cartão, no intervalo de tempo que você achar melhor.
A Retentativa Simples também é boa para aumentar seu fluxo de vendas, pois oferece novas tentativas para vender o seu produto ou serviço.
#4 Transação de verificação
A Transação de Verificação é um teste feito para certificar que o seu cartão está habilitado para aquela compra.
O valor cobrado pela transação pode variar entre R$ 0,00 e R$ 1,00, dependendo da adquirente. Isso é muito comum quando o cliente vai fazer uma compra de um serviço e solicita um trial.
Ou seja, um período gratuito de teste. Por exemplo, o Linkedin, muitas vezes, oferece um mês de teste para que o cliente possa verificar como funciona o modo pago. Mas, para isso, é preciso colocar dados reais de um cartão.
Essa funcionalidade evita o uso de cartões inválidos, o que é um grande ganho para as empresas. E, ainda, quando acaba o período de trial, a mensalidade começa a ser cobrada de forma automática, caso o cliente não tenha cancelado o cadastro até o momento.
Essa é uma ótima estratégia de aquisição, onde o grande foco é a captura de cartão para aumentar a conversão. Conheça alguns tipos de cobranças da Vindi e cases de clientes.
Conteúdo bônus para reduzir a inadimplência
Se você deseja saber mais sobre o modelo de negócio recorrente, no nosso blog, você pode conhecer empresas que vendem dessa forma e você nem imaginava e, também, se é possível usar a recorrência no seu negócio.