Os clubes de assinaturas de cosméticos têm atraído uma clientela cada dia maior.

E o sucesso desse negócio não é para menos.

Milhares de assinantes querem comprar produtos de beleza com comodidade e economia, além de terem uma surpresa agradável ao receberem suas caixinhas.

Por sua vez, os clubes garantem uma estabilidade com a receita mensal e fidelizam clientes, evitando que eles comprem com outras empresas.

Para saber mais sobre essa relação ganha-ganha, preparamos um conteúdo que vai falar sobre exemplos inspiradores de clubes de assinaturas de cosméticos.

Antes, veja alguns dados sobre esse mercado e confira dicas para criar seu clube.

Clube de assinatura de cosméticos: mercado em alta

Clubes de assinatura são um modelo de negócio no qual o público paga um valor mensal para ter acesso a um determinado produto ou serviço de forma contínua.

No caso dos cosméticos, seus assinantes recebem em casa, todos os meses, itens de beleza de seu interesse.

Esse é um modelo de negócio de muito sucesso – e os clubes de assinatura vêm se mostrando uma tendência lucrativa nos últimos anos.

Não podemos deixar de citar um dado da Pesquisa Vindi sobre o mercado de assinaturas: 69% dos clientes investem mais de R$ 100 mensais com assinaturas.

E tem mais – veja dados de uma pesquisa da plataforma Betalabs:

  • Cerca de 2,2 mil clubes de assinatura foram fundados em 2021
  • Esse número representa um crescimento de 19,2%
  • No total, o Brasil tem mais de 6 mil negócios nesse formato.

Ainda segundo a Betalabs, o número total de assinantes no país aumentou 32% no primeiro trimestre de 2021 em relação ao mesmo período de 2020.

Mas e o mercado de estética e beleza?

Bom, para termos uma ideia, o marketplace Home Hub Box, especializado nesse segmento, fez uma lista entre os 10 clubes de assinatura mais vendidos em 2021.

E temos um representante do mercado de cosméticos na terceira posição: a Sweet Eco Box, que envia produtos naturais, orgânicos e cruelty free.

Como funcionam os clubes de assinatura de beleza?

Os clubes de assinatura de beleza vendem cosméticos e outros produtos por meio de uma curadoria.

Ou seja: é o responsável pelo negócio quem escolhe o que vai vender.

A cada mês, uma caixa com os produtos selecionados chega à casa da cliente, que faz o pagamento de forma recorrente.

Esse formato vem fazendo sucesso por garantir aos clientes vantagens como:

  • Pagar um valor menor do que se comprasse normalmente no varejo (mesmo online)
  • Receber os produtos em casa, com muito mais conveniência 
  • Adquirir mercadorias escolhidas por quem entende do assunto
  • Contratar uma experiência que vai além da simples compra.

Por que clubes de assinatura de nichos são interessantes?

Mas você se engana se acha que as vantagens são restritas aos clientes.

Seja qual for o ramo de atuação, com um clube de assinatura, você pode:

  • Fidelizar clientes, que vão seguir consumindo apenas o que você vender
  • Automatizar os pagamentos, combatendo a inadimplência
  • Garantir sempre um bom fluxo de caixa com as mensalidades.

Nichos como moda e beleza, que possuem clientes fiéis, podem tornar esse negócio ainda mais lucrativo.

Afinal, existe uma variedade bem alta de produtos e marcas que contam com milhares de admiradores.

Por exemplo: muitas novidades de maquiagem têm surgido, na esteira dos inúmeros tutoriais e outros conteúdos que ensinam a “se montar”.

A diversidade de produtos para unhas e cabelos, e até mesmo itens masculinos para barba, também abre boas possibilidades.

Como se diferenciar no mercado de assinaturas

Diante de um mercado em crescimento, é importante que seu negócio tenha diferenciais para não ficar para trás.

Por isso, veja agora algumas dicas para o clube se destacar:

  • Encontre seu nicho específico: sejam produtos veganos e cruelty-free, maquiagem antialérgica ou até mesmo cosméticos para homens, a demanda nessas fatias do mercado pode surpreender
  • Capriche na curadoria: aproveite seu conhecimento para selecionar produtos de qualidade, que se complementem e atendam às necessidades da clientela
  • Crie uma experiência: seja com mimos, recados, personalizações ou outras inovações, use a criatividade para tornar a chegada da sua caixinha um dos momentos mais esperados do mês.

O que vem por aí: tendências para clubes de nicho

Clubes de assinaturas para nichos específicos devem ficar de olho nas últimas tendências.

Principalmente os que estão entrando agora no mercado.

E uma dessas tendências é a microssegmentação. Ou seja, a busca pelo nicho específico, que nós mencionamos acima.

Por exemplo, não faltam clubes de assinaturas de produtos de maquiagem. Mas quantos deles vendem apenas produtos para maquiagem artística?

A transparência também pode ser considerada uma tendência atual: há clubes que informam as marcas antes de enviar as caixas.

Outros preferem não informar, mas procuram enviar os produtos ao mesmo tempo para todos os clientes.

Assim, evitam que uma postagem em rede social estrague a surpresa.

5 clubes para se inspirar

Agora que você já entende melhor como funciona um clube de assinaturas de cosméticos, veja alguns exemplos de sucesso para inspirar suas ideias.

Mas fique atento: os planos e preços podem ser modificados pelas empresas a qualquer momento.

UAUBox

O clube é focado em produtos feitos para o autocuidado, e aposta na personalização para enviar a melhor experiência.

Funciona assim: na hora de assinar a UAUBox, o cliente responde a um questionário para informar características como tipo de pele e cabelo e falar sobre suas necessidades e preferências na hora de se embelezar.

Com base nas respostas, a assinante recebe em casa quatro ou cinco produtos de beleza, de diferentes marcas e tipos de uso.

Junto com os itens, chega na caixinha uma revista com dicas e informações sobre eles.

O clube promete um custo-benefício de 70% em comparação com os valores originais dos cosméticos.

Outra atração é a produção de conteúdo exclusivo sobre autocuidado e autoconhecimento.

Os planos são os seguintes:

  • Testei (mensal): R$ 99,90/mês
  • Amei (trimestral): R$ 94,90/mês
  • Viciei (semestral): R$ 89,90/mês
  • Não Vivo Sem (anual): R$ 79,90/mês.

E se você quiser saber mais sobre a UAUBox e o mercado de clubes de assinaturas para cosméticos, escute o episódio 39 do Podcast Dentro do Ringue – Startups e Tecnologia.

Nesse episódio, a executiva de contas na Vindi Bruna Souza recebe o CEO e fundador da UAUBox, Guilherme Brunhole.

Ele explica como o negócio usa inteligência artificial, influenciadores e o universo da beleza para buscar seu espaço entre os clubes de assinatura.

Box Magenta

A Box Magenta aposta na exclusividade e se anuncia como o único clube de assinatura de beleza personalizado de verdade.

Para participar, é preciso escolher um plano de assinatura, preencher o perfil com características, gostos e preferências e pronto: cinco produtos serão selecionados com base nessas informações e enviados para a casa da cliente.

O clube Box Magenta trabalha com produtos full-size (não miniaturas ou amostras), incluindo itens orgânicos e veganos, feitos por marcas especialistas em beleza sustentável.

As opções de planos são as seguintes:

  • Mensal: R$ 119,90/mês
  • Trimestral: R$ 114,90/mês – cobrança trimestral parcelada
  • Semestral: R$ 109,90/mês – cobrança semestral parcelada.

Todos os planos têm renovação automática.

 

Beautybox

Já na Beautybox, o funcionamento é um pouco diferente.

A seleção de produtos de beleza enviada mensalmente é surpresa, sendo elaborada com base nas tendências e novidades do setor.

O assinante recebe itens das melhores marcas, entre lançamentos e best sellers, pagando uma mensalidade para isso.

São dois os planos da Beautybox:

  • First Picks: R$ 99,90 – com a promessa de envio de mais de R$ 150 em produtos
  • Hot Picks: R$ 199,90 – prometendo enviar mais de R$ 300 em produtos.

O envio é com frete grátis e cada 1 real investido gera 1 ponto para trocar por descontos.

Glambox

O clube nasceu em 2012 e integra uma rede internacional que, além de Brasil, está presente na Rússia, China, Suíça, África do Sul e Oriente Médio.

Mensalmente o clube de assinaturas Glambox envia uma caixa para os assinantes contendo de 5 a 7 produtos que variam entre amostras, miniaturas ou full size

De cuidados com cabelos e pele até batons, o clube oferece produtos de acordo com o perfil de cada assinante, que preenchem seus gostos e preferências no momento do cadastro e assinatura.

As assinaturas podem ser feitas em três tipos de planos:

  • Mensal: R$ 82,90/mês
  • Semestral: R$ 75,90/mês
  • Anual: R$ 67,90/mês.

Assinantes da Glambox também ganham pontos no GlamClub que podem ser trocados por produtos extras para vir nas próximas caixas. 

O acúmulo de pontos acontece por meio de feedbacks enviados ao clube de assinatura. 

Dessa forma, a empresa consegue ter a opinião de quem assina para otimizar a entrega e melhorar os produtos de acordo com quem compra.

Além das caixas mensais, a Glambox ainda tem a SuperBox, que são caixas sazonais vendidas avulsas.

Para engajar as atuais e futuras assinantes, o clube de assinatura tem uma revista online no site, a Glam Mag, um espaço onde incluem conteúdo informativo sobre dicas, novidades e tendências do mundo da beleza.

Diferenciais que o clube de assinatura oferece:

  • Frete grátis para 80% do Brasil
  • Promoções e concursos exclusivos
  • Descontos exclusivos.

My Care Box

Criado por profissionais com experiência no segmento capilar de Belo Horizonte, o My Care Box é um e-commerce e também clube de assinatura. 

Como clube, ele atua com produtos exclusivos para diferentes tipos de cabelos.

O clube funciona da seguinte forma:

O assinante escolhe o plano com base nos tipos de produto que mais usa e preenche um cadastro com as características do cabelo. 

A caixa é montada por um personal care e enviada para a assinante.

Junto com a primeira caixa vem um envelope para que a assinante reenvie com um pouco de fios que serão usados pelo clube de assinatura para uma análise profunda do cabelo. 

Assim, as próximas caixas serão mais assertivas e atenderão melhor cada um dos assinantes.

Uma coisa interessante é que no site os assinantes aprendem a maneira correta de cortar os fios para enviar uma amostra sem prejudicar o cabelo.

O clube oferece planos mensal e bimestral nas modalidades:

Classic – Marcas de produtos de profissionais brasileiros. Vem com três ou mais itens do tamanho convencional, não vem amostras.

  • Plano mensal: R$ 109,90/mês + R$ 10,00 de frete
  • Plano bimestral: R$ 110/mês + R$ 10,00 de frete.

Premium – Vem com produtos nacionais e importados. Vem com três produtos no tamanho convencional, não vem com amostras.

  • Plano mensal: R$ 184/mês + R$ 10,00 de frete
  • Plano semestral: R$ 185/mês + R$ 10,00 de frete.

Exclusive – Vem com uma seleção de marcas mundiais exclusivas. Vem com três produtos no tamanho convencional, não vem amostras.

  • Plano mensal: R$ 259/mês + frete grátis
  • Plano semestral: R$ 260/mês + frete grátis.

Nos planos bimestrais, a assinante recebe a caixa a cada dois meses, mas tem a opção de dividir o valor total da assinatura.

O clube de assinatura também conta com um blog com conteúdo sobre cuidados com os cabelos.

Então, o que achou do conteúdo? Gostou de saber mais sobre clubes de assinatura de cosméticos?

Outra boa pedida de podcast é o episódio 47, em que a estrategista de conteúdo na Vindi, Maria Vieira, e a CEO e fundadora da Hub Home Box, Luciana Pimenta, dão dicas para escalar um clube de assinaturas.

Acompanhe abaixo:

Bônus: Plena Box

Plena Box é um clube de assinatura de autocuidado e bem-estar, focado em relaxamento e plenitude.

A box é composta por uma combinação de 5 a 6 itens de cuidado com o corpo, mente e alma,  além de uma revista exclusiva com dicas de bem-estar.

Os produtos podem ser: velas aromáticas, óleos essenciais, livros de psicologia positiva, hidratantes, cremes esfoliantes, máscaras faciais e capilares, além de chás, chocolates, snacks e outros.

três opções de planos de assinatura diferentes:

  • Plano mensal: R$98 por mês + frete
  • Plano semestral: R$93 por mês + frete
  • Plano anual: R$88 por mês + frete

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