O e-commerce brasileiro vem crescendo consideravelmente nos últimos anos, ninguém pode negar. Só em 2017 mais de 55 milhões de consumidores fizeram pelo menos uma compra virtual. Um aumento de 15%, se comparado a 2016. E apesar dos investimentos em tecnologia serem cada vez maiores, num país com dimensões continentais, como é o caso do Brasil, a logística tende a ser um eterno desafio para quem depende da entrega física, como é o caso dos e-commerces e Clubes de Assinaturas.
Se você está montando um negócio online ou já tem uma operação que está começando a crescer, provavelmente já fez uma ou várias dessas perguntas:
1. Estou montando um negócio online, começo com os Correios ou contrato uma transportadora?
Tudo depende do tamanho do seu negócio. Para início de operação o recomendado é começar com os Correios, principalmente por conta do custo obrigatório com a cota mínima de contrato, independente de você utilizar ou não o pacote de entregas contratado. Isso quer dizer que, se você optar por usar de cara os Correios e outra transportadora, seu custo inicial com logística será muito alto, já que você pagará a cota mínima para os Correios e para a transportadora.
Outra opção é contratar uma plataforma de frete, como a Mandaê e a Frete Rápido, que utilizam parceiros para ter maior abrangência, incluindo os Correios, e que atendem também os pequenos e-commerces.
Agora, à medida que o seu e-commerce ou Clube de Assinaturas for crescendo, é recomendável incluir transportadoras no seu esquema logístico, a fim de melhorar a qualidade da entrega e reduzir os custos médios com frete.
2. Qual o momento de terceirizar a minha logística?
Terceirizar a logística envolve confiar a um especialista o recebimento da mercadoria diretamente do seu fornecedor, armazenagem, montagem dos pedidos, controle de estoque e expedição.
O tempo utilizado para cuidar da logística, que é considerável, poderá ser melhor utilizado pelo empresário para cuidar do core do negócio, como comprar e vender bem. Além do tempo, não terceirizar exige outros recursos, como espaço físico, pessoas e sistemas, para manter tudo em pleno funcionamento. Por isso, terceirizar a logística pode ser estratégico para muitos negócios em crescimento.
Existem empresas especializadas em logística, como a CNTLOG que atende e-commerces em geral e a AssinaLog, braço do grupo, especializada apenas em logística para Clubes de Assinaturas.
Em resumo, não existe momento exato, depende do feeling e da estratégia do empresário, em decidir quando é hora de dar mais atenção para o seu negócio e passar o bastão de uma área importante, mas que de fato, não é o core do negócio.
3. Estou crescendo, como faço a gestão do meu estoque?
Se até agora você não tem um ERP, possivelmente você está fazendo a gestão através de planilhas. Se você ainda não tem condições de investir em um ERP, há empresas de logística que controlam o estoque através de sistemas WMS, com excelente custo x benefício.
Agora, se chegou o momento de você investir em um ERP, existem algumas opções no mercado, que, dependendo do tamanho do seu negócio, podem atender muito bem as suas necessidades.
4. O que eu preciso levar em conta na hora de escolher a melhor embalagem?
Vou mencionar as três principais embalagens e suas aplicações:
Caixa de Papelão: utilizada para produtos frágeis, como frascos, vidros ou itens que não podem amassar. Oferece maior resistência e tem um custo maior;
Envelope de Segurança: oferece praticidade no manuseio, é utilizado para itens que já tenham caixa própria (eletrônicos, por exemplo), roupas, livros e outros produtos não frágeis;
Caixa + Envelope de Segurança: utilizado geralmente para trazer mais segurança ao produto, principalmente quando a caixa é decorativa ou o produto tem um alto valor agregado.
5. Como eu posso evitar a reversa?
Um dos pontos mais importantes que impactam na logística reversa é o endereço correto do cliente. Para isso, o cadastro do cliente precisa estar sempre atualizado, principalmente com validação de CEP. Cuidando desse item, você já evitará em muito a temida reversa.
Um outro item que, se cuidado, pode evitar a reversa, é a integralidade do pedido, tanto na montagem correta, o que envolve embalar exatamente o que foi solicitado pelo cliente (isso parece óbvio, mas acontece muito), quanto na conservação do produto em si, durante o transporte, algo que pode ser feito com a embalagem ideal para o produto em questão e com a escolha da transportadora certa.
Se mesmo assim você não conseguir evitar a reversa, é recomendado o uso dos Correios, que é a melhor solução para esse problema, embora custe caro.
É, os desafios com frete no Brasil são tão grandes quanto o próprio país. E os consumidores admitem que frete mais barato e melhor prazo de entrega são fatores preponderantes para comprarem online. E essa é uma equação difícil de resolver.
Por isso, na hora de definir as estratégias de logística para o seu negócio online, leve em conta essas e outras perguntas importantes, faça um bom benchmarking e deixe de contar com a sorte. Ah, tá bom, você vai precisar de um pouquinho de sorte. ;-)