O e-commerce brasileiro vem crescendo consideravelmente nos últimos anos, ninguém pode negar. Só em 2017 mais de 55 milhões de consumidores fizeram pelo menos uma compra virtual. Um aumento de 15%, se comparado a 2016. E apesar dos investimentos em tecnologia serem cada vez maiores, num país com dimensões continentais, como é o caso do Brasil, a logística tende a ser um eterno desafio para quem depende da entrega física, como é o caso dos e-commerces e Clubes de Assinaturas.

Se você está montando um negócio online ou já tem uma operação que está começando a crescer, provavelmente já fez uma ou várias dessas perguntas:

1. Estou montando um negócio online, começo com os Correios ou contrato uma transportadora?

Tudo depende do tamanho do seu negócio. Para início de operação o recomendado é começar com os Correios, principalmente por conta do custo obrigatório com a cota mínima de contrato, independente de você utilizar ou não o pacote de entregas contratado. Isso quer dizer que, se você optar por usar de cara os Correios e outra transportadora, seu custo inicial com logística será muito alto, já que você pagará a cota mínima para os Correios e para a transportadora.

Outra opção é contratar uma plataforma de frete, como a Mandaê e a Frete Rápido, que utilizam parceiros para ter maior abrangência, incluindo os Correios, e que atendem também os pequenos e-commerces.

A propósito, o frete mais recomendado para os e-commerces é o chamado frete CIF. A sigla em inglês significa Custo, Seguro e Frete.
Isso porque, nessa modalidade, a responsabilidade, o gerenciamento de riscos do transporte e os custos ficam à cargo do remetente. Ou seja, quando as mercadorias são despachadas, os gastos e os riscos do transporte passam para o consumidor.
Vale lembrar também que os impostos dessa modalidade incidem sobre o valor do frete e da mercadoria. O cliente paga um valor único (preço do produto, impostos, seguro e frete) que será utilizado como base para o cálculo do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).


Agora, à medida que o seu e-commerce ou Clube de Assinaturas for crescendo, é recomendável incluir transportadoras no seu esquema logístico, a fim de melhorar a qualidade da entrega e reduzir os custos médios com frete.

2. Qual o momento de terceirizar a minha logística?

Terceirizar a logística envolve confiar a um especialista o recebimento da mercadoria diretamente do seu fornecedor, armazenagem, montagem dos pedidos, controle de estoque e expedição.

O tempo utilizado para cuidar da logística, que é considerável, poderá ser melhor utilizado pelo empresário para cuidar do core do negócio, como comprar e vender bem. Além do tempo, não terceirizar exige outros recursos, como espaço físico, pessoas e sistemas, para manter tudo em pleno funcionamento. Por isso, terceirizar a logística pode ser estratégico para muitos negócios em crescimento. 

Existem empresas especializadas em logística, como a CNTLOG que atende e-commerces em geral e a AssinaLog, braço do grupo, especializada apenas em logística para Clubes de Assinaturas.

Em resumo, não existe momento exato, depende do feeling e da estratégia do empresário, em decidir quando é hora de dar mais atenção para o seu negócio e passar o bastão de uma área importante, mas que de fato, não é o core do negócio.

3. Estou crescendo, como faço a gestão do meu estoque?

Se até agora você não tem um ERP, possivelmente você está fazendo a gestão através de planilhas. Se você ainda não tem condições de investir em um ERP, há empresas de logística que controlam o estoque através de sistemas WMS, com excelente custo x benefício.

Agora, se chegou o momento de você investir em um ERP, existem algumas opções no mercado, que, dependendo do tamanho do seu negócio, podem atender muito bem as suas necessidades.

4. O que eu preciso levar em conta na hora de escolher a melhor embalagem?

Vou mencionar as três principais embalagens e suas aplicações:

Caixa de Papelão: utilizada para produtos frágeis, como frascos, vidros ou itens que não podem amassar. Oferece maior resistência e tem um custo maior;

Envelope de Segurança: oferece praticidade no manuseio, é utilizado para itens que já tenham caixa própria (eletrônicos, por exemplo), roupas, livros e outros produtos não frágeis;

Caixa + Envelope de Segurança: utilizado geralmente para trazer mais segurança ao produto, principalmente quando a caixa é decorativa ou o produto tem um alto valor agregado.

5. Como eu posso evitar a reversa?

Um dos pontos mais importantes que impactam na logística reversa é o endereço correto do cliente. Para isso, o cadastro do cliente precisa estar sempre atualizado, principalmente com validação de CEP. Cuidando desse item, você já evitará em muito a temida reversa.

Um outro item que, se cuidado, pode evitar a reversa, é a integralidade do pedido, tanto na montagem correta, o que envolve embalar exatamente o que foi solicitado pelo cliente (isso parece óbvio, mas acontece muito), quanto na conservação do produto em si, durante o transporte, algo que pode ser feito com a embalagem ideal para o produto em questão e com a escolha da transportadora certa.

Se mesmo assim você não conseguir evitar a reversa, é recomendado o uso dos Correios, que é a melhor solução para esse problema, embora custe caro.

É, os desafios com frete no Brasil são tão grandes quanto o próprio país. E os consumidores admitem que frete mais barato e melhor prazo de entrega são fatores preponderantes para comprarem online. E essa é uma equação difícil de resolver.

Por isso, na hora de definir as estratégias de logística para o seu negócio online, leve em conta essas e outras perguntas importantes, faça um bom benchmarking e deixe de contar com a sorte. Ah, tá bom, você vai precisar de um pouquinho de sorte. ;-)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies