10 ideias para montar um clube de assinatura

De tempos em tempos, a gente se depara aqui com um monte de sugestões de pessoas que nos procuram para validar uma ideia e lançar um clube de assinatura. Isso vem se intensificando tanto que nos sentimos na obrigação de escrever um post sobre ideias de clubes de assinaturas que ainda não vimos, de fato.

Segue nossa lista das 10 ideias para montar um clube de assinatura:

1. Clube para empreendedores

Não vi ainda um clube de assinaturas focado no empreendedor, com produtos que a maioria dos empreendedores usa.

O que poderia conter nesse box?

  • Livros com temas de marketing, administração, startup e finanças;
  • Moleskines;
  • Post-its;
  • Descontos para aquisição de softwares;
  • Ingressos para eventos (meetups, conferências e etc);
  • Adesivos comemorativos, camisetas e etc.

2. Fanáticos por séries

O Brasil já entrou definitivamente na rota das grandes séries. Não é à toa que a Netflix cresceu tanto por aqui.

O que poderia conter nesse box?

  • Brindes;
  • Convites para pré-estreias;
  • Produtos comemorativos.

Todos esse itens poderiam formar um kit mensal para quem não perde um bom seriado. Esse público é, por conta própria, formado por fanáticos.

3. Impressão 3D

Que tal um clube de assinaturas para artistas que produzem objetos em impressoras 3D? Com o crescente movimento maker, esse pode ser um clube tanto para fãs das impressoras 3D, como para quem quer receber em casa objetos de decoração ou acessórios feitos por designers desse movimento.

Olha a dica aí Pandora Lab!

4. Kit Escritório

As empresas se deparam mensalmente com a mesma demanda de compra de material de escritório.

O Kit poderia contemplar:

  • Papel sulfite;
  • Grampos;
  • Post-it;
  • Fitas adesivas;
  • Clipes e todo material de consumo recorrente.

5. Box Mulher Mensal (Essencial Woman Care)

Nossa equipe sugeriu, como uma das melhores ideias, criar um clube de assinaturas de produtos essenciais (e recorrentes) para mulheres.

Dentro do box, poderia ter itens como:

  • Absorventes;
  • Métodos contraceptivos;
  • Chás;
  • Vitaminas;
  • Conteúdos exclusivos para tensão pré-menstrual (livros) e até anticoncepcional (considerando implicações de Anvisa e órgãos).

O clube de assinaturas Meddy é uma das referências para cuidar do ciclo. Conheça agora: http://meddy.com.br

6. Clube para diabéticos

Mesmo com tantas opções de alimentos saudáveis no mercado, produtos para pessoas diabéticas ainda são complicados de achar. Neste caso, a comodidade ainda seria o mais atrativo para quem precisa de alimentação diferenciada.

No box, poderia conter:

  • Iogurtes;
  • Biscoitos;
  • Grãos;
  • Chocolates e vários outros produtos destinados a esse público;
  • Dicas e receitas para alimentação.

7. Kit Marcenaria

O movimento maker também vem crescendo para quem gosta de artesanato e de projeções de madeira. O espírito do “eu mesmo faço” também está forte para quem mexe com projetos de interiores e artes

8. Clube de assinatura musical por gênero

Alguns gêneros musicais possuem uma legião de fãs e dão uma grande oportunidade para que negócios sejam criados. Um clube de assinatura focado em fãs de heavy metal ou hip hop foi umas das sugestões que recebi da nossa equipe.

9. Clube de assinaturas para amantes de carro

O Brasil é um dos países com maior número de amantes de carros no mundo. Por conta da história com a Fórmula 1 e por outros dados históricos.

Um box com brindes, tipo:

  • Acessórios;
  • Publicações com a história do automobilismo.

São coisas que teriam uma atração de grande público.

10. Box Foto

Existe uma grande legião de amantes da fotografia. O Instagram (e o digital) deixou grande parte dos saudosistas sem muita saída quando o assunto é foto analógica e conteúdo para entusiastas da foto clássica. O kit poderia conter:

  • Conteúdos impressos sobre a história da foto;
  • Acessórios para profissionais e semi-profissionais;
  • Filmes antigos e produtos relacionados à revelação.

Bônus

11. Clube do check up

Essa é outra ideia interessante que nossa equipe deu e vale como um bônus. No formato de assinatura, os clientes pagariam para ter acompanhamento médico de diferentes especialidades. Ao assinar ele opta pelos exames que quer fazer e todo mês um profissional da saúde examina, faz o acompanhamento e atualiza ele sobre as informações da saúde.

Dicas finais:

É sempre importante ter conhecimento sobre o que vai criar, ainda mais por ser um assunto que requer curadoria. Vai aqui nossas últimas dicas:

– Monte um clube que tenha um tamanho de mercado grande: se isso não estiver no planejamento, fatalmente o clube não vai crescer ou pode sofrer ataque de um grande player/varejista do mercado.

– Conheça o que vai vender: o dono do clube e os colaboradores devem ser os curadores do negócio. Portanto, conhecer a fundo o produto/serviço é mais que essencial.

– Estude seu público alvo: conheça seu cliente. Assinatura é vender freguesia.

– Calcule o risco da entrada de um player dominante: se o seu produto e negócio tem uma barreira grande de entrada, para que outro concorrente entre no jogo, você tem um bom caminho. Se não, calcule se o seu lançamento pode despertar o interesse de gigantes rapidamente.

Escolha a plataforma e-commerce/saas ideal: pesquise e teste muito antes de investir numa plataforma. Validar a ideia com alguns passos iniciais é muito importante. Vi muito clube “quebrando” porque não testou a ideia antes de colocar no ar.

Espero que tenhamos contribuído.

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