Automatizar a cobrança de assinaturas pelo débito recorrente permite que você tenha mais controle financeiro e maior número de renovações. Para o cliente, a automação também traz benefícios; um exemplo é o não bloqueio do limite do cartão.

Os clubes de assinatura já ganharam espaço entre os consumidores. Prova disso é que em 2018, segundo a Abcom (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), o país tinha cerca de 800 empresas atuando no seguimento. Além de registrar um faturamento de R$ 1 bilhão

Então, se você quer ver seu negócio decolar cada vez mais, é preciso investir em bons produtos, marketing, atendimento e cobrança inteligente.

O que é o débito recorrente

Você já deve ter percebido que estamos vivendo na economia da recorrência. Isso quer dizer que hoje é possível contratar os mais variados serviços e pagá-los por mensalidades.

Um dos maiores exemplos é a Netflix. Pois, a empresa revolucionou a forma como consumimos filmes e séries. Seu modelo é pura recorrência. Sendo que as pessoas pagam uma assinatura mensal e têm acesso ilimitado aos títulos disponíveis no site.

Ainda usando o caso da Netflix, você já reparou como eles fazem a cobrança de seus usuários? A resposta é pelo débito recorrente. Ou seja, o cliente informa os dados de seu cartão de crédito e o valor do plano escolhido passa a ser debitado automaticamente a cada mês, sempre na data acordada em contrato.

O uso de uma plataforma de pagamentos, permitiu à empresa cobrar facilmente de seus consumidores. E, com isso, eles conseguem focar seus esforços em atração e retenção de usuários.

Como funciona o débito recorrente

Não tem segredo. Quando falamos em débito recorrente nos referimos a cobranças contínuas. Por exemplo de assinaturas de um clube, mensalidades de academias, escolas e até o pagamento mensal de um estacionamento.

Um dos grandes diferenciais do débito recorrente é que ele permite o pagamento em cartão de crédito ou mesmo débito em conta. Sendo o cartão o preferido pelos consumidores.

Para automatizar essas cobranças contínuas, você vai precisar de uma plataforma de pagamentos. Pois, é por ela que você pode cadastrar seus assinantes, informar o meio de pagamento e qual data deve ser feito o débito.

Mas, uma plataforma completa não se limita só a isso. Ela também permite um melhor controle financeiro, acesso a relatórios em segundos e acompanhamento de inadimplentes.

Sem contar que o ideal é você escolher uma solução integrada a um software de pagamentos, como o gateway. Já que isso vai permitir que você possa aceitar um maior número de bandeiras de cartão e trabalhar com mais de um adquirente. Além de pagar taxas mais atrativas por transação.

4 benefícios do débito recorrente para clubes de assinaturas

Vivemos na era da comodidade. Hoje, muitas pessoas preferem receber produtos em casa, pagar contas pela internet ou receber atendimento via chat. E você, como empreendedor, precisa se ajustar a essa realidade.

O débito recorrente traz essa facilidade para seu clube de assinatura na hora de cobrar. Na verdade, esse método oferece benefícios tanto para sua empresa como também para o assinante.

Vamos abordar alguns deles logo abaixo.

1 – Cobrança fácil

Com a tecnologia, você pode automatizar cobranças que se repetem todo mês e emitir nota fiscal em segundos. Isso quer dizer economia de tempo e também de recursos. Além de evitar erros humanos.

2 – Experiência positiva

Muitas pessoas deixam de comprar ou fechar uma assinatura, pois se deparam com diversas etapas no checkout. Você mesmo já deve ter passado por isso.

Agora, pense na facilidade de usar uma plataforma de música, como o Spotify. Você acessa o site, clica em “ser premium”, informa seus dados, o número do cartão e pronto. Já pode ouvir suas canções preferidas e criar sua próprias playlists. Sem complicação no pagamento.

Oferecer uma experiência positiva ao seu potencial cliente é um dever. E isso também se aplica ao pós-venda. Imagine que legal você poder colocar seu logo na fatura e enviar uma comunicação automática sempre que acontecer a cobrança?

3 – Menos inadimplência

Chegamos em um ponto crítico para qualquer serviço recorrente. Pois, não tem como fugir da inadimplência. Mas tem sim como reduzir os números.

Muitas vezes, quando se faz a cobrança por boleto bancário, o cliente pode esquecer de pagar. Além disso, outros podem ter seu cartão de crédito vencido e não atualizarem os novos dados em seu perfil.

Por meio de uma plataforma de pagamento, é possível fazer a verificação de cartões vencidos automaticamente. Essa é uma das principais ferramentas que a Vindi desenvolveu para ajudar os clientes na redução da inadimplência.

4 – Melhor gestão financeira

O débito recorrente possibilita ao seu clube de assinatura uma maior previsibilidade de faturamento. Já que você pode, facilmente, saber quantos assinantes possui, quais deles cancelaram, qual a data de pagamento de cada um e ainda aqueles com fatura aberta.

Com essa expectativa de faturamento, fica mais fácil se programar para futuros investimentos em comunicação, logística ou outros assuntos. Uma gestão financeira eficiente é essencial para qualquer negócio.

Débito recorrente não é parcelamento

Vale lembrar que o débito recorrente no cartão do crédito não funciona da mesma maneira que o parcelamento. Aliás, esse é outro benefício para o cliente. Pois seu limite total não fica comprometido.

Por exemplo:

Seu clube de assinatura oferece um plano anual de R$ 719,88. Então, pelo débito recorrente seu futuro assinante não precisa ter esse valor total disponível no limite do cartão. Pois, ele será cobrado mensalmente, apenas o preço de uma assinatura, nesse exemplo, de R$ 59,99.

Essa facilidade do débito recorrente é a grande diferença do parcelamento. Já que no segundo caso o cliente precisa dispor do valor total da compra, mesmo pagando as parcelas mensalmente. Além disso, no parcelamento, o limite bloqueado só é liberado a cada pagamento.

Como você notou ao longo do texto, o débito recorrente é o grande diferencial para clubes de assinatura que querem atrair e manter seus assinantes. Ele traz benefícios para os dois lados e pode ser facilmente implantado por meio de uma plataforma de pagamentos.

A Vindi tem desenvolvido a melhor solução do mercado para negócios recorrentes. Além de ser a escolha de clubes de assinatura já consagrados, como o Leiturinha e o Nerd ao Cubo. Se você quer oferecer uma experiência positiva de pagamento ao seus clientes, entre em contato com a gente agora!

Author

Especialista em Marketing de Conteúdo, escreve há mais de seis anos sobre e-commerce, meios de pagamento, tecnologia e viagens.