Você já ouviu falar sobre a economia do acesso? Ou sobre Recorrência? Bem, não se preocupe. Neste texto eu vou te explicar o que ela é e a importância para as novas empresas e para as tradicionais. Mas, antes, vamos a uma pequena retrospectiva. 

  • Nos anos 70, a ideia das vendas estavam relacionada ao foco total no produto.
  • Nos anos 90, as grandes empresas começaram a pensar também no serviço além do produto.
  • Nos anos 2000, produto e serviço ficaram para trás, direcionando o foco para o cliente (lembra daquela frase “o cliente tem sempre razão”)

Agora, em 2019, tivemos mais uma mudança: as empresas se preocupam com o relacionamento! Isso significa que as empresas não querem mais consumidores, querem fãs. 

Como a recorrência está ligada à economia do acesso?

A recorrência é um modelo vendas baseada em assinaturas, planos ou mensalidades. Ou seja, tudo aquilo que é consumido de forma constante. Você pode vender na recorrência qualquer tipo de serviço ou produto. A Vindi produziu o melhor conteúdo sobre o tema, e você conferir ele clicando aqui. 

E olha, essa não é uma atividade tão nova assim. Sabe aquelas assinaturas de jornais e revistas que, provavelmente, algum familiar seu assinava? Então, isso já era recorrência! Hoje em dia, mais segmentos adotaram o modelo e, agora, você encontra de tudo: de lâminas de barbear a ovo. Isso mesmo, ovo! Afinal, tem algo mais recorrente do que o consumo dessa belezinha? Os caras do Site do Ovo não acham.

Mas, a economia da recorrência é muito mais que isso. Ela é a transformação das relações comerciais. O consumidor mudou. E as empresas também estão mudando para atender às necessidades deles. Os novos consumidores querem acesso às coisas, não propriedade. E, é aí que as duas economias se entrelaçam.

Como este modelo está presente no seu dia a dia

Bem, você pode não ter um consumo constante dos produtos que eu citei acima, mas com certeza você ou alguém próximo usa a recorrência. Atualmente, a maioria dos brasileiro utiliza, ao menos, 5 serviços que são cobrados através da recorrência. Você arrisca quais são?

Softwares, educação, seguro, telefonia e saúde. 

E 70% do PIB brasileiro (R$6,48 trilhões) vem justamente desse setor de serviços. Algumas empresas já saíram na frente ao entender este novo conceito e se tornaram grandes líderes de seus setores. 

  • Tag Livros: revolucionando a forma como você lê;
  • Totvs: da licença ao SaaS (software as a service);
  • Sem Parar: rompendo as barreiras ao acesso;
  • Zaitt: a maior loja autônoma da América Latina;
  • Empiricus: impulsionando seus investimentos.

Outras, como a Nike, por exemplo, viu que a mudança era algo preciso a ser feito para não perder a liderança no mercado. Por isso, este ano, ela lançou o seu primeiro clube de assinaturas – voltado para tênis infantil.

E a Nike está mais que certa. Só para você ter uma ideia, nos últimos 15 anos, 52% das empresas listadas pela Fortune 500 desapareceram. Isso mesmo, faliram. Em 1995, a expectativa de vida dessas empresas era de 75 anos. Já em 2015, esse número caiu para apenas 15 anos. Aí eu te pergunto: Quem sobreviverá a essa extinção em massa?

Bem, se você não quer correr este risco, eu tenho uma dica para te dar.

Recorrência: o maior evento sobre o modelo de assinaturas e economia do acesso do Brasil

No dia 24 de Outubro vai rolar, em São Paulo, o maior evento sobre o modelo de assinaturas que o país já viu, o Recorrência! São mais de 15 grandes nomes do mercado reunidos, em um único dia, para discutir sobre a transformação digital, a economia do acesso, o futuro do varejo e as mudanças que essa forma de cobrar possibilitam para as empresas. 

Cobrar com a recorrência é mais que vender, é um modelo que ajuda a mais do que fidelizar seus clientes, ela ajuda a transformá-los em fãs! 

Sabe aquelas empresas que eu citei lá em cima? Como Empiricus, Site do Ovo, Tag Livros e Totvs? Elas têm algum em comum além de utilizar, de forma inteligente, a economia da Recorrência. Elas vão estar juntas, no dia 24 de outubro, no Expo Center Norte para falar sobre como este modelo transformou a forma como elas vendem, faturam e criam relações com seus clientes. 

Quer estar junto com mais mil pessoas para presenciar o maior encontro de recorrência do país? É só clicar aqui ou na imagem abaixo!