O Lifetime Value (LTV) é uma métrica muito importante que calcula o faturamento que um cliente traz para sua empresa .

Quanto maior o tempo que ele permanecer como seu cliente, mais ele paga o investimento da aquisição e mais lucros ele traz.

Por isso, separamos algumas estratégias para você fidelizar seus clientes e aumentar o LTV da sua empresa, confira.

Conteúdo

Manter seu cliente informado sobre o mercado e sobre seu produto ou serviço é essencial. Conheça as necessidades dele, os assuntos que ele procura e mais gosta de ler. Tudo isso, claro, de acordo com o ecossistema da sua empresa também.

Seu cliente verá sua empresa como especialista no assunto e se sentirá confortável e seguro ao consumir seus conteúdos.

É importante mantê-lo informado também sobre as novidades do seu produto. Por isso, envio de e-mails e newsletters com mudanças e novidades é essencial.

Acompanhamento

É importante fazer o acompanhamento do seu cliente em toda vida útil em que ele utilizar seu serviço ou produto.

Na maioria das vezes, seu cliente dá indícios de descontentamento ou de churn. Por isso, fazer um acompanhamento e ter um plano de ação preditivo é importante. Ao menor risco de cancelamento, é preciso entrar em ação.

No monitoramento é onde você também consegue oferecer upsell ou cross-sell para seus usuários. Você observa as necessidades e oferece produtos melhores ou um upgrade de plano para que ele consiga o melhor desempenho.

Atendimento

Treine sua equipe para dar total suporte ao seu cliente. Desde o primeiro dia, ele deve sentir-se amparado, acolhido e com total segurança e confiança em sua equipe.

Estreite relações, entenda suas “dores” e tente sempre resolver da melhor forma possível. Esse suporte, ajuda na fidelização do cliente.

Programas de incentivo

Programas de fidelidade e incentivo são ótimos para manter seu cliente fiel, utilizando seu produto ou serviço. Mantê-lo engajado é crucial para um LTV alto.

Escala de preços

Ao criar uma escala de preços e planos, é possível abranger um maior número de clientes, desde os menores até os chamados enterprise.

Com isso, também é possível escalar os preços. O cliente pode ir migrando de planos ou faixas de acordo com o que utiliza dentro do seu serviço.

Os fatores decisivos para a mudança de faixa e plano podem ser:

  • Número de clientes;
  • MRR;
  • Se é necessário utilizar integrações.

Acerte no cliente

Parece clichê falando assim, mas é preciso trazer o cliente certo. Desenhe o perfil da persona que você deseja. A mais qualificada para utilizar os serviços da sua empresa.

Trazer clientes apenas por trazer, por métricas de vaidade não valem de nada. Depois de um curto período ele vai acabar saindo, pois não viu valor no que foi oferecido e isso afetará diretamente no seu LTV.

Por isso, as vezes, é preciso recusar clientes para que sua empresa cresça e consiga atingir os objetivos estabelecidos.

Agora é hora de colocar em prática essas estratégias para que o LTV da sua empresa cresça.

Boas vendas!

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