Nos últimos anos, muitos empreendedores investiram pesado na ideia de montar um clube de assinatura. Este, é um serviço que disponibiliza a entrega de itens que são escolhidos pelo cliente na internet.

Por isso, essa ideia atrai muitos consumidores que buscam comodidade ou mesmo procuram conhecer novos produtos por um valor fixo por mês.

Sem dúvidas, criar sites de assinatura faz muito sucesso no Brasil! Pois, nós temos alguns dos maiores e-commerce no país que aderem ao modelo de negócio. Alguns dos melhores cases de assinaturas por aqui, são justamente os novos clubes. 

Então, neste post, vamos explicar como montar um clube de assinatura de sucesso para o seu negócio e exemplificar alguns clubes inovadores!

O que são clubes de assinatura? 

Os clubes de assinatura são um modelo de negócio que atuam de forma recorrente. Ou seja, há uma periodicidade de pagamento e recebimento. 

Os clientes podem assinar, por um valor fixo, e receber semanalmente, mensalmente ou anualmente, por exemplo, produtos selecionados, em casa. 

Este modelo é muito comum para cosméticos, bebidas alcoólicas, comidas e muitos outros. São diversas as ideias para clubes de assinatura!

Os clubes de assinaturas são novos no Brasil?

A quantidade de clubes de assinatura tem crescido muito nos últimos anos no Brasil! Porém, embora o crescimento seja recente, esse jeito de vender já podia ser visto há anos com os jornais e revistas. Lembra disso? Então, se for refletir, o esquema era o mesmo. 

Pagava-se uma taxa em cada ciclo e, recebia, com a frequência desejada, os materiais impressos em casa. Porém, com o avanço da tecnologia, as coisas foram evoluindo no modo de como criar um clube de assinatura

E, hoje, temos um modelo muito moderno para vender, gerenciar clientes e organizar pagamentos. 

Quais são as principais características de um clube de assinatura?  

Como este modelo de negócio está cada vez mais grandioso, a concorrência, consequentemente, cresce também. Por isso, é preciso agregar valor para o seu negócio para sair na frente.

Agora, veja agora quais são as principais características de um clube de assinatura

  • Produtos selecionados: em alguns clubes, o cliente já sabe o que vai receber. Porém, em outros casos, os produtos são surpresas! É claro que essa surpresa é feita com base no perfil de consumo do seu cliente;
  • Comodidade: essa é uma das principais características de um clube de assinatura, pois o cliente recebe em casa, algo de seu gosto, com facilidade;
  • Exclusividade: ofereça itens exclusivos e diferenciados do que seu cliente encontraria em lojas tradicionais; 
  • Cobrança recorrente: o cliente não precisa se preocupar com o esquecimento da fatura. Pois, ela é feita de forma automática no cartão de crédito no período acordado. 

Então, saiba mais como funciona a cobrança recorrente e quais são os benefícios dessa forma de pagamento no nosso blog, clicando aqui

Quais são as vantagens de criar um clube de assinatura

Existem diversas vantagens sobre o plano de negócios de um clube de assinatura, para os clientes e para o empreendedor.  Por isso, acompanhe! 

  • Fidelização de clientes por ser um contrato com longevidade, diferente de uma venda pontual;
  • Previsibilidade do seu fluxo de caixa por ser um recebimento de forma contínua;
  • Gerenciamento de estoque por saber quais produtos os seus assinantes vão consumir;
  • Controle de custos por saber o que e quanto vai vender, por períodos, e ter o pagamento antecipado. 

E aí, ficou interessado? Continue lendo o material e saiba como montar um clube de assinatura

Se você tem interesse em criar um clube de assinatura, você deve estar se perguntando por onde começar tudo isso, né? Mas, fique tranquilo! Vou te explicar tudo com detalhes logo abaixo. 

Mas antes, recomendo que você confira uma aula online gratuita com os melhores especialistas em Clube de Assinaturas do Brasil – Marcelo Ebert (CEO na YVY), Fábio Lewin (Sócio na Coco Legal) e Andrea Marqueto (nossa Executiva de Contas Enterprise). É só clicar no vídeo abaixo:

Como montar um clube de assinatura? Passo a passo! 

1. Defina o produto que você irá trabalhar com recorrência

O primeiro passo para montar um clube de assinatura é definir o produto que você irá trabalhar. Por exemplo, produtos pets, bijuterias, comidas gourmet entre outros. Mas, o principal ponto é: tenha algo de valor para o seu potencial assinante. 

Faça uma pesquisa de mercado para saber as necessidades de cada público. Com isso, fica mais fácil o desenvolvimento do produto e criação de planos. Ótimos exemplos de negócios de clubes de assinatura que, ainda são poucos explorado no Brasil, são:

  • Produtos Veganos;
  • Mercadorias Sustentáveis;
  • Itens para Gamers;
  • Acessórios de Carros;
  • Roupas Plus Size.

Tente pensar também em públicos que consomem produtos exclusivos de seus nichos. Por exemplo, o mercado geek e o público LGBT, que são grandes consumidores.

Se possível, ofereça algo que ele não possa encontrar com facilidade, como já citado anteriormente. Antes de gastar em um site, estoque e divulgação, tenha certeza de que está fazendo o correto para não perder tempo e dinheiro.

O ideal é iniciar com cautela e ir devagar. Por isso, faça testes e pesquisas para avaliar a aceitação do seu produto no mercado e o potencial dele. Com certeza, tendo essas preocupações, você dá o primeiro passo com maior segurança. 

2. Defina o valor da assinatura do produto

O valor a ser cobrado irá depender muito do produto e da quantidade de assinantes do seu negócio. Por exemplo, um clube de assinatura de comida saudável, cobra, em média, R$49,90, por mês, para o envio de uma caixa que contém de 7 a 10 produtos.

Já um clube de assinatura de bijuterias, cobra R$34,90, por mês, para o envio de cinco itens. Para o cálculo de quanto cobrar pela assinatura, é importante computar os custos com logística, frete, marketing, produto etc. Encare os custos como um e-commerce tradicional.

Ofereça poucos planos, fica mais fácil de administrar! É interessante oferecer planos de assinaturas mensais, trimestrais e também semestrais e, sempre oferecendo mais benefícios, como descontos, para os clientes que optam pelos planos mais longos. Mas, tenha em mente que o assinante não quer ter dúvidas. Então, crie planos simples e flexíveis! 

3. Tenha uma logística impecável 

A logística é um ponto que merece muita atenção na hora de criar um clube de assinatura! Mais precisamente, a transportadora, que será a responsável por levar os produtos até o seu cliente. Então, este assunto aqui é coisa séria! 

Antes, faça uma pesquisa com várias opções e negocie assuntos, como:

  • Peso médio dos produtos;
  • Medidas dos produtos;
  • CEP de destino. 

Essas são informações fundamentais para calcular o valor do frete. Além de tudo, é preciso que seja um empresa de confiança que garanta a entrega dentro do prazo estipulado (não crie nenhum tipo de ansiedade com a entrega do seu produto!). 

Porém, há também, clubes de assinaturas que fazem a entrega com a própria frota. Mas, esta forma funciona quando você tem um negócio pequeno ainda. Conforme o crescimento, é importante terceirizar este serviço.

Com isso, aprenda a calcular o frete e conheça os tipos de tarifas, clicando aqui

4. Adquira uma plataforma de pagamento recorrente 

Ter uma plataforma para receber o pagamento recorrente é de extrema importância! Isso contribui muito para organização e, consequentemente, a saúde financeira do seu negócio. Então, se você busca por algo eficiente, aí vai uma grande dica: a plataforma da Vindi.

Com a plataforma da Vindi, é possível gerenciar pagamentos, fazer a gestão de clientes e enviar notificações com uma régua de cobrança usando e-mail e SMS. Além disso, a solução possui um gateway independente, API de fácil integração, multi adquirência e muito mais.

Leia sobre as funcionalidades da plataforma Vindi no nosso blog, clicando aqui

12 Clubes de assinatura inovadores no mercado brasileiro  

Os sites de assinaturas não param! São diversos segmentos e ideias inovadoras para atender os mais variados públicos e gostos. Por isso, separei 4 clubes interessantes, que fogem do tradicional, para você conhecer e se inspirar. 

1. Clube de assinatura de chá: Diário do chá 

No Diário do Chá, o cliente faz uma assinatura e recebe chás especiais, 100% naturais. Funciona da seguinte forma: o cliente assina uma mensalidade e recebe todos os meses um “tea box”, com dois chás exclusivos e um manual. A equipe do Diário do Chá faz a seleção de chás vindos de todos os lugares do mundo. Com isso, o cliente recebe em casa com todo o conforto e praticidade.

2. Clube de assinatura para pescadores: Tralha Box 

O Tralha Box é um clube de assinatura focado em materiais de pescaria. O cliente pode optar por 5 diferentes planos, conforme o seu estilo. Todo mês, o clube envia uma box surpresa com uma camiseta exclusiva, além dos demais produtos. Ou seja, o cliente conta com muita economia, ofertas e exclusividade. 

3. Clube de assinatura de lâminas de barbear: Home Shave Club

No Home Shave Club, o cliente pode escolher por diferentes planos: mensal, bimestral ou trimestral. A box possui lâmina de haste puro inoxidável, cabo emborrachado, jornal com conteúdo exclusivo para os membros e recargas ou aparelhos descartáveis. A quantidade varia conforme o pacote escolhido.

No momento, o clube não está aberto para novos membros. Mas, vale a pena conhecer! 

4. Clube de assinatura para aventureiros: 4Ride Motorcycle

A 4Ride Motorcycle é o clube de assinatura para quem curte a vida sobre duas rodas e com muita emoção! O membro escolhe a moto dos sonhos e o clube que irá fazer parte. Com isso, ele investe 25% do valor da moto escolhida e pronto. Agora, é só pegar a estrada e sair por aí com responsabilidade. 

5. Clube de assinatura religioso: Box 95

O Box 95 é um clube de assinatura cristão de livros. O membro recebe uma caixa com livros selecionados, seguindo vários critérios de qualidade para garantir boas leituras. Além disso, um marcador de página, presente surpresa, conteúdo exclusivo, pôster, postal e, com o valor pago do plano, eles investem uma parte em 3 projetos missionários, que o membro pode acompanhar.

6. Clube de assinatura de camisas: Liga Retrô Royal Club

O Liga Retrô Royal Club é um clube de assinatura de camisas. O membro escolhe o plano desejado, o tamanho da camisa, os filtros e a forma de pagamentos. Com desconto de até 60% em relação ao preço original, o membro recebe em casa, todo mês, um envelope com, pelo menos, um camisa retrô com o seu perfil. 

7. Clube de assinatura para viajantes: RDC Viagens

O RDC é um clube de assinatura para amantes de viagens. Conforme o plano escolhido, o membro utiliza para hospedagens, passagens aéreas, cruzeiros, pacotes ou produtos turísticos. O membro paga uma taxa por mês e viaja quando quiser! São mais de 10 mil hotéis no mundo todo à disposição dos assinantes. 

8. Clube de assinatura papelaria: Paper Heart Box

Se você gosta de papelaria, esse clube é ideal para você! A Paper Heart Box oferece a experiência, todo mês, de uma box surpresa com produtos de papelaria. Ou seja, o membro recebe entre os dias 27 e 30/31 de cada mês. Caneta, corretivo, caderno, agenda, marca texto, pasta e stickers são só alguns exemplos dos produtos incríveis. 

9. Clube de assinatura gastronomia: ChefsClub 

No ChefsClub, você escolhe um plano e vira sócio do maior clube do país de gastronomia. O membro baixa o app e confere os dias e horários disponíveis de cada restaurante. Então, quando você chega ao restaurante escolhido, realiza um check ou mostra a confirmação da reserva. São mais de 4 mil estabelecimentos com até 50% de desconto. 

10. Clube de assinatura sorvete: Dio Mio Gelato

A Dio Mio Gelato é um clube de assinatura para quem é apaixonado por sorvete. São 3 opções de plano, conforme a rotina de cada perfil. Na caixa, que é feita de forma especial para conservar o sorvete na temperatura ideal, possui 2 cups de 500ml, colheres para sorvete (na primeira entrega), gelo seco e um manual de harmonização de sabores. 

11. Clube de assinatura cosméticos: Glambox

É o maior clube de beleza da América Latina! Com a Glambox, o membro recebe, todo mês, um mix de produtos surpresas, de acordo com o perfil cadastrado. Por isso, tenha a experiência de diversos produtos personalizados, sem sair de casa. 

12. Clube de assinatura nerd: Nerd ao Cubo 

O Nerd ao Cubo é o maior clube de assinatura geek do Brasil! Receba, todo mês, sem sair de casa, camisetas, quadrinhos, livros, colecionáveis, itens de decoração, acessórios e muito mais! São produtos relacionados ao mundo geek para você curtir experiências incríveis que valem muito mais do que o valor pago no plano. 

+ Leia também!

Agora, você já sabe o passo a passo de como montar um clube de assinatura e alguns exemplos existentes no mercado do Brasil. Então, tire a sua ideia do papel e conte com a Vindi para fazer a gestão de pagamentos e clientes do seu negócio.

Clique no banner abaixo e converse com um especialista! banner-para-contato-comercial-na-Vindi