Uma das datas mais esperadas no ano se tornou a Black Friday. E, se antes ela era um evento voltado ao e-commerce, hoje praticamente qualquer segmento aderiu aos descontos. Inclusive empresas que atuam apenas no mundo offline. 

Sendo assim, independente do que você vende, produto ou serviço, virtual ou físico, também é possível aproveitar a data para aumentar o seu faturamento. E se você precisa de mais um incentivo, podemos dizer que as expectativas para esse ano são positivas.

Dados divulgados pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) e da Ebit/Nielsen esperam para o ano de 2019 um crescimento de 18% nas vendas em relação ao ano passado. Com isso, é esperado um faturamento de R$ 3 bilhões

Principais produtos da Black Friday

Já um levantamento da Busca Descontos apontou os seguintes itens como os mais desejados pelos consumidores:

  • Celular – 37% de intenção de compra;
  • Eletrodomésticos – 36% de intenção de compra;
  • TVs – 29,3% de intenção de compra.

Além disso, o tíquete médio para essa Black Friday deve ser em torno de R$ 600.

Porém, mesmo que a sua empresa não trabalhe com nenhum desses itens acima, você ainda pode aproveitar a data para aumentar seu lucro. Pois, como já comentamos, praticamente qualquer segmento acabou aderindo a Black Friday.

O importante é fazer um planejamento, assim você consegue saber quanto de desconto pode oferecer em seus serviços ou produtos, sem afetar o fluxo de caixa. E evitar que, no fim, acabe saindo no prejuízo. 

Esse planejamento também é importante para garantir que você ofereça, de fato, descontos vantajosos. Pois, muitas empresas no passado acabaram agindo de má fé ao alterar o valor real de um produto ou serviço, fingindo oferecer promoções.  

Então, se você quer aproveitar a Black Friday para aumentar suas vendas, além de descontos atrativos, um importante fator é contar com ferramentas que vão ajudá-lo em diferentes tarefas. 

Abaixo separamos seis delas, confira. 

6 ferramentas para vender mais na Black Friday

1 – Omnichannel 

Já se fala em Omnichannel há um bom tempo. Mas, é agora que ele tem ganhado ainda mais adeptos e deve ser uma das principais tendências para a próxima Black Friday.

Se você ainda não está familiarizado com o termo, vale dizer que o objetivo do Omnichannel é unificar todos os canais de venda de uma empresa. Assim, espera-se eliminar as principais barreiras que evitam a conversão. 

Essa estratégia é especialmente importante se levarmos em consideração que, na Black Friday de 2019, 25% dos consumidores pretendem comprar tanto em lojas físicas como virtuais. Os dados foram divulgados por uma pesquisa do Google em parceria com a consultoria Proverks. 

Para isso, você pode apostar na estratégia de entrega “click and collect”, utilizar a opção de vendas das redes sociais, entre outras ferramentas.

2 – Antifraude

Embora a Black Friday seja uma ótima oportunidade para aumentar seu lucro, precisamos dizer que fraudadores também enxergam nesse evento a ocasião perfeita para aplicar golpes e cometer fraudes.

Isso porque, com o aumento de pedidos, fica mais difícil analisar compras suspeitas. Por isso, o melhor é investir em um antifraude e esquecer a análise manual. Assim, você garante que dados sensíveis do cliente, como os de pagamento, estão seguros.

Além disso, você também evita dor de cabeça para sua loja e prejuízos. Já que, chargebacks, por exemplo, são sempre de responsabilidade do comerciante. 

Uma ótima ferramenta antifraude disponível no mercado é a Konduto. A empresa conta com um sistema inovador, capaz de reduzir fraudes, chargebacks e também os falsos positivos.

3 – Chat online

Com o avanço da inteligência artificial, hoje já é possível contar com chatbots capazes de desempenhar um ótimo papel de atendimento. 

E, nós sabemos que o contato humano nunca deve ser desprezado. Mas o que queremos dizer é que essas ferramentas são muito eficientes para solucionar dúvidas mais simples e recorrentes dos usuários. 

Além de conseguir filtrar os casos mais sensíveis que merecem a atenção de um atendente real. Com essa tecnologia você consegue eliminar desistência de compras por conta de dúvidas simples.

Diante da correria de um evento como a Black Friday, apostar no chat online é uma ótima maneira de vender mais.

4 – Aplicativos de mensagens 

Você já deve ter reparado como aplicativos de mensagens se tornaram importantes meios de comunicação com clientes. Além de agilizarem o processo, eles também são ferramentas que demandam um custo menor.

Esses apps, como o WhatsApp e o Facebook Messenger, podem impulsionar suas vendas na Black Friday. Você pode utilizá-los para enviar promoções personalizadas ou mesmo realizar um rápido atendimento.

E, vale dizer, que você pode aproveitar a nossa dica anterior de chat online não só para seu site. Eles também estão disponíveis para esses aplicativos.

5 – CRM 

O CRM, sigla para Customer Relationship Management, é uma ferramenta que facilita o gerenciamento do seu relacionamento com clientes. E o melhor é que você pode utilizá-lo para contatos que estejam em diferentes etapas da jornada de compra.

Ter uma base de dados dos seus potenciais clientes e já consumidores permite que você crie uma comunicação mais personalizada. Oferecendo, assim, promoções mais relevantes para cada contato, o que aumenta suas chances de vender mais.

Esses sistemas, normalmente, contam também com a automação de e-mails, o que pode facilitar o seu dia a dia.

6 – Plataforma de pagamento

Um dos pontos mais críticos em uma venda é o checkout. Por isso, se você quer vender mais nessa Black Friday e em todos os outros dias do ano, você deve investir em uma plataforma de pagamento.

Por meio dela, é possível oferecer as mais variadas opções ao cliente, como: cartão de crédito, débito em conta, boleto bancário. Além de aceitar as principais opções de bandeira do mercado. 

Além disso, por meio de um gateway de pagamento, você consegue criar um checkout transparente, ou seja, sem direcionar o cliente para uma página exterior. Isso garante mais credibilidade e segurança ao seu negócio.

Uma das plataformas de pagamento mais completas do mercado é a Vindi. Além de um gateway flexível, relatórios avançados e multiadquirência, a ferramenta também possui o maior nível de segurança da certificação PCI Compliance.

Pronto! Agora você já sabe quais as ferramentas essenciais para vender mais nessa Black Friday. Boas vendas!