Investir na recuperação de vendas é um dos principais fatores para elevar a taxa de conversão de um e-commerce.

Segundo uma pesquisa da Opinion Box, aproximadamente 78% dos consumidores brasileiros têm o hábito de abandonar o carrinho em compras online.

Ou seja, não importa quanto o seu negócio seja eficiente no marketing e nas vendas, sempre haverá aqueles casos em que o cliente clicou nas compras, mas acabou desistindo.

Por isso, vamos mostrar nesse artigo como a recuperação de vendas pode melhorar seus resultados.

Acompanhe até o final!

O que é recuperação de vendas?

Recuperação de vendas é uma estratégia implementada por e-commerces para tentar reverter uma situação de abandono de carrinho.

A ideia é fazer com que o cliente faça a mesma compra que cogitou fazer, mesmo depois de desistir e sair da página da loja virtual.

Para isso, existem técnicas que buscam levar até o cliente a mesma informação da compra, para explorar o desejo ou a necessidade pelo item oferecido.

Qual a diferença entre recuperação de vendas e abandono de carrinho?

O abandono de carrinho é uma situação em que o cliente escolheu fazer uma compra em um site de vendas, mas não concluiu o processo.

Já a recuperação de vendas é a estratégia criada para contornar esse problema, buscando uma forma de apresentar novamente o produto ao cliente.

Portanto, a diferença entre os dois conceitos é que o abandono de carrinho é uma situação reversível, e a recuperação de vendas é justamente o meio de fazer essa reversão.

Qual é a diferença entre recuperação de vendas e retentativas de cobrança?

Estas são funcionalidades similares mas que atendem dores relacionadas a modelos de negócios diferentes. 

A recuperação de vendas está baseada em modelos de vendas e-commerce que ocorrem de forma unitária, enquanto as retentativas de cobranças estão ligadas à recuperação de inadimplência em modelos de vendas por assinaturas.

5 dicas para recuperação de vendas online

Há algumas ferramentas de recuperação de vendas muito práticas que podem ajudar no seu negócio.

Veja essas dicas que separamos para você:

1. Use uma plataforma de pagamentos

Em teoria, é muito difícil reunir as informações sobre todos os clientes que abandonam seus carrinhos em um e-commerce para buscar reverter cada uma dessas vendas.

Uma forma “manual” de fazer isso seria incluir todos os dados sobre os clientes, as vendas perdidas e os motivos, para depois tentar novamente o contato.

Porém, esse processo é trabalhoso, sujeito a erros e com pouco retorno.

Por isso, o ideal é contar com uma plataforma de pagamentos com funcionalidades específicas para isso.

Desta forma, é possível automatizar ações como o envio de e-mails com os dados da venda perdida para atrair os clientes.

Saiba como a régua de cobrança pode te ajudar a garantir os pagamentos:

Além disso, um bom sistema permite diversificar as formas de pagamento para que o cliente tenha mais alternativas na hora de pagar.

2. Link de pagamento

Imagine se você pudesse simplesmente enviar de novo a tela de checkout para o cliente que abandonou o carrinho.

O link de pagamento é mais ou menos isso: você manda para o usuário um link personalizado que já tem os produtos que ele mesmo escolheu discriminados.

Conheça o Link de Pagamento da Vindi:

Assim, ele só precisa confirmar a compra.

3. Retargeting

Essa estratégia é voltada para quem usa plataformas de anúncios pagos como Google Ads.

Ela funciona por meio de cookies, ou seja, arquivos que permitem que o próprio site armazene dados sobre a navegação.

Assim, a plataforma pode “se lembrar” da compra que o usuário fez e apresentar novamente o produto em um anúncio para ele.

4. Pop-up de intenção de saída

Pop-ups são pequenas janelas que aparecem para os usuários quando eles fazem uma compra.

Nessa estratégia, os pop-ups aparecem sempre que o usuário realiza uma ação para sair do site, como fechar a aba do navegador.

É importante nesses casos deixar uma mensagem que chame sua atenção, como um aviso de estoque limitado para acionar o gatilho mental da escassez.

5. Vantagens exclusivas

Se o cliente colocou o produto no carrinho e desistiu, talvez um empurrãozinho possa ajudar a concretizar essa compra.

Para isso, você pode oferecer alguma vantagem exclusiva caso ele faça a compra.

Um detalhe importante é que essa oferta deve ter tempo limitado, para acionar o gatilho da urgência.

E se você souber o motivo do abandono, melhor ainda, pois você pode oferecer um benefício relacionado a ele, quebrando sua objeção.

Por exemplo, oferecendo um cupom de frete grátis caso o valor da entrega tenha levado a pessoa a desistir da compra.

Como funciona a recuperação de vendas por e-mail?

A recuperação de vendas por e-mail pode ser uma ferramenta poderosa e eficiente, principalmente se for automatizada.

Afinal, com ela você pode recuperar vendas perdidas sem nenhum esforço.

Clientes da Vindi podem contar com essa funcionalidade para dois casos:

  • Quando a compra é pré-autorizada no cartão, mas não é concretizada
  • Quando o cliente chega a emitir o boleto bancário, mas acaba não pagando.

Nesses casos, o sistema envia uma mensagem sobre a falta de pagamento incluindo um novo boleto ou a possibilidade de usar outra forma de pagamento.

Portanto, é uma ferramenta com potencial de elevar sua taxa de conversão sem exigir esforço adicional.

Importância dos meios de pagamento na recuperação de vendas

A oferta de diversas formas de pagamento tem sido cada vez mais decisiva para e-commerces em geral.

E quando falamos em recuperação de vendas, esse fator é ainda mais crucial, pois a falta de determinada alternativa para pagar pode ser a razão da desistência.

Além disso, também é importante usar soluções automatizadas para elevar sua taxa de conversão.

Para isso, você pode contar com as ferramentas da Vindi.

Com nossa plataforma, você pode programar o envio de um e-mail para todos os clientes que abandonaram o carrinho no seu site, nos moldes que apresentamos acima.

Contamos também com funcionalidades que ajudam seu negócio a reverter vendas reprovadas automaticamente.

Somos um ecossistema completo de pagamentos, com diversas soluções para vendas avulsas e negócios recorrentes.

Conheça a Vindi!

O que significa recuperação de vendas?

Recuperação de vendas significa reverter situações em que o cliente pensou em fazer uma compra, mas desistiu. São casos muito comuns em negócios de venda online, chamados de “abandono de carrinho”, ou seja, quando o consumidor escolhe um ou mais produtos em um site de compras, mas muda de ideia na hora de concluir o pagamento na página de checkout. Existem ações para reverter essas situações de forma automática.

Como fazer para recuperar vendas?

Há várias formas de recuperar vendas, dependendo do seu modelo de negócios. Para empresas que fazem vendas de alto valor, é importante entender o que levou o cliente a desistir antes de adotar uma iniciativa. Negócios com alto volume de vendas podem usar ferramentas automatizadas para buscar a melhor forma de convencer o cliente a fechar o negócio. Também é possível gerar relatórios com dados relevantes para criar novos processos.

Como recuperar vendas online?

A melhor forma de recuperar vendas online é utilizar uma plataforma de pagamentos com recursos automatizados. Assim, é possível aumentar a taxa de conversão sem esforço adicional. Um sistema como o da Vindi pode enviar e-mails automaticamente para clientes que desistiram com um novo boleto ou outra alternativa para fazer o pagamento. Além disso, a plataforma permite diversificar as formas de pagamento, o que aumenta a probabilidade de fechar.

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