A Black Friday chegou ao Brasil já faz uns anos e o consumidor, depois de tantas “Black Fraudes” já aprendeu a pesquisar na hora de comprar o que deseja. Mas, calma! Você como lojista consegue oferecer descontos de verdade e ainda sim aumentar o ticket médio da sua empresa.

Antes de saber como, trouxemos alguns dados de mercado, resultado de uma pesquisa de ShopFully sobre a Black Friday.

Cerca de 53% dos consumidores pretendem gastar até R$ 1.000,00 na data, já 15% pretendem gastar mais de R$ 2.000,00.

Mais da metade dos entrevistados, 62% usarão o cartão de crédito para realizar as compras. E, o que mais impressiona, é que 56% afirmam que preferem ir em lojas físicas para fazer as compras. Entenda dos motivos:

  • 57% querem ver ou experimentar o produto.
  • 27% não querem pagar frete.
  • 38% não querem esperar o produto chegar, preferem levar na hora.
  • 19% tem receio de fraude nas compras online.
  • 10% querem conversar com um vendedor especializado.

O que é ticket médio

Basicamente, o ticket médio é o valor gasto, em média, pelo seu cliente ao comprar seu produto ou serviço. Sempre que ele compra um outro serviço ou passa para um plano maior, o ticket médio também aumenta.

Para calcular o ticket médio da sua empresa, escolha um período, exemplo: mensal, semestral ou anual. Depois, divida o valor das vendas pelo número de clientes.

Como aumentar o ticket médio durante a Black Friday

Como sabemos, o carro chefe dessa época do ano é a promoção. Mas, para não acabar no prejuízo, é preciso fazê-las de forma estratégica. Separamos algumas técnicas que vão ajudar sua empresa.

Desconto progressivo – quanto mais produtos comprar, mais desconto o cliente recebe. Mas, é importante colocar um limite de produtos para não sair no prejuízo.

Compre e ganhe – uma das grandes sacadas dessa promoção é oferecer o frete grátis. O cliente compra o produto e ganha o frete. Ou, em compras acima de um valor determinado o frete também sai de graça.

Cupons de desconto – ofereça cupons de desconto através de pushs ou nas redes sociais. Muitas vezes, era o incentivo que o seu consumidor precisava para realizar a compra de um produto ou serviço.

Cross sell – oferecer descontos maiores para a compra de produtos complementares também é uma forma de aumentar o ticket médio. A técnica de cross sell funciona muito bem para a Black Friday.

Para administrar todas as vendas e descontos, é preciso contar com uma plataforma robusta de cobrança. Com a Vindi, você gerencia todos os recebíveis em um único lugar.

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