12 ideias para montar um clube de assinatura

Nós últimos anos, alguns empreendedores investiram pesado no modelo de Clubes de Assinatura, que é um serviço que disponibiliza a entrega semanal ou mensal de itens que são escolhidos pelo cliente na internet. Essa ideia atrai muitos consumidores que buscam comodidade ou mesmo procuram conhecer novos produtos por um valor fixo por mês.

A quantidade de clubes de assinatura tem crescido nos últimos anos no Brasil e qualidade dos clubes, melhorada. Sem dúvidas, é um modelo de serviço que faz muito sucesso no Brasil, já que temos alguns dos maiores e-commerces no país que aderem ao modelo e alguns dos melhores cases de assinaturas por aqui, são justamente os novos clubes.

Motivados por isso, decidi escreve um post sobre “12 Ideias para montar um clube de assinatura”. Acompanhe.

assinatura-de-sapatos

Por onde começar?

O primeiro passo é definir o produto com qual irá trabalhar, por exemplo, produtos pets, bijuterias, comidas gourmet entre outros. Não vou eu aqui, tentar convencer que é necessário horas de estudo de mercado, potencial, plano de negócio e etc. Mas o principal ponto e dica é: tenha algo de valor para o potencial assinante. Se possível ofereça algo que ele não possa encontrar em nenhum lugar. Antes de gastar num site, estoque e marketing, tenha certeza do que está fazendo.

No ano de 2015, 10 clubes de assinaturas fecharam pelo mesmo motivo: mercado não era grande o suficiente. Alguns deles me enviaram email pessoalmente informando do fechamento.

O ideal é iniciar devagar e sempre ir fazendo testes e pesquisas para avaliar a aceitação do seu produto no mercado e potencial dele.

Quanto cobrar pela assinatura do produto?

O valor a ser cobrado irá depender muito do produto e a quantidade de assinantes. Por exemplo, um Clube de Assinatura de comida saudável cobra em média R$49,90 por mês para o envio de uma caixa que contém de 7 a 10 produtos.

Já um clube de assinatura de bijuterias cobra R$34,90 por mês para o envio de cinco itens. Para o cálculo de quanto cobrar pela assinatura, é importante computar os custos com logística, frete, marketing, produto, entre outros. Encare os custos como um e-commerce tradicional.

Ofereça poucos planos

É interessante oferecer planos de assinaturas mensais, trimestrais e também semestrais e, sempre oferecendo mais benefícios como descontos para os clientes que optam pelos planos mais longos. Mas tenha em mente que o assinante não quer ter dúvidas, então crie planos simples de escolha.

Quais produtos oferecer?

Como mencionado, é necessário fazer uma pesquisa de mercado para saber as necessidades de cada público, assim fica mais fácil o desenvolvimento do produto. Ótimos exemplos de negócios de clubes de assinatura que ainda são poucos explorado aqui no Brasil são “Produtos Veganos”, “Produtos Sustentáveis”, “Produtos para Gamers”, “Acessórios de Carros” e “Roupas Plus Size”. Tente pensar também em públicos alvos que consomem produtos exclusivos de seus nichos, como por exemplo o mercado geek e o público LGBT, que são consumidores ávidos de seus grupos.

12 ideias de clubes de assinaturas que ainda não existem no Brasil

O Brasil está recheado de clubes de assinatura para os mais variados tipos de pessoas e bolsos. Mas algumas ideias ainda não foram exploradas por aqui.

clubes-de-assinatura

Vão aí, algumas boas ideias de clubes que já existem lá fora e por aqui ainda não vi:

01. Clube de Assinatura de Chá

Perfeito para quem deseja novas experiências através do paladar. Esses clubes selecionam os melhores chás para o seu cliente. Para fazer parte desses clubes, os amantes de chá têm uma forma bem simples de compra. Use como benchmarking:

http://www.teasparrow.com/

http://www.teabox.com/subscription

02. Clube de Assinatura para Caçadores

Clube de assinatura exclusivo para caçadores que disponibiliza equipamentos e acessórios especiais para essa prática. Veja no link: http://www.hunterscrate.com/. O Hunters Crate é para aqueles desbravadores que querem sentir a aventura na pele.

03. Clube de Assinatura para Pescadores

Não são só os caçadores que têm um clube exclusivo. Os pescadores também! A caixa de itens da Mystery Tackle Box possui uma grande variedade de iscas de pesca e acessórios de ótima qualidade. Conheça: http://mysterytacklebox.com/gifts/.

04. Clube de Assinaturas para Aventureiros

O BattlBox, une um misto de pescadores, cacadores e aventureiros. Ideal para quem gosta de viagens aventureiras, a caixa é repleta de itens de sobrevivência, EDC entre outros para que possa carregar, usar e adicionar ao seu estoque de emergência. Veja: http://www.battlbox.com/.

05. Clube de Assinatura de Camisetas

Esse clube inglês conta com camisetas exclusivas e personalizadas, além é claro, de alta qualidade que são entregues todos os meses na comodidade da sua casa. Camiseta é algo bem legal para se ter num modelo de assinaturas. Um bom case brasileiro, que não tem assinatura é o Camiseteria. Conheça a ideia da 24tees: http://www.24tees.co.uk/.

06. Clube de Assinatura de Amantes da Música

Gosta de música ou melhor, você é conhecedor de música? Então esse clube é perfeito para quem quer oferecer uma experiência única aos amantes de música. O Vinyl me Please é um dos clubes de assinatura mais legais do mundo e tem poucos similares. O VMP já tem 4 anos de vida. Veja: http://vinylmeplease.com/

07. Clube de Assinatura para Barbudos

Que tal produtos exclusivos para cuidar da barba? Esse clube de assinaturas é perfeito para quem deseja desfilar com uma barba bem feita e bonita! Por aqui, o Home Shave Club faz a festa dos homens que procuram fazer a barba com qualidade. Mas e os barbudos? Com tantos marmanjos mantendo as barbas de diversos estilos, falta um clube para barbudos. Não nos EUA, que tem o sensacional Dollar Beard Club. Se você não conhece, esse é o momento: https://dollarbeardclub.com/.

08. Clube de Assinatura Religiosos

O Brasil é um dos países mais religiosos do mundo. Mais de centenas de religiões diferentes existem por aqui, o que faz desse mercado, gigante. Dois clubes que fazem bastante sucesso fora do país são o “FaithBox” e o “Christian Crate”. Vale à pena dar uma olhada:

http://www.faithbox.com/

http://www.christiancrate.com/

09. Clube de Assinatura para Viajantes

Os itens oferecidos por esse clube de assinatura ajudam milhares de pessoas a relaxar, renovar, escapar e ainda desfrutar das experiências que hotéis, spas e viagens tropicais possam oferecem. Se funciona lá fora, porque não pode por aqui?

Conheça o Escape Monthly: http://escapemonthly.com/

10. Clube de Assinaturas de Gadgets

Fanáticos por tecnologia, são invariavelmente compradores ávidos de gadgets. Sites como o DX.com, são um bom exemplo do tamanho do público aqui no país. O DX é um site chinês que tem como foco a venda de gadgets. Tem um público de milhares de compradores mensais brasileiros. Só esse fato, já faz do Gadget Box, um benchmarking importante para quem quiser investir nesse mercado. Olha aí: https://www.gadgetbox.us/.

11. Clube de Assinatura de Artes

Ideal para quem adora obras de artes, o Art Delivered do Canadá, é uma curadoria de peças e reproduções de artes famosas. Além disso, é uma excelente forma de combinar decoração com arte. Conheça: http://www.art-delivered.ca/.

12. Clube de assinatura com experiências regionais

Que tal receber uma caixa recheada com comidas típicas do Havaí? E de Minas Gerais, como o excelente Oh Minas? Sinto falta da regionalidade que temos em negócios de assinatura. Com um país tão grande e tão rico culturalmente, é uma oportunidade pensar e criar negócios desse tipo. O clube de assinatura Aloha Crate, envia todos os meses os melhores pratos da ilha mais famosa do mundo, e é uma boa referência para essa ideia, veja: http://www.alohacrate.com/

13. Clube de assinatura para empreendedores

Que tal um clube com descontos, promoções e ferramentas voltadas ao dia a dia do empreendedor? Não encontramos em nenhum lugar uma referência de algum clube de assinatura que entregue itens personalizados e exclusivos para fundadores de startups. Já pensou num clube que entrega canecas, descontos em plataformas e até cadernos da Moleskine em casa?

Embora sejam sugestões, gostaria de ver clubes como esses que selecionei acima, despontando aqui. Algumas das sugestões tem já de cara um potencial enorme, falando de “Brasil”.

clube de assinatura de cerveja

Atualização: 22/01

O leitor Bruno Pauletti, colocou a ideia de “Clube de assinatura de atletas que jogam tênis, como referência, o Compete Crate.

Desafio: Quem me trouxer a ideia lançada ou formatada, ajudo a divulgar o clube dando dicas, compartilhando boas práticas e oferecendo os serviços da Vindi por 3 meses grátis!

Me surpreenda! Abs, Rodrigo Dantas.

Dúvidas quanto à cobrança recorrente? Conheça a Vindi e esqueça os problemas! 

Fundador e CEO da Vindi, plataforma líder em recorrência e criador do maior evento de empresas SaaS e Assinaturas do país, o “Assinaturas Day”.

Site Footer