Oferecer um plano recorrente é uma forma de fidelizar seus clientes e melhorar seus resultados.
Afinal, a partir da recorrência é possível garantir uma receita todo mês e manter seu cliente consumindo com você, e não com a concorrência.
Se você quiser saber mais sobre este assunto, acompanhe o nosso artigo até o final.
Aqui, explicamos como funciona esse modelo de cobrança recorrente, quais suas vantagens e como implementar.
O que é o plano recorrente?
Pagamentos realizados de forma recorrente são aqueles acordados entre o cliente e o estabelecimento para serem descontados sem que precise existir solicitação constante.
O processo é contínuo e tem uma frequência certa, que costuma ser definida no momento em que se contrata o serviço — podendo ser um plano mensal, bimestral, semestral, anual etc.
O Spotify e planos de saúde são alguns exemplos conhecidos por usar esse método de cobrança, mas existem cada vez mais negócios adotando essa prática. Clubes de curadoria que entregam todo mês produtos como livros, vinhos e até flores estão ganhando força ao usufruir dos benefícios do plano recorrente.
Como funcionam os planos recorrentes?
Os planos recorrentes funcionam por meio de uma cobrança periódica contínua em troca da prestação de algum serviço ou o envio de produtos.
Em geral, essa cobrança é mensal, mas ela pode ser semanal, quinzenal, ou mesmo trimestral e semanal.
Ou seja, é um modelo de assinaturas, com o diferencial da tecnologia de automatização das cobranças recorrentes.
Os negócios que aderem a esse formato contam com uma plataforma de pagamentos para fazer a gestão de seus clientes.
Assim, a partir do cadastro do cliente, o próprio sistema se encarrega de realizar as cobranças pela forma de pagamento escolhida pelo consumidor.
Quais são as diferenças entre plano recorrente e parcelamento?
Ao contrário do plano recorrente, o parcelamento diz respeito a um momento único de compra, que é dividida por vários meses. É como se a prestação do serviço ou a venda do produto gerasse uma troca entre cliente e empresa em um momento específico, e depois desse momento, o intercâmbio acaba.
É claro que existe a possibilidade de troca de produtos defeituosos, mas isso ainda diz respeito ao momento da compra. Não existe um compromisso recorrente. O que acontece é que a sua instituição financeira de preferência possibilita que você pague essa troca de forma parcelada.
No plano recorrente, a ligação do consumidor com a empresa permanece durante o período de duração do serviço. No caso de um plano anual, o cliente não está dividindo uma compra inicial em 12 parcelas: ele contratou um serviço durante esse espaço de tempo e paga uma mensalidade.
A seguir, entenda o que seu negócio tem a ganhar com isso.
Vantagens dos planos recorrentes
Oferecer um plano recorrente para seus clientes pode trazer muitos benefícios para o seu negócio.
Veja abaixo algumas das principais vantagens.
1 – Automatização
As ferramentas de cobrança efetuam cobranças de forma automática dentro do período que você estabelecer, o que poupa bastante trabalho do setor financeiro da empresa.
Assim, a única ação humana necessária é a realização do cadastro do cliente com o método escolhido para que, todo mês – ou de acordo com o período escolhido – as cobranças sejam feitas.
Assim, é possível aumentar a produtividade do setor financeiro, que só vai entrar em cena quando for necessário.
2 – Receitas previsíveis
A gestão financeira de um negócio focado em vendas é mais desafiadora quando os resultados mensais são indefinidos.
Por outro lado, o plano recorrente permite uma previsibilidade de receitas, pois a partir do valor das assinaturas é possível saber com antecedência quanto vai entrar a cada mês.
Assim, fica mais fácil organizar o fluxo de caixa.
3- Combate à inadimplência
As melhores plataformas de pagamento contam com recursos capazes de solucionar automaticamente algumas situações de inadimplência.
Quando o cliente se esquece de fazer um pagamento, por exemplo, o próprio sistema pode enviar uma notificação por e-mail ou SMS.
Além disso, plataformas como a Vindi podem reverter erros na cobrança por cartão de crédito e até atualizar automaticamente um cartão expirado.
4 – Oferta de planos personalizados
A partir de um sistema de cobranças, é possível oferecer um plano recorrente conforme as preferências de cada consumidor.
Assim, fica mais fácil quebrar objeções na hora da venda e melhorar a experiência do cliente.
Além de implementar planos anuais ou mensais, é possível testar novos formatos.
5 – Acompanhamento de dados
A partir do sistema utilizado para administrar o plano recorrente, a empresa pode gerar automaticamente relatórios a partir de um painel de indicadores.
Assim, podem acompanhar informações de cada assinatura, além de dados e métricas que podem embasar tomadas de decisão para melhorar os resultados do negócio.
Tipos de pagamento recorrente
Os tipos de plano recorrente variam conforme o método de cobranças escolhido pelo cliente.
Conheça na sequência as formas mais eficientes de cobrança.
a) Cartão de crédito
O uso do cartão de crédito na recorrência tem ajudado a popularizar o modelo por causa da comodidade que proporciona tanto para a empresa quanto para o próprio consumidor.
Basta cadastrar os dados de cobrança uma vez para que, a cada mês, o pagamento seja feito automaticamente.
Nesse formato, cada cobrança é lançada de forma isolada, portanto não há risco de ocupar uma grande parte do limite do cliente.
b) Boleto bancário
O boleto bancário ainda é o formato preferido por muitos consumidores, e por isso é importante oferecer essa opção.
Porém, com um sistema de pagamentos, é possível automatizar a emissão dos documentos direto para o cliente em PDF.
Assim, ele pode pagar em poucos segundos pelo aplicativo do banco no celular ou no computador.
c) Pix
No plano recorrente no Pix, a cobrança pode ser feita em um sistema semelhante ao boleto: a plataforma envia automaticamente o QR Code ou o link copia-e-cola para o pagamento.
d) Débito automático
O débito automático também tira do consumidor a preocupação de garantir que todos os planos recorrentes contratados estão sendo pagos em dia.
Nesse caso, a cobrança é subtraída diretamente da conta-corrente do usuário — não depende nem do pagamento de uma fatura em data determinada pelo cartão de crédito.
Essa pode ser uma boa escolha para quem não tem cartão, mas o usuário do serviço precisa garantir que sempre terá dinheiro em caixa suficiente para o momento da cobrança recorrente.
Melhores negócios para vender com planos recorrentes
Vários modelos de negócio podem se valer das vantagens que mostramos acima.
Veja alguns exemplos:
- Clubes de assinatura: a facilidade dos planos recorrentes é determinante para a popularização do formato baseado no envio periódico de um pacote de produtos
- SaaS: por meio do Software as a Service, desenvolvedores comercializam o acesso permanente às suas ferramentas
- Instituições de ensino: as cobranças de mensalidade e ficam mais fáceis e a inadimplência diminui no modelo
- Seguros e planos: empresas do ramo de seguros se valem das vantagens do plano recorrente para dar mais tranquilidade a seus clientes
- Venda de conteúdo: seja nos tradicionais veículos de empresa ou em formatos mais modernos, como streaming e Substack, a recorrência ajuda na monetização
- Condomínios: administradoras podem usar esse recurso para cobrar mensalidades dos moradores
- Serviços presenciais: empresas que são visitadas periodicamente por seus clientes, como barbearias, estacionamentos e academias também podem aderir ao formato.
Como os planos recorrentes mudaram a forma de se consumir serviços e produtos?
A economia de recorrência tem causado um impacto forte em vários segmentos do comércio e da prestação de serviços.
Com carros e bicicletas por assinatura, muitas pessoas começam a considerar mais vantajoso aderir à recorrência do que comprar um bem.
Além disso, os clubes de assinatura descobriram um formato de comércio altamente rentável.
Afinal, enquanto o consumidor paga um valor mensal mais barato do que sairiam as compras avulsas, a empresa conta com todas as vantagens que citamos acima.
As plataformas de streaming nos moldes da Netflix também cresceram muito em função deste formato, se consolidando neste século como uma das principais maneiras de se consumir conteúdo.
Isso sem contar com o setor das startups, que além de comercializarem seus SaaS, oferecem uma série de serviços que antes só seriam oferecidos em forma de produtos.
Essa tendência tem um nome: XaaS (tudo como serviço), e engloba bancos, aparelhos eletrônicos, sistemas de inteligência artificial e até infraestruturas inteiras de TI.
Com tantos segmentos aderindo a essa tendência, por que a sua empresa ficaria de fora?
Quais são as vantagens do plano recorrente?
Existem muitos benefícios para ambos os lados. Alguns deles estão listados a seguir.
Reduzir a inadimplência
É comum, em outras formas de pagamento não automáticas, que clientes se esqueçam de pagar as prestações. E a inadimplência costuma impactar negativamente os resultados da empresa, principalmente na área financeira.
1 – Auxiliar no controle das finanças
Planos recorrentes garantem mais estabilidade nas finanças do estabelecimento. Esse fator ajuda a ter uma ideia dos valores que entrarão, para construir um planejamento mais condizente com a realidade.
2 – Reter mais clientes
Outra consequência para o empreendimento é a diminuição da taxa de churn. Como o desconto é automatizado, a probabilidade de clientes cancelarem a conta e desistirem do serviço é menor.
É importante lembrar que é muito mais barato para a empresa fidelizar clientes atuais do que atrair novos.
3- Oferecer mais comodidade no pagamento
Para o lado do consumidor, isso também é vantajoso, pois essa é uma preocupação a menos. Não é necessário se lembrar de pagar a fatura com certa frequência. Também é um alívio pelo fato de o consumidor não precisar sair de casa para fazer a quitação do débito.
4 – Dispor de valores acessíveis
Entidades que oferecem a forma de pagamento recorrente tendem a oferecer preços mais acessíveis aos clientes, não comprometendo o limite do cartão de crédito. Essa é, inclusive, uma oportunidade de eles enxergarem valor agregado ao produto oferecido, aumentando a satisfação com a marca.
Apesar de os planos recorrentes apresentarem grandes vantagens, é essencial buscar empresas que ofereçam soluções de pagamento adequadas ao perfil do negócio.
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Como criar um plano de pagamento recorrente?
Vimos ao longo deste artigo como a criação de um modelo recorrente é vantajosa e pode ser adaptada para empresas de vários segmentos.
Para aderir a essa tendência, o primeiro passo é criar seus planos.
Procure reunir seus produtos ou serviços em, pelo menos, três variedades pacotes, sendo um deles mais básico, um intermediário e um avançado.
Dependendo da sua atividade, você pode fazer testes gratuitos ou mesmo oferecer uma versão sem custos (freemium) – o que é comum no caso de SaaS.
Depois que você implementar esses planos, é importante acompanhar os resultados e testar melhorias.
Para isso, é preciso contar com uma plataforma de cobranças especializada em recorrência.
A Vindi é um ecossistema de pagamentos, que pode ser usado tanto para vendas avulsas quanto em assinaturas.
Oferecemos aos nossos clientes todos os recursos que mostramos acima e ainda mais.
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