Um curso de Gestão Financeira é o pontapé inicial para você que quer abrir uma empresa ou aprender a gerenciar um negócio. É ele que dará toda a base teórica necessária para que você tome as melhores decisões a curto, médio e longo prazo.

Mesmo se você já tem uma empresa aberta, é importante se atualizar com o que o mercado tem feito e procurado. Nesse post, você verá os melhores cursos presenciais e online para ajudar seu negócio a crescer!

Entendendo o mercado

Em primeiro lugar, é necessário fazer um filtro na hora escolher o melhor curso para você.

Isso porque, segundo o MEC, existem aproximadamente 300 cursos tecnológicos de Gestão Financeira no Brasil, divididos em modalidades presenciais e à distância. Quando o assunto é pós-graduação lato sensu, o número bate os 150 cursos.

Entre os setores aquecidos no mercado, estão o de serviços, industrial e comercial. As matérias ao longo do curso passam por:

  • Decisões Financeiras
  • Gestão de Custos
  • Análise das Demonstrações Contábeis e Financeiras
  • Elaboração de Projeto Técnico e Científico
  • Contabilidade Geral
  • Estatística Básica
  • Filosofia e Ética
  • Mercado de Capitais
  • Matemática Financeira
  • Gestão Tributária
  • Matemática Aplicada
  • Microeconomia
  • Empreendedorismo

Certamente, se você sente afinidade com esses temas e se interessa pelo mundo das finanças, está na hora de pensar em abrir seus horizontes e focar nos resultados que deseja a curto, médio e longo prazo.

Gestão Financeira presencial

PUC Minas

Com mais de 60 anos de história, a PUC em Belo Horizonte conta com um programa pedagógico que incentiva o senso crítico e a inovação.

Além disso, também é possível participar de programas internacionais, ter acesso a assistência estudantil e incluir projetos de pesquisa no currículo.

Mas atenção! O curso de Gestão Financeira da PUC MG faz parte do programa de pós-graduação lato sensu da universidade, sendo necessário que o aluno já tenha um diploma anterior.

SENAC

No curso de Gestão Financeira do SENAC, os alunos começam aprendendo sobre como fazer a gestão pessoal com planejamento e análise de perfil individual.

Além disso, esse curso é perfeito para quem quer se formar em um curto espaço de tempo, já que o curso tem duração de 2 anos.

Faculdade Carlos Drummond de Andrade

Com um amplo acervo bibliográfico, contato com profissionais do mercado e índice de empregabilidade de 80% dos alunos formados, o curso de Gestão Financeira da FCDA também tem duração de 4 semestres.

Universidade São Judas

O nome Gestão Financeira 4.0 não é à toa: a São Judas fez questão de deixar esse curso tecnólogo o mais prático e acessível possível.

A USTJ tem programas de estágio com empresas parceiras e tem como foco capacitar os alunos para que eles sejam capazes de atuar em qualquer área financeira.

Insper

A Gestão Financeira Empresarial no Insper é ofertada como um curso de curta duração voltado para iniciativas estratégicas, em três dias intensos, das 09h às 18h.

Da mesma forma, os professores apresentam ferramentas financeiras utilizadas nos processos de tomada de decisão e proporcionam com o que existe de mais atual no mercado de trabalho.

Gestão financeira online

Unicesumar

Com nota 4 no MEC, o Centro Universitário de Maringá oferece formação tecnóloga de Gestão Financeira à distância, pensando sempre em como adequar a rotina do aluno com conteúdo de qualidade.

Esse curso de Gestão Financeira você também terá acesso a temas como Sustentabilidade, Responsabilidade Social, Ética Empresarial, Formação Sociocultural, entre outros.

SEBRAE

O SEBRAE tem um dos cursos mais conhecidos do Brasil de Gestão Financeira. E o melhor de tudo: é gratuito!

Além disso, conceitos básicos são trabalhados, como fluxo de caixa, controle de giro de caixa, a importância da Gestão Financeira, além de controle e análise de estoques.

Udemy

O curso de Gestão Financeira da Udemy foi feito para todos os empresários de pequenas e médias empresas.

Da mesma forma, pessoas que querem empreender também podem ter acesso aos conteúdos, que vão desde conceitos básicos de gestão até conceitos de vendas e precificação.

Portal Educação

Se você gosta de vídeos com animações e quizzes, o curso online de Gestão Financeira do Portal Educação foi feito para você!

Contudo, ao final do curso os conhecimentos dos alunos são testados com uma avaliação. O certificado só é emitido se o aluno obtém a nota média solicitada no portal.

Descomplica

Com duração de 390 horas, o Descomplica oferece um curso de pós-graduação 100% online, validado pelo MEC e disciplinas constantemente atualizadas.

Além disso, o acesso ao curso pode ser feito por celular, tablet ou computador e junto com os vídeos são disponibilizados materiais de apoio ao longo das aulas.

Com todas essas opções, o maior desafio agora é o de escolher a instituição de ensino que mais se adequa a você.

Gostou desse conteúdo?

Nós já contamos aqui no blog quais são os 8 livros indispensáveis para quem gosta de Gestão Financeira. Passa lá e assine nossa newsletter para receber em primeira mão todas as dicas que farão sua empresa vender mais e sempre!