Na era digital atual, a Infrastructure as a Service (IaaS) é uma escolha inteligente para empresas que desejam mais flexibilidade. 

Afinal, esse tipo de solução permite realizar ajustes nos recursos de TI conforme as necessidades do negócio mudam.

Este texto vai te mostrar o que é o IaaS, como ele funciona, e o que o diferencia de outras opções, como PaaS e SaaS. 

Vamos falar também sobre as vantagens de usar IaaS, se vale a pena para o seu negócio e como é a segurança desse tipo de serviço em nuvem

Acompanhe até o final e entenda quando e como essa solução torna seu trabalho mais simples e eficaz.

O que é IaaS (Infrastructure as a Service)?

IaaS é um modelo que oferece uma abordagem altamente escalável e flexível à gestão de recursos de TI em nuvem.

IaaS, ou Infrastructure as a Service, é um modelo de serviço de computação em nuvem que permite às empresas alugar infraestruturas de TI de um provedor de serviços online em vez de comprar e gerenciar fisicamente esses recursos.

Como infraestruturas de TI, entenda que estamos falando sobre servidores, redes, armazenamento e capacidade de processamento, por exemplo.

O modelo oferece uma abordagem altamente escalável e flexível à gestão de recursos de TI, onde você paga apenas pelo que usa (pay per use), tornando-se uma solução econômica para muitas organizações.

A origem do IaaS está vinculada ao surgimento da computação em nuvem, que começou a ganhar força no início dos anos 2000. 

À medida que a internet evoluiu e se tornou mais acessível, a ideia de virtualizar recursos de hardware e oferecê-los através da internet tornou-se viável, dando origem aos primeiros serviços de IaaS. 

Isso marcou uma grande mudança na forma como as empresas pensam sobre investimentos em TI, movendo-se de um modelo de capital para um modelo operacional.

Qual a diferença entre IaaS, PaaS e SaaS?

O IaaS faz parte de uma estrutura maior conhecida como cloud computing, ou computação em nuvem, que também inclui Plataforma como Serviço (PaaS) e Software como Serviço (SaaS). 

O PaaS oferece um ambiente de desenvolvimento e execução sem a necessidade de gerenciar a infraestrutura subjacente.

O SaaS, por outro lado, entrega aplicativos de software prontos para uso através da internet, eliminando a necessidade dos usuários gerenciarem tanto a infraestrutura quanto o ambiente de desenvolvimento.

Já o IaaS fornece a base de hardware virtual para tudo isso, trazendo uma camada de infraestrutura sobre a qual tudo o mais é construído. 

Esse modelo permite que as empresas se concentrem em suas operações principais, sem se preocuparem com a manutenção ou atualização de hardware físico.

Veja também: IaaS, PaaS e SaaS: conheça a estrutura e os tipos de cloud computing

Como funciona o modelo IaaS?

O modelo IaaS, como vimos, é bastante flexível. 

Todo o serviço funciona pela internet, então, basta uma conexão para o usuário poder acessar e usar os recursos que escolheu. 

Isso inclui tudo o que é necessário para suportar operações online, como servidores virtuais, armazenamento, redes e sistemas operacionais. 

O IaaS fornece as mesmas tecnologias e recursos de um data center tradicional, sem demandar manutenção ou gerenciamento físico. 

Dessa forma, os provedores de IaaS gerenciam os servidores, discos rígidos, rede, virtualização e armazenamento.

E a principal característica é sua flexibilidade e escalabilidade, já que permite aos usuários ajustar rapidamente os recursos para atender a possíveis mudanças na demanda.

A partir disso, o IaaS funciona como for determinado pela equipe, podendo ser um ambiente de testes ou de desenvolvimento, por exemplo. 

O usuário pode criar máquinas virtuais (VMs), configurar redes e armazenar dados nos servidores do provedor, tudo através de uma interface de gerenciamento online ou por meio de APIs

A ideia, portanto, é que a infraestrutura ajude a otimizar processos e recursos das empresas.

Suas funções podem ser: tornar sites mais velozes, fazer backup e recuperação de dados, gerar um processamento ultrarrápido para as máquinas e muito mais.

Para que serve o IaaS?

Existem inúmeras possibilidades do IaaS dentro das empresas, oferecer um ambiente de testes e hospedagem de websites são apenas algumas delas.

O IaaS, ou Infrastructure as a Service, serve a vários objetivos em um ambiente empresarial.

Essa é uma das características que torna essa ferramenta tão valiosa para empresas de todos os tamanhos e setores. 

Sua importância está principalmente na capacidade de oferecer recursos de TI escaláveis e flexíveis sob demanda, eliminando a necessidade de investimentos pesados em infraestrutura física. 

Vejamos agora alguns usos específicos para o IaaS:

  • Teste e desenvolvimento: o IaaS fornece um ambiente ideal para testar e desenvolver aplicações. Com o IaaS, os desenvolvedores podem rapidamente configurar e desmontar ambientes de teste, facilitando a experimentação e a inovação sem o custo significativo de hardware
  • Hospedagem de websites: para empresas que operam sites de alto tráfego ou aplicativos web, o IaaS oferece uma solução de hospedagem escalável que pode se ajustar automaticamente para acomodar picos de tráfego, garantindo desempenho e disponibilidade constantes
  • Armazenamento, backup e recuperação: a capacidade de armazenar grandes volumes de dados, realizar backups regulares e recuperar informações facilmente são fundamentais para a continuidade dos negócios. O IaaS oferece soluções robustas de armazenamento e recuperação que podem ser customizadas de acordo com as necessidades da empresa
  • Aplicações web de alto desempenho: empresas que necessitam rodar aplicações complexas, como análise de big data ou aplicações de inteligência artificial podem se beneficiar da alta capacidade de processamento e do armazenamento escalável que o IaaS proporciona
  • Suporte a ambientes de software diversificados: o IaaS permite que as empresas executem qualquer sistema operacional ou aplicação sem se preocupar com a infraestrutura subjacente, oferecendo a liberdade de usar o software que melhor atende às suas necessidades
  • Expansão global: o IaaS facilita a expansão de operações para novos mercados geográficos, fornecendo infraestrutura em várias regiões sem a necessidade de estabelecer presença física, o que é especialmente útil para empresas que visam crescimento global.

Exemplos de IaaS

Abaixo, apresentamos alguns dos principais fornecedores de IaaS, cada um com suas características únicas e ofertas de serviços que atendem a uma ampla gama de necessidades empresariais.

Amazon Web Services (AWS)

O AWS é frequentemente reconhecido como o líder de mercado em IaaS, oferecendo uma extensa coleção de serviços em nuvem que vão desde o armazenamento básico até capacidades computacionais avançadas, banco de dados e muito mais. 

Ele se destaca pela sua rede global de data centers, confiabilidade, escalabilidade e uma oferta diversificada que atende desde startups até grandes corporações e órgãos governamentais.

Microsoft Azure

O Azure é a resposta da Microsoft ao mundo da computação em nuvem, fornecendo uma plataforma robusta que integra perfeitamente com muitos produtos da Microsoft. 

Além de IaaS, o Azure oferece PaaS e SaaS, facilitando para as empresas a implementação de uma variedade de soluções, desde aplicações web até inteligência artificial e aprendizado de máquina. 

O Azure é conhecido por sua facilidade de uso para empresas que já estão acostumadas com o ecossistema da Microsoft.

Google Compute Engine (GCE)

Parte do Google Cloud Platform (GCP), o GCE se concentra em fornecer uma infraestrutura de computação de alto desempenho que facilita a execução de grandes cargas de trabalho. 

Com a infraestrutura global do Google apoiando, o GCE é uma escolha popular para empresas que precisam de processamento intensivo de dados, análise de big data e aplicações de aprendizado de máquina.

Oracle

A Oracle oferece IaaS com foco em desempenho, segurança e eficiência, especialmente para empresas que já utilizam outros produtos Oracle. 

Seu serviço de nuvem é ideal para executar aplicações Oracle, bancos de dados e cargas de trabalho empresariais, fornecendo uma transição suave para a nuvem para clientes existentes da Oracle.

IBM

A IBM Cloud foca na integração de IaaS com PaaS para oferecer uma plataforma híbrida de nuvem, permitindo aos clientes uma grande flexibilidade na criação, execução e gerenciamento de aplicações. 

Com um forte enfoque em inteligência artificial através do Watson, a IBM Cloud é uma escolha sólida para empresas que procuram inovar em IA e computação cognitiva.

Alibaba Cloud

Como o principal fornecedor de nuvem na China e uma crescente presença global, o Alibaba Cloud oferece uma gama completa de serviços de IaaS, projetados para suportar tanto o mercado interno chinês quanto clientes internacionais. 

É conhecido por sua forte performance em e-commerce e análise de dados.

DigitalOcean

Favorito entre desenvolvedores e startups, o DigitalOcean simplifica a nuvem, oferecendo soluções de IaaS fáceis de usar, com um foco claro na simplicidade, desempenho e escalabilidade. 

É uma ótima opção para projetos de menor escala, que precisam ser lançados rapidamente.

VMware

A VMware oferece uma abordagem única para IaaS, permitindo às empresas virtualizar seus data centers e operar em uma nuvem híbrida

Com sua forte presença no mercado de virtualização, a VMware Cloud é a escolha de organizações que procuram estender suas infraestruturas existentes para a nuvem com mínimo esforço.

Quais as vantagens do IaaS?

Redução de custos, flexibilidade e escalabilidade são apenas algumas das vantagens do IaaS nos negócios.

A adoção de Infrastructure as a Service (IaaS) oferece vantagens para empresas que buscam otimizar suas operações de TI e impulsionar a inovação. 

Esse modelo de serviço em nuvem reduz a complexidade e o custo associados à gestão de infraestruturas de TI físicas.

Também proporciona flexibilidade, escalabilidade e eficiência operacional. 

Vamos destacar agora algumas das principais vantagens do IaaS:

Redução de custos

Uma das vantagens mais atrativas do IaaS é a sua capacidade de reduzir custos operacionais e de capital. 

Ao eliminar a necessidade de investir em hardware físico, instalações de data center e manutenção contínua, as empresas podem converter despesas de capital significativas em custos operacionais previsíveis, pagando apenas pelos recursos que efetivamente utilizam.

Escalabilidade e flexibilidade

O IaaS oferece uma escalabilidade única, permitindo que as empresas ajustem rapidamente seus recursos de TI para atender às flutuações na demanda

Esse modelo de serviço em nuvem possibilita o aumento ou a diminuição da capacidade de recursos de TI com facilidade, sem a necessidade de intervenções físicas, garantindo que as operações se mantenham eficientes em qualquer cenário.

Foco no core business

Ao transferir a gestão da infraestrutura de TI para um provedor de serviços em nuvem, as empresas podem concentrar mais recursos e atenção em suas atividades principais. 

Isso libera equipes internas para se dedicarem a projetos que agregam maior valor ao negócio, ao invés de gastarem tempo gerenciando servidores e outras tarefas de TI.

Recuperação de desastres e continuidade dos negócios

IaaS também melhora as capacidades de recuperação de desastres e continuidade dos negócios. 

Com infraestruturas distribuídas globalmente e soluções robustas de backup, os provedores de IaaS podem garantir a disponibilidade dos dados e a rápida recuperação de sistemas em caso de falhas ou desastres, minimizando o impacto sobre as operações comerciais.

Inovação acelerada

O IaaS permite uma inovação mais rápida. 

Com acesso a recursos de TI e a capacidade de lançar novos ambientes de teste e produção rapidamente, as empresas podem acelerar o desenvolvimento e a implementação de novas soluções, mantendo-se à frente da concorrência no mercado dinâmico atual.

Vale a pena usar IaaS?

Decidir se vale a pena usar Infrastructure as a Service (IaaS) depende das necessidades específicas, do tamanho e da natureza do seu negócio. 

Em geral, IaaS é altamente recomendável para vários perfis de empresas, oferecendo soluções flexíveis e escaláveis que podem ser ajustadas conforme o crescimento da empresa ou a demanda do mercado.

Para startups e empresas em rápida expansão, por exemplo, a IaaS é ideal devido à sua escalabilidade e ao modelo de pagamento conforme o uso. 

Isso permite que essas empresas cresçam sem se preocupar com o investimento inicial em hardware caro ou com a capacidade de expansão da infraestrutura de TI.

Também empresas que experimentam sazonalidade ou flutuações significativas na demanda se beneficiam da flexibilidade do IaaS.

Afinal, o serviço permite aumentar ou diminuir os recursos rapidamente, garantindo que a infraestrutura de TI esteja sempre alinhada com as necessidades atuais.

Vale falar ainda sobre as empresas que estão constantemente inovando, desenvolvendo novos produtos ou serviços.

Elas encontram no IaaS uma plataforma que suporta rapidamente o desenvolvimento e teste de novas ideias, sem a necessidade de um grande investimento em recursos físicos.

Por fim, as empresas globais, com operações ou clientes em diferentes regiões geográficas.

Nesse caso, o IaaS oferece uma infraestrutura global, facilitando a entrega de serviços e aplicações com alta disponibilidade e desempenho, independentemente da localização.

IaaS para startups vs. grandes empresas

O IaaS pode ser um recurso tanto para escalar os negócios em startups, quanto para otimizar estruturas em grandes empresas.

Para startups, a principal atração do IaaS é a capacidade de escalar rapidamente sem um grande investimento inicial em infraestrutura de TI. 

Essas empresas estão em uma fase de rápido crescimento e experimentação, buscando inovar e se adaptar ao mercado com agilidade. 

O IaaS permite que startups testem novas ideias e expandam sua capacidade conforme a demanda com flexibilidade e custo efetivo, sem se preocuparem com a gestão e manutenção de hardware.

Por outro lado, grandes corporações podem se voltar para o IaaS com o objetivo de otimizar suas operações existentes, aumentar a eficiência e reduzir custos. 

Para elas, o IaaS também oferece a possibilidade de modernizar a infraestrutura de TI e aumentar a segurança, aproveitando a expertise e os recursos avançados dos provedores de serviços em nuvem. 

Além disso, grandes empresas podem utilizar IaaS para suportar a expansão global, utilizando a infraestrutura de nuvem para operar em diferentes regiões geográficas com facilidade.

Usar Infrastructure as a Service é seguro?

Usar Infrastructure as a Service (IaaS) é geralmente seguro, desde que as empresas adotem as práticas corretas de segurança e escolham fornecedores confiáveis. 

Os provedores de IaaS investem significativamente em medidas de segurança, como criptografia de dados, firewalls, detecção e prevenção de intrusões, além de autenticação multifator, para proteger a infraestrutura e os dados dos clientes. 

Além disso, muitos oferecem conformidade com padrões internacionais de segurança e privacidade, como GDPR, HIPAA e ISO 27001.

No entanto, a segurança na nuvem é uma responsabilidade compartilhada

Enquanto os provedores são responsáveis pela segurança da infraestrutura, as empresas precisam proteger seus aplicativos, gerenciar acessos e dados de forma segura, e seguir as melhores práticas de segurança da informação. 

Pontos de preocupação incluem a gestão de identidades e acessos, a proteção de dados sensíveis e a vigilância contínua contra ameaças. 

Que tal operar também no modelo as a Service?

Adotar o modelo “as a Service” pode ser um passo transformador para o seu negócio.

Que tal oferecer flexibilidade e eficiência em suas operações de TI com IaaS, e também potencializar sua estratégia de negócios ao explorar serviços especializados? 

Operar nesse modelo permite que você se concentre no que realmente importa: o crescimento e a inovação do seu negócio. 

Além disso, empresas como a Vindi facilitam a adoção desse modelo ao oferecer soluções de pagamento adaptadas à economia de recorrência, simplificando a forma como você cobra e gerencia suas receitas. 

Considerar o modelo “as a Service” é dar um passo em direção ao futuro dos negócios, onde a agilidade e a adaptação rápida às mudanças do mercado são chaves para o sucesso.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies