A cobrança recorrente de seguros é uma forma de dar mais praticidade à administração da sua empresa e aos seus clientes – afinal de contas, o processo convencional de cobranças é bastante trabalhoso e a administração de uma seguradora exige muitas outras tarefas.

E estamos falando em aportar mais praticidade a um mercado que tem sido bastante movimentado no país atualmente. Entre janeiro e novembro de 2022, o setor de seguros teve um aumento de 17,1% na arrecadação em relação ao mesmo período de 2021, segundo a Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg).

No total, o setor somou mais de R$ 322,3 bilhões em arrecadação, contribuições em planos de caráter previdenciário e faturamento de títulos de capitalização (sem Saúde e DPVAT).

Para você conseguir acompanhar toda a demanda deste mercado, confira neste artigo como a cobrança recorrente de seguros pode ajudar sua empresa.

O que é cobrança recorrente de seguros?

Cobrança recorrente é a modalidade de pagamento por algum produto ou serviço feita com alguma regularidade – geralmente mensal. No caso de seguros, a cobrança recorrente é a mensalidade, chamada de “prêmio” no setor.

Nesse sentido, o conceito da recorrência é tão antigo quanto a atividade das seguradoras em si. Porém, esse tema tem se tornado muito popular com o avanço da tecnologia que trouxe facilidades no processo da cobrança e pagamento, simplificando a vida de negócios e também dos seus clientes.

Essa tendência fica evidente quando pensamos no sucesso de plataformas de streaming como Netflix e Spotify, em que os usuários pagam uma mensalidade para desfrutarem dos serviços. 

Por isso, quando falamos em cobrança recorrente de seguros, a ideia é levar essas facilidades para sua seguradora. Uma delas é a possibilidade de aceitar pagamento por cartão de crédito sem comprometer o limite total de cada cliente. 

Por exemplo: em uma cobrança comum, quando é feita uma compra parcelada de R$ 1,5 mil no cartão de crédito, esse valor total fica bloqueado no limite do cliente, e apenas depois que as parcelas são pagas, o valor volta a estar disponível.

Já por meio do pagamento recorrente, a cada mês você debita apenas o valor da parcela correspondente. Ou seja, para pagar um total de R$ 1,5 mil em 12 meses, o consumidor só precisa ter R$ 125 disponíveis em seu limite a cada mês.

Vantagens da cobrança recorrente de seguros

A cobrança recorrente de seguros pode beneficiar o seu negócio de várias maneiras. Confira algumas abaixo.

Maior adesão

A adesão de clientes à sua seguradora pode aumentar a partir das facilidades para quem paga o prêmio com cartão de crédito. Isso ocorre porque uma boa plataforma de pagamentos recorrentes realiza a cobrança em lançamentos isolados e, assim, a somatória das mensalidades não compromete o limite do cartão, como mencionamos anteriormente.

Desta forma, mais pessoas possam usar seus cartões para pagar suas mensalidades, aumentando assim as adesões aos seus planos.

Melhor gestão financeira

O uso de uma plataforma de pagamentos recorrentes também possibilita o acesso a vários dados sobre suas cobranças e seus clientes. Com eles, é possível emitir relatórios com métricas que ajudam a analisar o desempenho da sua seguradora.

Além disso, é possível saber o número de clientes inadimplentes. Com essas informações confiáveis em mãos, você tem uma boa base para definir estratégias de comunicação com seus clientes.

Cobrança automática

Lidar com a inadimplência em um sistema convencional de cobranças é uma tarefa trabalhosa. Muitas vezes, é preciso mobilizar um bom número de colaboradores para entrar em contato com cada cliente e negociar valores.

Porém, um sistema de cobrança recorrente conta com meios automatizados para lidar com esse problema. Um deles é a retentativa de cobrança por cartão de crédito, que identifica eventuais falhas que possam ter causado o erro no pagamento.

Além disso, é possível automatizar uma régua de cobrança – ou seja, as ações a serem implementadas em caso de falta de pagamento.

Com essas duas iniciativas, vários casos de inadimplência podem ser resolvidos sem a necessidade de intervenção humana.

Menor inadimplência

Além de ajudar a lidar com casos de inadimplência, a cobrança recorrente de seguros pode cortar o mal pela raiz

Nem sempre a falta de pagamentos é intencional, e você pode automatizar processos para evitar o problema. Por exemplo, ao cobrar seus clientes por boleto bancário, você depende que a entrega feita pelos Correios não atrase – sem falar na possibilidade do consumidor se esquecer de fazer o pagamento antes do vencimento ou mesmo perder o documento.

Agora, quando o processo de cobrança é automático em seu cartão de crédito ou mesmo débito, esses dois motivos são eliminados. E, se o cliente preferir pagar por boleto, você pode programar o envio de um SMS antes da data do vencimento para refrescar sua memória.

Quais os meios de cobrança recorrente de seguros?

A cobrança recorrente de seguros pode ser feita por várias formas de pagamento.

Veja abaixo as principais.

Cartão de crédito

Se você leu até aqui, já tem uma ideia de como funciona a cobrança recorrente de seguros no cartão de crédito. A ideia é oferecer comodidade a partir do conceito dos pagamentos invisíveis – em que o consumidor não percebe que o pagamento é feito.

Por outro lado, é um sistema que oferece mais segurança ao seu negócio, reduzindo os riscos de inadimplência.

Pix

O Pix caiu nas graças da população, devido à sua praticidade. Porém, poucos sabem que este método de pagamento também pode ser usado em cobranças recorrentes com muito sucesso: basta enviar o QR Code ou o link copia e cola para o cliente em datas programadas.

Pode parecer trabalhoso, mas há meios de automatizar esse processo também.

Boleto bancário com régua de cobrança

Muitos clientes ainda preferem pagar com boleto bancário, por razões como receio de cadastrar dados de pagamento ou mesmo por não ter conta em banco.

Parece fora da realidade da maioria dos moradores dos centros urbanos, mas o Brasil tem dezenas de milhões de pessoas “desbancarizadas”, e para eles a única forma de pagamento possível – além do dinheiro vivo – é o boleto.

E, para evitar inadimplência, você pode automatizar a régua de cobrança e gerar lembretes alguns dias antes do vencimento (e também depois da data, caso o pagamento não tenha sido feito).

Débito em conta

A cobrança por débito em conta também permite evitar a inadimplência, já que o pagamento não depende de uma ação do cliente: basta programar uma data de vencimento conveniente para o cliente e o pagamento é feito automaticamente a cada mês.

Como fazer a cobrança recorrente de seguros?

Para aderir à cobrança recorrente de seguros, é preciso usar uma plataforma de pagamentos especializada em recorrência. Por meio dela, é possível incluir as informações dos seus clientes e agendar a data em que deve ser feita a cobrança todo mês.

O processo varia conforme o método de pagamento escolhido pelo cliente. A partir da configuração, a plataforma envia automaticamente um aviso ao cliente de que a fatura está disponível – ou que o pagamento foi concluído, como nos casos do cartão de crédito e do débito em conta.

Para cada um deles, uma boa plataforma deve oferecer meios de lidar com a falta de pagamento. Isso inclui envios automáticos de avisos ou outras medidas, como as retentativas de cobrança.

Também é importante que a ferramenta ofereça meios de acompanhar métricas e dados para embasar suas decisões. Além disso, na hora de escolher a solução, é importante pensar em segurança – afinal, você estará lidando com dados sensíveis dos clientes, como o número do cartão, endereço, dados de contato, entre outros.

Portanto, prefira parceiros que possuem o principal certificado de segurança para cartões do mercado, chamado de PCI Compliance. Assim você garante que está lidando com uma empresa séria e não oferecerá risco aos seus segurados.

Benefícios da plataforma de cobrança recorrente para os clientes

Além de ser útil para sua empresa, adotar uma plataforma de pagamentos recorrentes pode garantir algumas vantagens para os seus clientes.

Confira as principais:

  • Comodidade: o pagamento do prêmio para sua seguradora a cada mês não precisa ser mais uma preocupação para os segurados, pois há meios de automatizar o processo
  • Limite do cartão: para quem paga no cartão de crédito, cada mensalidade é lançada separadamente, sem comprometer o limite
  • Segurança: usando uma plataforma profissional, você garante ao cliente que não haverá falhas ou contratempos em relação ao valor pago ou seus dados pessoais e bancários – é o que se espera de uma seguradora, não é mesmo?
  • Organização: com o pagamento sendo cobrado e debitado sempre na mesma época, fica mais fácil organizar as contas, sem risco de transtornos por esquecer do pagamento no fim do mês.

Como escolher uma boa plataforma de cobrança recorrente?

Existem muitas plataformas de pagamentos recorrentes disponíveis no mercado. Por isso, é preciso escolher uma que se ajuste às necessidades da sua seguradora.

Um bom sistema precisa ser simples de usar, com processos intuitivos para cadastrar cada cliente e seu método de pagamento escolhido. Além disso, você pode precisar de auxílio, por isso, prefira empresas que ofereçam tutoriais de uso e suporte.

Se você oferece seus produtos diretamente pela internet, o ideal é contar com um sistema que tenha página de checkout transparente, para não precisar redirecionar o usuário que fechar uma compra. E, se houver necessidade de integração com sua plataforma, existem boas opções de APIs

Em relação à segurança, procure uma empresa que conte com certificado de segurança PCI Compliance no nível máximo, para garantir que não há problemas.

A Vindi conta com todos esses diferenciais, além de ser referência nacional no mercado de cobrança recorrente. Veja como o nosso ecossistema de pagamentos pode ajudar as principais seguradoras do mercado!

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