Novidade na Vindi. Melhoramos o painel de indicadores, para facilitar ainda mais a análise de dados do seu negócio.

Esse painel, foca nas métricas SaaS que realmente importam para a sua empresa e mostram o caminho do crescimento. E agora, ele está ainda melhor!

Sabe o que isso significa?

Que você não precisa mais calcular seus indicadores manualmente ou gerenciar várias planilhas: basta acessar seu painel de indicadores e acompanhar tudo em gráficos visuais

As métricas MRR, churn-rate, número de assinaturas e outros dados, estão melhores do ponto de vista de visualização e de negócio, dentro do dashboard da Vindi.

Vamos explicar como funciona a nova ferramenta nos tópicos a seguir:

Leia com atenção e explore os benefícios dessa novidade. 

Conheça o novo painel de indicadores do dashboard Vindi

O novo painel de indicadores do Dashboard Vindi vai acelerar a tomada de decisão no seu negócio e poupar o seu tempo.

Basicamente, ele é uma nova forma de acompanhar as principais métricas de desempenho das empresas que trabalham com recorrência.

Em vez de gastar horas calculando esses indicadores, você terá um painel pronto com gráficos altamente visuais e poderá comparar diferentes períodos e resultados da sua empresa.

Lembrando que as métricas são parâmetros que você usa para analisar o desempenho do seu negócio, geralmente relacionadas ao faturamento, ao número de assinaturas, à taxa de cancelamentos, etc.

Sabemos como é complicado acompanhar esses dados quando você tem um grande volume de clientes e assinaturas, e a tecnologia está aqui para resolver esse problema.

Graças ao nosso time de especialistas em Analytics e Dados, você já conta com um painel completo para monitorar métricas SaaS em poucos cliques, diretamente no seu Dashboard Vindi.

Conheça melhor as métricas SaaS na nossa Playlist do Youtube sobre o tema. Veja o primeiro vídeo da série abaixo:

Principais funcionalidades do painel de indicadores

O painel de indicadores é mais um recurso da Vindi que traz muito mais praticidade para suas análises do dia a dia.

Hoje, você já confere os principais dados do seu negócio na tela inicial, como número de assinaturas ativas, ticket médio, cobranças feitas e vencidas, pagamentos recebidos, etc.

Com a chegada do painel de indicadores, você terá novos KPIs (indicadores-chave de desempenho) para analisar, com direito a gráficos comparativos e valores históricos. 

Os principais são a Receita Recorrente Mensal ou MRR (do inglês Monthly Recurring Revenue), assinaturas ativas e Churn Rate

No painel de indicadores, você poderá visualizar a variação da MRR mês a mês e comparar o status atual com períodos anteriores.

Dessa forma, ficará mais fácil analisar o crescimento da sua operação.

Outra função interessante é o cálculo do saldo entre o novo MRR (novas assinaturas criadas) e o MRR cancelado (receitas que deixaram de entrar após cancelamento da assinatura).

Você também conseguirá analisar a quantidade de assinaturas ativas no período e a Churn Rate, que nada mais é do que a razão entre o número de assinaturas canceladas durante o mês e o saldo de assinaturas no início do mesmo período.

Para completar, o painel mostra o saldo entre a criação e o cancelamento de assinaturas.

Quem pode usar e como ativar

Todos os clientes Vindi que trabalham com assinaturas e têm um fluxo de recebimentos recorrente já estão com o painel de indicadores disponível no Dashboard.

Basta fazer login na sua plataforma e acessar a área de dashboards.

Se você não conseguir acessar a nova funcionalidade, pode abrir um chamado de atendimento na Vindi para solicitar a liberação. 

Em alguns casos, a ferramenta pode não estar disponível, como quando o cliente não trabalha com assinaturas ou ainda não tem um volume mínimo de transações.

Por que acompanhar os indicadores no dashboard?

Você já deve ter ouvido falar que os dados são o novo petróleo.

De fato, a informação se tornou o recurso mais valioso para as empresas, pois a partir dela é possível traçar estratégias certeiras e criar vantagem competitiva com base em dados concretos.

Hoje, quem não acompanha dados corre o risco de ficar para trás, pois eles revelam o caminho do crescimento.

De acordo com a pesquisa Data Paradox, realizada pela Forrester Consulting e publicada na Istoé, 73% das empresas no Brasil possuem negócios orientados por dados, mas apenas 28% conseguem tratá-los do jeito certo para ter informações relevantes.

Na prática, não é tão difícil coletar grandes volumes de dados: o desafio real é transformar toda essa matéria bruta em insights para o negócio.

E é exatamente isso que o painel de indicadores do Dashboard Vindi faz por você.

Ele compila, interpreta e apresenta os dados de assinaturas e receitas do seu negócio para que você não perca tempo com cálculos e foque somente na análise estratégica.  

Assim, você terá uma visão muito mais precisa do desempenho da sua empresa e saberá quais caminhos seguir para continuar crescendo.

Saiba mais sobre como usar as métricas SaaS de forma estratégica ouvindo o podcast abaixo:

Veja as principais métricas da recorrência na prática:

Já falamos bastante sobre as métricas da recorrência por aqui, mas não custa relembrar.

Além disso, mostramos na prática como é a visão dos gráficos e dados na prática, dentro do dashboard da Vindi. 

  • Receita Recorrente Mensal (MRR): representa toda a receita que você recebe mensalmente somando as assinaturas ativas. Veja como está essa visão no dashboard:

    Painel de indicadores - visão do dashboard vindi do gráfico de MRR. Gráfico em barras na cor azul

    Visão do MRR no Dashboard Vindi

  • Nova Receita Recorrente Mensal (Novo MRR): é o incremento de receita recorrente gerado pelas novas assinaturas e clientes adquiridos no mês atual.
  • Receita Recorrente Mensal Cancelada (Churn MRR): representa a receita recorrente que você perdeu neste mês, pelos clientes que cancelaram suas assinaturas ou reduziram seus planos. Saiba como está a visão de MRR Saldo no painel de indicadores SaaS:
    Painel de Indicadores - Visão do MRR Saldo. Gráfico de linhas preenchidas nas cores verde, laranja e azul

    Visão MRR Saldo no painel Vindi

     

  • Assinaturas: acompanhe a evolução da quantidade de assinaturas ativas em uma visão mensalizada. Lembrando que um mesmo cliente pode ter múltiplas assinaturas contratadas. No painel, esse gráfico apresenta também a taxa de cancelamento, ou seja o Churn Rate, de assinaturas. Confira:
    Painel Indicadores - Gráfico Assinaturas e Taxa de Cancelamento. Gráfico de barras azuis representando as assinaturas e linha laranja representando o churn rate.

    Gráfico de Assinaturas e Churn Rate na plataforma

    A segunda visão de assinaturas mostra o saldo entre a criação e o cancelamento de assinaturas.

    As novas assinaturas são aquelas criadas durante o mês de medição, e as canceladas representam o churn do mesmo período.

Experimente agora o novo dashboard Vindi

Agora você já pode experimentar o novo painel de indicadores do Dashboard Vindi e acompanhar seus números mais de perto.

Desenvolvemos mais essa ferramenta pensando em você, que precisa de soluções eficientes para analisar a performance do seu negócio recorrente mês a mês.

Com uma visão clara da sua empresa, você terá condições de conquistar novos clientes, adequar seu modelo de atuação ao mercado e aumentar o volume das suas vendas.

Entendeu a importância do painel de indicadores para o seu negócio recorrente?

Então, acesse agora o novo dashboard!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies