O modelo Xaas (Everything as a service) explora todas as mudanças mais atuais de oferta de serviços e comportamento de consumo.

Além disso, esse modelo, onde vemos empresas oferecendo “tudo como serviço”, é muito mais ágil com potencial para atender públicos em diferentes localidades, ao redor do mundo todo.

Portanto, se você quiser saber o que é XaaS, qual a relação deste modelo com Cloud Computing e quais as maiores vantagens, nós vamos te mostrar agora!

O que é Xaas (Everything as a Service)?

Como já dissemos na introdução deste post, Everything as a Service traduzido significa “tudo como serviço”. Aqui, a letra X está relacionada como uma letra que pode ser trocada por qualquer outra.

Dessa forma, Xaas podem ser empresas SaaS (software as a service) Paas (platform as a service), IaaS (infrastructure as a service) e outras que disponibilizam seus serviços na nuvem.

Além disso, também é cada vez mais comum vermos o surgimento de empresas MaaS (monitoramento como serviço), CaaS (comunicação como serviço), VaaS (voz como serviço) e DaaS (Desktop como serviço).

A lista é grande, e se você refletir um pouco, provavelmente verá que os exemplos já começam a vir à mente.

A natureza digital, ampliada com o crescimento do on demand no mundo, é um dos grandes diferenciais de venda de um Xaas. Você tem fácil acesso, compra com poucos cliques, tem um onboarding mais intuitivo e sem fricção, além de contar com suporte online.

Outro fator comum com a grande maioria dessas empresas é que elas usam a Economia da Recorrência como principal processamento de pagamento.

Ou seja, com a assinatura recorrente e paga através de planos e mensalidades, os clientes têm acesso àquele serviço. Se você quer saber mais sobre essa economia, que está revolucionando o mercado de pagamentos, basta clicar aqui.

Qual a relação do modelo Xaas com Cloud Computing?

A resposta mais direta que podemos dar é: TUDO! Todos esses serviços, por mais diferentes que sejam, têm em comum o Cloud Computing (ou computação na nuvem) para armazenamento dessa tecnologia.

Dessa forma, é com a conectividade e acesso à internet que ficam hospedados os aplicativos, as plataformas e os dados dos clientes. Não é mais necessário instalar hardwares, o que facilita muito o processo de instalação e download.

Você só precisa de um computador com acesso à internet e um navegador! É muito mais simples, e realmente uma ideia que veio para ficar.

Quais as vantagens do modelo Everything as a Service?

Além de todos os benefícios que já foram citados neste texto, o modelo de tudo como serviço garante outras vantagens, tanto para empreendedores quanto para clientes que precisam dessas soluções.

Liberdade geográfica

Seu público e potenciais clientes não estão apenas em uma cidade ou estado. É possível que seus serviços alcancem outros países, sem limites geográficos.

No entanto, é importante que você conheça seu TAM, SAM e SOM. Mesmo com a liberdade oferecida por um XaaS, seu negócio precisa crescer com sustentabilidade, garantindo que todos os passos sejam implementados com segurança.

Mercado em expansão

Sem dúvidas, essa é a grande oportunidade para pequenos e médios negócios, que antes não podiam competir com as gigantes do mercado.

Dessa forma, ao encontrar o nicho de atuação do seu XaaS, é possível formar soluções compatíveis com o mercado e que resolvam dores específicas dos clientes.

Menores custos para usuários

Oferecer produtos e serviços em Cloud Computing é muito mais atrativo do ponto de vista orçamentário do cliente. Antes, toda a instalação e apoio de TI dos programas antigos onerava custos significativos aos assinantes.

Hoje, o custo de implantação e de suporte após a assinatura do contrato são muito menores. E essa vantagem é repassada aos usuários, sem diminuir o lucro da empresa,

Flexibilidade para tornar o XaaS mais escalável

O ajuste dos planos de assinatura com as necessidades dos clientes é outro ponto que merece destaque nas vantagens em ter um XaaS.

Se você oferece um serviço que pode ser personalizado e ajustado com os pedidos dos assinantes, ainda que minimamente, a chances de Churn são reduzidas. Dessa forma, a prioridade é a experiência e o relacionamento com o cliente.

Além disso, com mais flexibilidade, menor Churn Rate e um relacionamento mais próximo, as chances de fazer seu negócio decolar são muito maiores.

Fidelização de clientes

Este ponto está diretamente atrelado à Economia da Recorrência, a responsável por transformar clientes em verdadeiros fãs do negócio.

Com a cobrança recorrente, feita de forma automática e periodicamente, é possível oferecer contratos trimestrais, semestrais e anuais.

Dessa forma, você tem muito mais previsibilidade de receita, e sabe que aquele cliente de longo prazo realmente viu valor no seu negócio

No entanto, para que essa cobrança seja feita de forma eficaz no seu XaaS, você precisa de um parceiro que ofereça essa gestão de pagamentos da forma mais completa e facilitada possível.

Internalizar o billing do seu XaaS é um dos maiores erros, e um dos maiores motivos para que empresas dessa natureza não consigam se sustentar.

Aqui na Vindi, nós oferecemos essa solução e nos orgulhamos de fazer parte da história de mais de 6.000 negócios.

Com a nossa plataforma, você pode vender através de planos, mensalidades e até mesmo fazer vendas avulsas. Além disso, nós temos o gateway de pagamento mais robusto do mercado, além de disponibilizar relatórios e métricas em tempo real para a sua empresa.

Portanto, se você quer saber mais sobre como podemos cuidar dos pagamentos e das cobranças do seu XaaS, clique agora no banner abaixo e fale com um dos nossos especialistas!