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A Vindi esteve presente no maior evento de marketing e vendas da América Latina na última semana, o RD Summit. E, como expositores, milhares de pessoas passaram pelo nosso Stand querendo saber quem era a Vindi e o que a gente fazia. E algumas das perguntas que mais me fizeram foram:

Eu tenho um número X de clientes, a plataforma serve pra mim?

Eu não cobro recorrente, mas tenho um e-commerce, vocês atendem?

E então decidi escrever este texto. Resumidamente, a Vindi tem o papel de automatizar os processos de recebimento, cobrança e gestão de pagamentos.

Se sua empresa precisa disso, então sim, é hora de otimizar esse processo e adotar um sistema de cobrança recorrente ou, se você for um e-commerce, usar uma plataforma que te atenda completamente.

Tá, mas como saber isso? Faça uma breve análise sobre a necessidade de implantar um software de cobrança no seu negócio. Aqui vão algumas questões que vão te ajudar a saber:

Qual é a hora certa de automatizar seus pagamentos

Você precisa entender o momento da sua empresa, em geral, alguns dos aspectos que levam a decisão de automatizar são:

Você faz a parte financeira da sua empresa

Por incrível que pareça, muitas empresas começam a estruturar uma equipe financeira quando estão no limite. Então o dono/CEO muitas vezes fica responsável por todo o processo de emissão e envio de boletos e faturas de cobrança.

Dá para fazer na mão? Sim, ainda mais se o número de clientes ainda é baixo. Mas se a ideia é escalar (e sempre é, afinal ninguém monta uma empresa para ter poucos clientes) sua empresa vai precisar que seu tempo esteja voltado a assuntos mais importantes do que emitir faturas e cobrança todos os meses, concorda?

Seu processo manual demora demais

Falar em recebimento remete apenas ao ato de cobrar mensalmente os clientes. Mas, após gerar a fatura, existe todo um processo.

Em média, emitir uma nota fiscal quando o sistema da prefeitura está bom, leva cerca de 1,5 minutos. Imagine fazer isso 100, 200, 300 vezes ou até mais depois de ter emitido faturas e boletos de cobrança. É um grande tempo gasto.

Além disso tem toda a parte de identificar os clientes pagantes e os não pagantes que precisarão ser cobrados, contabilizar os recebíveis, reemitir as faturas atrasadas. Então, se isso toma muito tempo seu ou do seu financeiro, eu pergunto: vale a pena continuar fazendo tudo na mão?

Você entende a importância da tecnologia para o crescimento

Muitos clientes chegam à Vindi sem nenhum cliente na cobrança recorrente, mas adotam a automação porque apostam no negócio deles e sabem que o número em breve vai ser alto. E então não querem deixar para aplicar tecnologia no processo financeiro só depois.

É importante falar que, neste caso citado, nós temos uma equipe de Sucesso do Cliente que faz todo o onboarding e acompanha as primeiras vendas em prol da obtenção de sucessos tanto no uso da plataforma como na aquisição de clientes.

Se você ainda cobra no dinheiro

Pasmem ou não, algumas empresas B2B disseram que ainda têm clientes que pagam no dinheiro. Adotar um modelo de cobrança digital vai “obrigar” esse cliente a pagar para você no modelo automatizado, ainda que seja pelo boleto online.

O que você precisa fazer para convencê-lo a migrar é destacar todos os pontos positivos do modelo:

  • Evita atrasos;
  • Dispensa a ida ao banco para depósito bancário;
  • Garante acúmulo de milhas no cartão;
  • Traz maior comodidade (neste caso, para ambos os lados) e etc.

Sem dúvida, a cobrança automática melhora a experiência do seu cliente na hora do pagamento e otimiza o controle de recebíveis e inadimplência da sua empresa.

Se você precisa oferecer mais de uma forma de pagamento

Achei interessante que, ao perguntar como fazia para cobrar seus clientes, uma das pessoas me respondeu que usa três ferramentas diferentes de cobrança: um para boleto, um para recorrência e outra para as vendas pontuais.

Como é que dá para organizar isso tudo? Usando um software que reúne tudo em um lugar só, sem dúvidas.

Às vezes você usa diversas ferramentas, paga taxas absurdas em cada uma delas e ainda tem que organizar tudo em planilhas. Se você faz isso, nem precisa pensar: você PRECISA de uma plataforma de cobrança automatizada.

Se você precisa de gateway

Se tem um segmento do modelo de vendas online que precisa de um gateway é o e-commerce. Internalizar esse processo implica em um custo altíssimo e, sem esse tipo de segurança uma empresa fecha as operações por não conseguir sustentar os problemas com fraudes.

A Vindi conta com a certificação máxima do PCI Compliance para garantir a segurança em todos os sentidos. Afinal, de fato, a gente se especializa em entregar o que você precisa no que tange a pagamento para você se preocupar com outras coisas.

Esses tópicos te ajudam a pensar, mas existem muitos outros fatores que podem te fazer enxergar essa necessidade.

Se você consegue manter um bom controle de pagamento, não tem problemas com taxas ao usar várias ferramentas e a parte financeira da sua empresa vai bem sem automatizar, continue fazendo manualmente até entender que precisa. Mas na hora de contratar uma ferramenta de automação de pagamentos você precisa estar ciente de que, de fato, é a hora exata.

Author

A Equipe de redação Vindi é formada pela área de sucesso do cliente, marketing, financeira e vendas. Todo mundo contribui para que você fique informado sobre tudo em assinaturas, pagamento on-line e Saas.