O modelo Device as a service (DaaS), ou dispositivo como serviço, veio para facilitar o dia a dia de empresas (e por que não pessoas físicas) que precisam de infraestrutura tecnológica.

Além disso, essa é mais uma opção que tem tudo a ver com a Economia do Acesso, onde não é mais preciso ter posse para consumir. Vamos entender melhor sobre o que é e como funciona o DaaS?

O que é Device as a Service (DaaS)

No mercado de SaaS, basicamente, Device as a Service é a oferta de dispositivos em geral, como PC’s, impressoras, softwares, smartphones e tudo o que é relacionado com tecnologia. 

Funciona como um verdadeiro serviço sob demanda, o que facilita muito o dia a dia de empresas que querem crescer com mais sustentabilidade, aumentando a estrutura conforme a necessidade.

Além disso, a atualização de hardwares e outros sistemas também é muito mais ágil, já que os custos de manutenção também estão nesse pacote.

E se você pensa que apenas as áreas de TI se beneficiam com a contratação de um DaaS, saiba que esse serviço está virando moda em empresas de todos os portes, desde pequenas até multinacionais!

Como funciona o Device as a Service?

Com um mercado bem recente, mas em crescimento acelerado, o modelo DaaS é baseado na recorrência, com a oferta de planos e assinaturas.

Dentro deste contrato, também é definido um SLA de atendimento, considerando as manutenções e consertos ao longo do tempo de relacionamento entre empresas.

A partir daí, toda a adaptação e integração dos serviços oferecidos começa a funcionar. Dependendo do modelo escolhido, é possível escalonar novas contratações e possibilidades de upsell no meio do caminho.

Entre os maiores benefícios de contratar um DaaS, temos: 

  • Capacidade de aumentar e diminuir os dispositivos conforme a necessidade;
  • Diminuir ou fragmentar o custo de despesas de capital para despesas operacionais;
  • Reduzir a carga de trabalho da equipe de TI para configurar dispositivos e desenvolver soluções;
  • Gerenciamento automático de patches e atualizações.

Quais os exemplos de DaaS?

Diferente de outros modelos as a service, como SaaS, IaaS, PaaS, XaaS e CaaS, uma empresa DaaS precisa de estrutura física, além da computação na nuvem.

Confira alguns exemplos de quem oferece essa infraestrutura tecnológica:

  • HP;
  • Apple;
  • Microsoft;
  • Arklok;
  • Microcity;

E também existem empresas híbridas, que oferecem outras soluções em Cloud Computing, mas possuem estrutura para locação também.

 Device as a Service vs. Desktop as a Service

A grande dúvida que mora na diferenciação de Device com Desktop é exatamente porque os dois carregam o mesmo acrônimo. Com os dois levando o nome de DaaS, é natural que os conceitos possam se confundir.

No entanto, os serviços oferecidos são diferentes, e é preciso tomar cuidado ao entender qual a necessidade do seu negócio.

No Desktop as a service, vemos uma oferta em Cloud, onde um terceiro oferece um desktop virtual em uma máquina virtual. Além disso, esse provedor de serviços hospeda todo o back-end de uma implantação.

Os dois serviços são recorrentes, mas um dispõe de estrutura, e o outro conta com serviços na nuvem que facilita o dia a dia dos desenvolvedores.

Dessa forma, o mais importante na hora de fechar um acordo com um DaaS é entender quais as necessidades e prioridades estratégicas do seu negócio. 

Já vimos aqui que ele pode funcionar para pequenas, médias e grandes empresas. Converse com quem já usa esse serviço, faça orçamentos e, se possível teste por um curto período!

Se você gostou deste artigo sobre Device as a Service, aproveite e leia os outros da nossa série aqui no blog da Vindi! E, se você ainda não se inscreveu na nossa newsletter, é só clicar no banner abaixo!

Assine a Newsletter da Vindi

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies