Saber como usar a Vindi pode ser decisivo para melhorar suas vendas e tomar decisões que ajudem sua empresa a crescer. Afinal, nosso ecossistema de pagamentos digitais e presenciais foi criado com o objetivo de ajudar nossos clientes a venderem mais e sempre. 

As soluções automatizadas da Vindi ajudam a melhorar a produtividade de suas equipes financeiras e poupar recursos com tarefas que podem ser realizadas via sistema. E, para fazer um bom uso da nossa plataforma de pagamentos, é preciso entender o que ela tem a oferecer.

Pensando nisso, preparamos esse artigo para apresentar as nossas funcionalidades. Leia até o fim e saiba como usar a Vindi!

Como usar a Vindi?

Para saber como usar a Vindi da melhor forma possível para melhorar os resultados do seu negócio, é importante conhecer nossas principais soluções. A resposta para as principais dores do seu negócio pode estar nas funcionalidades do nosso ecossistema de pagamentos. 

Por exemplo, você sabia que pode recuperar uma venda em caso de falha no cartão ou não pagamento de boleto? E que, em algumas situações, seu cliente pode comprar com apenas um clique? Todas essas são funcionalidades que podem impactar diretamente nos seus resultados, por isso vale a pena entender cada uma delas.

O que é a Vindi?

A Vindi é um ecossistema completo de pagamentos com soluções criadas para receber pagamentos digitais por vendas avulsas ou na recorrência – ou seja, no formato de mensalidades e assinaturas. Nosso objetivo é digitalizar, rentabilizar e escalar empresas sem que o cliente precise entender de programação.

Por que escolher a Vindi para o seu negócio?

A Vindi pode solucionar quatro principais dores dos nossos clientes:

  1. Não perder vendas: evitamos que falhas  de cartão ou o esquecimento por parte dos clientes comprometam seus resultados
  2. Ganhar tempo: aumentamos a produtividade da sua equipe a partir da automatização de tarefas 
  3. Reduzir custos: evitamos despesas com determinadas tarefas manuais
  4. Escalar o negócio: usamos recursos que disponibilizam informações que podem embasar tomadas de decisão importantes para expandir sua empresa.

O que é a Vindi Pagamentos?

A Vindi Pagamentos é uma plataforma de transações online que permite receber pagamentos avulsos. Os recursos são voltados a negócios de venda pela internet ou presenciais, com maquininha de cartão.

Quais funcionalidades a Vindi Pagamentos oferece?

A Vindi Pagamentos conta com funcionalidades para automatizar cobranças, evitar prejuízos com fraudes e impedir a perda de vendas em determinadas situações. Conheça cada uma delas abaixo.

Intermediador

A Vindi Pagamentos atua como um intermediador de pagamentos, conectando o seu negócio com as instituições financeiras. Assim, não é preciso lidar com vários contratos, negociações e transações entre bandeiras de cartão, bancos e organizações.

Métodos de Pagamento

Com a Vindi Pagamentos, você pode fazer cobranças pelas principais formas de pagamento do mercado:

O link de pagamento é ideal para quem vende direto pelas redes sociais ou até pelo WhatsApp. Com ele, é possível fazer cobranças individuais e enviar pelo canal digital da sua preferência e não é preciso contar com uma plataforma como e-commerce ou marketplace.

PCI Compliance

A Vindi conta com a certificação PCI Compliance do Nível 1, o mais alto do Padrão de Segurança de Dados do PCI (PCI DSS). Isso significa que a empresa passa recorrentemente por uma auditoria internacional criada para avaliar a segurança de empresas que processam, armazenam e transmitem dados de cartões.

Emails transacionais para cliente e comprador

Com esse recurso, você pode acompanhar a jornada de compra programando envios de e-mail para várias situações – por exemplo, informando sobre o status de aprovação da venda ou ser informado sobre a abertura de uma contestação da compra pelo cliente.

Integrações

O intermediador de pagamentos da Vindi tem mais de 20 integrações com APIs, módulos e plataformas. Assim, é possível ganhar tempo ao gerenciar todas as transações em apenas uma interface, agilizando também a gestão financeira.

Antecipação de recebíveis

O recurso de antecipação de recebíveis permite que você receba à vista valores que seriam pagos dentro de 30 dias, ou valores pagos no crédito. A Vindi conta com duas opções:

  • Pontual: referente a vendas isoladas, conforme sua necessidade
  • Automática: os valores caem na conta 2, 14 ou 30 dias depois de cada venda.

Soft Descriptor

Por meio do Soft Descriptor, é possível personalizar o nome que aparece na fatura do cartão do comprador. Dessa forma, ele pode identificar a compra realizada mais facilmente, o que mitiga a ocorrência de chargebacks – ou seja, a contestação da compra.

Antifraude 

O sistema antifraude incluído nas soluções da Vindi realiza uma análise automática – ou manual, para casos mais críticos – das transações. Esse recurso permite o aumento na aprovação, evitando a recusa de vendas que seriam seguras.

Desta forma, não é preciso investir na  integração de um software apenas com essa finalidade, o que ajuda a reduzir os custos e a burocracia na sua empresa. 

 

Recuperação de vendas

Esse recurso permite que você recupere vendas perdidas por problemas no pagamento. Caso a transação não tenha sido pré-autorizada no cartão ou o boleto não foi pago, o sistema envia automaticamente um e-mail para avisar o consumidor.

Reprocessamento de venda

Esse serviço reverte transações reprovadas no cartão de crédito. Depois de 12 horas, a plataforma processa novamente o pagamento usando outra adquirente.

Em outras palavras, o pagamento é feito a partir de outro sistema responsável por liquidar a transação conectando seu negócio com os bancos e bandeiras de cartões. E, como esse processo é automático, você recupera sua venda sem perder tempo e mobilizar funcionários.

Redundância na emissão de boletos

Com esse recurso, a emissão de boleto bancário está garantida mesmo em caso de falha no sistema do banco responsável pelo documento. Quando isso acontece, o sistema aciona automaticamente outra instituição financeira para emitir o documento, evitando que você deixe de fechar uma venda por uma falha bancária.

Split de pagamentos

O split é uma ferramenta que divide o pagamento digital entre vários recebedores, levando em conta a divisão dos impostos e evitando a bitributação. O recurso ficou conhecido por ser muito utilizado por marketplaces, pois possibilita que a plataforma fique com parte do valor de cada venda, mas também pode ajudar (e muito) diversos  modelos de negócios que contam com mais de um parceiro a receber parte dos valores, tais como fornecedores ou prestadores de serviço. 

O split funciona por meio de API, o que dá autonomia para que você possa gerenciar a ferramenta.

Leia mais:
Split de pagamento: o que é, como funciona e principais vantagens

O que é a Vindi Recorrência?

A Vindi Recorrência é a principal plataforma com foco em negócios recorrentes do mercado brasileiro. Somos pioneiros na oferta de recursos de automação de processos financeiros, gestão de planos e assinaturas e ferramentas para evitar a inadimplência.

Quais funcionalidades a Vindi Recorrência oferece?

A Vindi Recorrência oferece recursos que podem melhorar os resultados da sua empresa sem deixar sua equipe financeira sobrecarregada com cobranças. Confira todas as funcionalidades abaixo.

Gateway de pagamento

O gateway integra o seu estabelecimento com os sistemas das instituições financeiras e adquirentes para liquidar os pagamentos. O sistema é responsável por:

  • Receber os dados do pagamento
  • Criptografar
  • Verificar a aprovação
  • Concluir a transação
  • Armazenar os dados.

Métodos de pagamento

Os métodos de pagamento disponíveis na Vindi Recorrência são:

PCI Compliance

O certificado PCI Compliance de Nível 1, o mais alto do PCI DSS, vale também para a Vindi Recorrência. Esse selo garante a segurança dos dados de pagamento da sua empresa e dos seus consumidores e indica que todos os processos de segurança em transações online são seguidos de forma rígida.

Pix Recorrente

O sistema da Vindi envia a cobrança por Pix com QR Code e código copia e cola. O envio pode ser feito no dia que o usuário escolher, e a frequência também pode ser configurada. O valor entra na conta da empresa em dois horários por dia.

O link de pagamento pode ser programado para ser enviado periodicamente pelo canal digital que o usuário escolher – pode ser e-mail, chatbot, redes sociais ou algum outro. A configuração é feita direto na plataforma, sem necessidade de auxílio ou suporte.

A cobrança pode ser feita por cartão de crédito, boleto ou Pix (se habilitado na Vindi Pagamentos). Assim, é possível fazer vendas recorrentes usando um método de cobrança de apoio, sem a necessidade de ter um site.

Página de pagamento

A página de pagamento funciona como se fosse uma vitrine virtual, em que qualquer pessoa pode comprar um item avulso ou um plano de assinatura. Ao contrário do link, que é personalizado conforme o comprador, a mesma página vale para várias transações e, por isso, é uma solução voltada para negócios que vendem em escala maior.

Você pode personalizar essa página conforme a identidade visual da sua marca, podendo  inserir seu logo, escolher o plano de fundo e configurar a cor do header (cabeçalho da página) sem conhecer nada de linguagem HTML.

Leia mais:
Saiba tudo sobre a página de pagamentos da Vindi

Integração via API

A plataforma da Vindi Recorrência tem mais de 30 integrações via API. Com elas, é possível ter acesso a partir da mesma interface a soluções como emissão de notas fiscais, antifraude e ERP. Assim, não é preciso se preocupar com o desenvolvimento de integrações paralelas.

Transação de verificação

A transação de verificação é uma solução criada para que clientes que usam API tenham a garantia de que o cartão de crédito informado por quem pretende adquirir seus produtos ou serviços é válido. Para isso, o sistema da Vindi faz uma cobrança de um valor pequeno, de até R$ 1. E, assim, não há risco de ter no cadastro um meio de pagamento inválido.

Pré-autorização de cartões

A pré-autorização também serve para testar se o titular do cartão de crédito tem saldo disponível para realizar determinada transação. A solução consiste no bloqueio temporário do saldo disponível no cartão.

Assim, negócios como locadoras de veículos, que exigem garantias de pagamento, podem consultar se o locatário tem limite para cobrir possíveis despesas – como danos em um automóvel, por exemplo.

Compra com um clique

Esse recurso permite que o usuário que já comprou pela plataforma não precise preencher novamente seus dados a partir de uma segunda compra. Ou seja, basta clicar uma vez – desde que já tenha feito o cadastro. A ideia desse recurso é melhorar a experiência do cliente, principalmente em e-commerces.

Relatórios

A plataforma da Vindi conta com a emissão automática de relatórios para negócios recorrentesCom eles, é possível obter dados dentro de um intervalo à sua escolha para acompanhar aspectos como:

  • Cobranças
  • Usuários
  • Transações
  • Assinaturas
  • Inadimplência.
  • Métricas como MRR, CAC, LTV, Ticket Médio e mais

São informações que podem embasar tomadas de decisão, ajudando a reduzir custos e ampliar a atuação do seu negócio.

Régua de cobrança

A régua de cobrança é uma série de lembretes e notificações de cobrança que podem ser enviadas da forma como você configurar, com objetivo de combater a inadimplência na recorrência. Os disparos podem ser feitos por e-mail ou SMS.

Uma boa forma de reverter casos de inadimplência é programar envios para clientes avisando sobre a data de vencimento. A funcionalidade também é uma forma amigável de relembrar clientes que não pagaram uma mensalidade 5, 10 e 20 dias após a data de vencimento.

Retentativas Simples

O sistema de retentativas de cobrança no cartão de crédito permite a repetição de uma transação rejeitada. No caso da retentativa simples, que realiza uma tentativa automática  a cada três dias após a reprovação, aumentando as chances de que a cobrança seja feita quando o cartão tenha crédito disponível novamente, caso seja esse o motivo da recusa inicial.

Retentativa Inteligente de Saldo

Na retentativa inteligente de saldo, o sistema da Vindi Recorrência identifica por meio de análise de dados históricos qual a melhor data para repetir a cobrança, aumentando o índice de efetividade da aprovação em até 18 pontos percentuais.

Retentativa Inteligente com Troca de Adquirente

Nessa solução, o sistema repete a cobrança usando outra adquirente – ou seja, uma empresa diferente será responsável pela conexão entre bancos, instituições financeiras e bandeiras de cartão. Assim, uma eventual falha nesse processo não será problema.

Retentativa Inteligente com Troca de Perfil de Pagamento

Já a retentativa com troca de perfil de pagamento é a repetição da cobrança em outro cartão que tenha sido cadastrado pelo mesmo cliente. Este recurso é implementado depois que outras retentativas não conseguem recuperar a transação e pode ser ativado em poucos cliques no painel da plataforma.

Dashboard SaaS

A Vindi Recorrência tem um dashboard criado para facilitar a vida das empresas que atuam no modelo recorrente, incluindo desenvolvedoras de SaaS (Software as a Service). Nosso sistema conta com KPIs que ajudam na análise dos assinantes deste nicho, com gráficos comparativos e dados históricos. 

Assim, é possível comparar o desempenho atual e passado de uma empresa para embasar decisões. Os relatórios podem ser acessados diretamente pelos clientes elegíveis.

Renova Vindi

O Renova Vindi é um sistema criado para possibilitar a identificação de cobranças  negadas por substituição de um cartão de crédito Elo por outro de mesma bandeira. Feita a identificação, a retentativa é feita em cima do novo cartão, sem que o comprador precise cadastrar os novos dados.

Renova Cartões

O Renova Cartões age de forma complementar, permitindo a substituição de cartões cancelados ou expirados das bandeiras Visa e Master. O processo funciona por meio da tokenização de bandeira, uma tecnologia que substitui os dados do cartão por caracteres aleatórios, aumentando a segurança da transação e potencializando a taxa de aprovação..

Split de pagamentos recorrentes

A Vindi também conta com a tecnologia do split de pagamento na recorrência, permitindo dividir e distribuir automaticamente os valores de vendas. Você define as regras de divisão e todo o valor referente ao imposto também é separado para evitar bitributação.

A solução é voltada para negócios com mais de um participante na cadeia de pagamentos com cobrança no formato de planos e assinaturas – como escolas e cursos, franquias, infoprodutos, planos de saúde, imobiliárias, entre outros.

Trata-se de uma funcionalidade ideal para otimizar o processamento de pagamento de parceiros (comissionamento). A ferramenta reduz custos com transferências, tributação e mão de obra; permite ganho de tempo com automatização e realiza divisão de valores de maneira customizada, sendo possível configurar valores fixos ou percentuais para cada um dos participantes. 

Leia também:
Saiba tudo sobre o split na recorrência da Vindi

Ainda em dúvida sobre como usar a Vindi?

Se você ainda procura alguma informação relacionada a como usar a Vindi, pode ser que sua dúvida já esteja respondida na nossa seção de Perguntas Frequentes.

Se você ainda tiver alguma dúvida, envie sua pergunta no nosso formulário.

Comece a usar a Vindi hoje mesmo

A Vindi é uma plataforma de pagamentos com soluções para negócios de vários tipos. Seja qual for seu nicho e o tamanho da sua empresa, nossas funcionalidades podem ajudar a melhorar seus resultados de várias formas.

Entre em contato com um dos nossos especialistas e saiba mais.Banner Blog Fale com Especialista 1

Qual a melhor plataforma de pagamento recorrente?

A melhor plataforma de pagamento recorrente para sua empresa deve oferecer funcionalidades que ajudem a implementar um modelo de assinaturas sem se preocupar com inadimplência. A Vindi Recorrência é pioneira na oferta de recursos para automatizar processos, aumentando a produtividade da sua equipe e evitando perdas de vendas. A plataforma oferece recursos que podem melhorar os resultados sem deixar sua equipe financeira sobrecarregada com cobranças.

Quais funcionalidades a Vindi Recorrência oferece?

A Vindi Recorrência usa um gateway para liquidar os pagamentos com segurança e aceita diversos métodos de cobrança. O cartão de crédito pode ser cadastrado para cobranças automáticas em lançamentos únicos, sem comprometer o limite. Também há outras formas de pagamento, como boleto bancário, Pix, débito em conta e carteiras digitais. Outros recursos oferecidos são as retentativas de cobrança inteligente, a renovação de cartões e a emissão automática de relatórios.

O que é Pix Vindi?

Pix Vindi é o método de pagamento que permite o uso do Pix em cobranças recorrentes, com assinaturas ou mensalidades. A cobrança é feita de forma automática pela plataforma nas datas previstas de cobrança. Na data indicada, o consumidor recebe um QR Code ou o código Copia e Cola e pode pagar rapidamente pelo celular. Essa modalidade usa o gateway da Vindi Pagamentos e os recursos de assinaturas da Vindi Recorrência.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies