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Consumidores buscam facilidade. Por isso, a compra com um clique se tornou uma estratégia perfeita para quem não quer perder vendas para o concorrente. Pois ela ajuda  a oferecer uma experiência de compra fácil e segura.

Você sabe que um dos principais motivos que levam ao abandono do carrinho é um checkout demorado, cheio de perguntas desnecessárias e formulários extensos. Então, o que acontece se você eliminar essas etapas? Mais conversões.

Abaixo, vamos falar das principais vantagens da compra com um clique, continue lendo!

Amazon, o grande começo

Não dá para falar em compra com um clique sem citar a Amazon. Pois, a empresa transformou a ideia de checkout, sendo a grande pioneira dessa tecnologia. Foi 1999 que a marca lançou o seu one buy click.

O serviço funcionava (e ainda funciona) da seguinte forma: na primeira compra de um consumidor, a Amazon armazena as informações, permitindo que os usuários possam finalizar seus próximos pedidos com apenas um clique.

Isso é possível porque a pessoa já preencheu seus dados pessoais, endereço de entrega e cartão de crédito na primeira compra. Então, a empresa percebeu que forçá-lo a informar tudo de novo era uma barreira desnecessária.

Desde que a marca anunciou a compra com um clique, outros e-commerces enxergaram sua facilidade. Porém, a patente do one buy click pertencia a Amazon e quem quisesse usar a tecnologia precisava pagar uma licença à empresa ou desenvolver sua própria plataforma.

Mas, em 2017 a patente da Amazon pelo one buy click expirou, estando agora liberada para uso.

Por que oferecer compra com um clique é diferencial?

Como comentamos lá no começo desse texto, a compra com um clique é uma ferramenta poderosa para diminuir a taxa de abandono do carrinho. Mas, além disso, ela ajuda a fidelizar clientes e é essencial na era do m-commerce.

Mais conversões

Qual e-commerce não quer aumentar seu faturamento? Para isso, é preciso entender os principais motivos que fazem um potencial cliente desistir da compra. Sabemos que pode ser porque ele está na fase de pesquisa e ainda não quer comprar, o valor do frete é mais alto do que ele esperava e tantas outras causas.

Mas, sem dúvidas, a burocracia é um grande inimigo das conversões. Além de ser chato preencher formulários, quando o seu processo de checkout é longo, o usuário tem tempo de repensar se realmente precisa daquele item. Com isso, ele pode deixar para finalizar o pedido depois (ou nunca).

A compra com um clique elimina esses problemas. Além de evitar desistência por erros de digitação no preenchimento dos dados.

Mais fidelização

Se o consumidor já sabe que é fácil comprar com você, a chance dele ir para o concorrente é muito menor. Quando a experiência do usuário é positiva, muitas vezes ele prefere pagar um pouco mais em seu site do que perder minutos preenchendo de novo suas informações em outro e-commerce.

É, claro, que fidelização também depende de outros fatores, como qualidade de atendimento e disponibilidade de produtos. Mas a compra com um clique, pela facilidade, ajuda a deixar seus clientes engajados.  

Mais rapidez

O 38º Webshoppers, pesquisa anual da Ebit/Nielsen, apontou que 32% dos pedidos feitos em e-commerces no primeiro semestre de 2018 aconteceram por meio de um dispositivo móvel.

Esse dado só confirma a importância de sua loja virtual estar preparada para a era dos celulares e tablets, incluindo seu checkout. Além das telas menores, os dispositivos móveis tem a característica de agilidade.

Por isso, a compra com um clique acaba aumentando as chances de conversão. Já que ele não precisa preencher nada ou inserir dados do seu cartão de crédito em público.

Compra com um clique é segura?

A segurança é um assunto primordial quando falamos em compra com um clique. Afinal, você vai armazenar dados sensíveis do seu cliente, como o número de cartão de crédito.

É, por isso, que é importante procurar empresas de pagamento que contam com a certificação mais alta do PCI Compliance. Esse padrão internacional de segurança garante que as informações armazenadas estejam protegidas de ataques.   

Se quiser entender mais sobre esse assunto, não deixe de ler nosso post “PCI Compliance: o que é e por que sua empresa deveria se preocupar com isso?

Como implementar a compra com um clique?

Se você quer oferecer a compra com um clique aos seus consumidores, a melhor maneira é procurar um parceiro que ofereça essa tecnologia, como um gateway de pagamento.

A Vindi é hoje uma das principais plataformas de pagamento que ajudam a melhor a experiência do usuário por meio do checkout transparente e também da compra com um clique. Não deixe de entrar em contato com a gente!

Agilidade e conveniência. Essas são duas palavras que definem a compra com um clique. Então, se você quer aumentar suas conversões, melhorar a experiência do usuário e se destacar da concorrência aposte nessa tecnologia.  

Author

Especialista em Marketing de Conteúdo, escreve há mais de seis anos sobre e-commerce, meios de pagamento, tecnologia e viagens.