A compra com um clique é a estratégia perfeita para quem não quer perder vendas na última hora. 

Afinal, essa ferramenta ajuda a oferecer uma experiência de compra fácil e segura.

De acordo com uma pesquisa da Opinion Box, 78% dos consumidores afirmam ter o hábito de desistir de uma compra na reta final.

E um dos principais motivos que levam ao abandono de carrinho é um checkout demorado, cheio de perguntas desnecessárias e formulários extensos.

Então, o que acontece se você eliminar essas etapas? Mais conversões.

A seguir, vamos falar das principais vantagens da compra com um clique, então continue lendo!

O que é compra com um clique?

A compra com 1 clique é um recurso criado para facilitar o processo de cobrança em e-commerces a partir do cadastro dos dados do usuário.

Por esse sistema, a tela de checkout na primeira compra de um usuário em determinada loja virtual tem uma opção para autorizar o registro de seus dados pessoais e de pagamento.

Se ele marcar que autoriza, o sistema vai registrar todas as informações para que, nas próximas compras, ele não precise mais repetir o cadastro.

Ou seja, sempre que ele estiver no mesmo site, vai poder comprar com um clique.

Essa prática ajuda a melhorar a experiência do cliente e reduzir a taxa de abandono de carrinho, aumentando as conversões do negócio.

Como surgiu a compra com 1 clique?

Não dá para falar em compra com um clique sem citar a Amazon.

A empresa transformou a ideia de checkout e foi a grande pioneira dessa tecnologia a partir de 1999, quando lançou o seu one buy click.

O serviço funcionava (e ainda funciona) da seguinte forma: na primeira compra de um consumidor, a Amazon armazena as informações, permitindo que os usuários possam finalizar seus próximos pedidos com apenas um clique.

Isso é possível porque a pessoa já preencheu seus dados pessoais, endereço de entrega e cartão de crédito na primeira compra.

Então, a empresa percebeu que forçá-lo a informar tudo de novo era uma barreira desnecessária.

Desde que a marca anunciou a compra com um clique, outros e-commerces enxergaram sua facilidade.

Porém, a patente do one buy click pertencia à Amazon e quem quisesse usar a tecnologia precisava pagar uma licença à empresa ou desenvolver sua própria plataforma.

Em 2017, a patente da Amazon (texto em inglês) sobre o one buy click expirou e a tecnologia foi liberada para uso.

Quais as vantagens de oferecer compra com 1 clique?

Como comentamos no início do texto, a compra com um clique é uma ferramenta poderosa para diminuir a taxa de abandono do carrinho.

Além disso, ela ajuda a fidelizar clientes e é essencial na era do m-commerce.

Vamos conhecer detalhes sobre as suas vantagens agora!

Mais conversões

Qual e-commerce não quer aumentar seu faturamento?

Para isso, é preciso entender os principais motivos que fazem um potencial cliente desistir da compra.

Sabemos que pode ser porque ele está na fase de pesquisa e ainda não quer comprar, porque o valor do frete é mais alto do que ele esperava e tantas outras causas.

Sem dúvidas, a burocracia é uma grande inimiga das conversões.

Além de ser chato preencher formulários, quando o seu processo de checkout é longo, o usuário tem tempo de repensar se realmente precisa daquele item.

Assim, ele pode deixar para finalizar o pedido depois (ou nunca).

A compra com um clique elimina esses problemas, além de evitar desistência até por erros de digitação no preenchimento dos dados.

Mais fidelização

Se o consumidor já sabe que é fácil comprar com você, a chance de ele ir para o concorrente é muito menor.

Quando a experiência do usuário é positiva, muitas vezes ele prefere até pagar um pouco mais em seu site do que perder minutos preenchendo de novo suas informações em outro e-commerce.

É claro que a fidelização também depende de outros fatores, como qualidade de atendimento e disponibilidade de produtos.

Mas a compra com um clique, por sua facilidade, ajuda a deixar seus clientes engajados.

Mais rapidez

O 47º Webshoppers, pesquisa semestral da Ebit/Nielsen, apontou em 2022 um aumento superior a 24% no número de compras feitas a partir de dispositivos móveis em relação a 2021.

Esse dado só confirma a importância de sua loja virtual estar preparada para a era dos celulares e tablets, incluindo o checkout.

Além das telas menores, os dispositivos móveis têm a característica da agilidade.

Por isso, a compra com um clique acaba aumentando as chances de conversão, já que o cliente não precisa preencher nada ou inserir dados do seu cartão de crédito em público.

Compra com 1 clique é segura?

A segurança é um assunto primordial quando falamos em compra com um clique.

Afinal, você vai armazenar dados sensíveis do seu cliente, como o número de cartão de crédito.

É por isso que é importante procurar empresas de pagamento que contam com a certificação mais alta do PCI Compliance, ou PCI DSS.

Esse padrão internacional de segurança garante que as informações armazenadas estejam protegidas de ataques.

Para isso, é preciso que os dados sejam criptografados ou tokenizados.

A criptografia significa que dados sensíveis como o número do cartão de débito ou crédito são convertidos em um código, e apenas quem tem a chave pode ler os valores originais.

Já na tokenização, os dados são transformados em uma sequência de letras e números aleatórios.

Com essas tecnologias, ainda que haja um vazamento, quem tiver o acesso a esses dados não vai conseguir entender o que eles representam.

Para entender mais sobre esse assunto, não deixe de ler o post “PCI Compliance: o que é e por que sua empresa deveria se preocupar com isso?

O que compra com um clique tem a ver com PCI?

Quando o cliente usa seu cartão para fazer uma compra, ele está confiando que o ambiente é seguro.

Na compra com 1 clique, essa necessidade é ainda maior, já que os dados ficam armazenados no sistema da loja virtual.

Por isso, para poder aceitar ou processar transações com cartão, é obrigatório ter o PCI DSS ou contratar uma plataforma de pagamentos que possua a certificação.

Para obter o selo, a empresa precisa comprovar que adota de várias medidas de segurança como as que explicamos no tópico anterior.

Afinal, dados como número do cartão, código de segurança, senha e data de validade podem ser usados por criminosos.

Além disso, a plataforma que quiser contar com o certificado precisa provar que protege também nome, endereço, RG e CPF dos consumidores.

É por causa dessas medidas que o pagamento pela internet com cartão vem se popularizando tanto.

E como o selo é obrigatório para aceitar cartão, você já sabe que qualquer loja virtual que oferece a facilidade da compra com 1 clique é certificada.

Portanto, é segura.

Como é feita a segurança da compra com 1 clique?

A segurança da compra com um clique tem como base a tokenização, como mencionamos alguns tópicos acima

Essa tecnologia “disfarça” seus dados pessoais e de cobrança, ou seja, o número impresso no seu cartão de crédito, a senha e até sua identidade e seu CPF não aparecem no sistema da empresa.

O que aparece é o token – ou seja, aquele emaranhado de caracteres.

Como o registro dos seus dados já foi feito, o sistema pode liquidar novos pagamentos a partir desse código.

Porém, a compra com 1 clique envolve também outras medidas de segurança implementadas pela empresa.

Afinal, quando falamos que “mesmo em caso de vazamento, seus dados seriam incompreensíveis”, esse cenário imaginário significa que muitas outras ações falharam.

Algumas delas são:

  • Criptografia: também esconde os dados, mas permite que eles sejam acessadas por meio de uma chave
  • Autenticação em dois fatores: em determinados sistemas, o usuário precisa passar por uma segunda verificação (além da senha) para fazer login, geralmente fornecendo um código enviado por SMS ou e-mail, ou gerado por um aparelho com essa finalidade
  • Antifraudes: as principais plataformas de pagamento possuem sistemas automatizados que identificam padrões suspeitos e podem reprovar uma transação irregular em poucos segundos.

Como implementar a compra com um clique?

Se você quer oferecer a compra com um clique aos seus consumidores, a melhor maneira é procurar um parceiro que ofereça essa tecnologia, como um gateway de pagamento.

Como já mencionamos acima, esse sistema precisa ter a certificação conforme os padrões do PCI DSS.

Isso é necessário para garantir a segurança dos dados do cliente, evitando dor de cabeça por causa de fraudes.

Por meio da plataforma, os dados informados pelo cliente na hora da compra ficam armazenados para serem acessados nas próximas transações.

Por isso, é preciso ter certeza de que você conta com um sistema que permite o cadastramento dos clientes – o que também é útil para monitorar seu comportamento e ter bons insights para o planejamento do negócio.

Além disso, o checkout precisa ser transparente – ou seja, o cliente não pode ser direcionado para uma página diferente na hora da cobrança.

Caso contrário, ele não conseguirá comprar com um clique.

Continue lendo e confira uma boa alternativa para implantar essa tecnologia no seu negócio.

Como a Vindi pode ajudar?

A Vindi é um ecossistema completo de pagamentos, que oferece soluções para vendas online com facilidade e segurança.

Com nossa plataforma, seu e-commerce pode ter um checkout transparente, eliminando a necessidade de direcionar o cliente para outra página na hora de fazer o pagamento.

Além de possibilitar a compra com um clique, esse sistema evita o abandono do carrinho – já que muitos consumidores sentem insegurança ao precisarem informar seus dados de pagamento em uma página diferente.

Além disso, contamos com o nível 1 do PCI DNS, o mais alto possível.

Isso significa que nosso sistema passa por auditorias todo ano para atestar a segurança das transações.

Tudo isso para ajudar seu negócio a melhorar a experiência do usuário com agilidade e conveniência.

Então, se você quer aumentar suas conversões e se destacar da concorrência, aposte nessa tecnologia.

Quer implementar a compra com 1 clique no seu e-commerce?

Seja cliente Vindi e aproveite esse e muitos outros benefícios do nosso ecossistema completo de pagamentos.

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