Mais de 200 MIL PESSOAS sabem como vender mais e sempre.

Deixe seu e-mail e receba conteúdos exclusivos você também.

Primeiro, você sabe o que é um KPI?

KPI é a sigla em inglês para Key Performance Indicator ou os famosos Indicadores-Chave de Desempenho. 

KPI é uma forma de medir se as iniciativas da empresa estão realmente atendendo aos objetivos propostos. Podendo ser:

  • Primário: ajuda a aumentar os ganhos; ou
  • Secundário: mostra a eficiência dos mesmos, por meio de números ou porcentagem.

Para escolher os KPI´s adequados para sua empresa você precisa estabelecer seus objetivos e definir as atividades para alcançá-los, assim poderá verificar se estão ajudando, ou mesmo, se deve mudar de estratégia.

Alguns exemplos dos KPI´s financeiros adequados para empresas  SaaS e recorrência são:

Margem Bruta: Mostra a porcentagem de lucro que você ganha com cada venda. É um indicador fácil de ser calculado, basta dividir o lucro bruto pelo total das vendas.

Churn Monetário: Valor perdido com os churns de determinado espaço de tempo. Para calcular basta multiplicar o número de clientes perdidos pelo valor da assinatura. Caso você possua planos com diferentes valores, segue o mesmo padrão e faz uma valorização final.

Ponto de equilíbrio: Mostra o valor mínimo de vendas para que consiga saldar seus custos operacionais.

Aproveita que ainda estamos no começo de 2019, junte–se com seu financeiro para alinhar seus KPI´s e cumprir as promessas que foram feitas ainda este ano!

Author

Estudante de Administração, cativada por números e inovações tecnológicas. Tem interesse no mercado financeiro e atua na área de controladoria da Vindi.