Primeiro, você sabe o que é um KPI?

KPI é a sigla em inglês para Key Performance Indicator ou os famosos Indicadores-Chave de Desempenho. 

KPI é uma forma de medir se as iniciativas da empresa estão realmente atendendo aos objetivos propostos. Podendo ser:

  • Primário: ajuda a aumentar os ganhos; ou
  • Secundário: mostra a eficiência dos mesmos, por meio de números ou porcentagem.

Para escolher os KPI´s adequados para a gestão financeira e empresarial da sua empresa você precisa estabelecer seus objetivos e definir as atividades para alcançá-los, assim poderá verificar se estão ajudando, ou mesmo, se deve mudar de estratégia.

Alguns exemplos dos KPI´s financeiros adequados para empresas  SaaS e recorrência são:

Margem Bruta: Mostra a porcentagem de lucro que você ganha com cada venda. É um indicador fácil de ser calculado, basta dividir o lucro bruto pelo total das vendas.

Churn Monetário: Valor perdido com os churns de determinado espaço de tempo. Para calcular basta multiplicar o número de clientes perdidos pelo valor da assinatura. Caso você possua planos com diferentes valores, segue o mesmo padrão e faz uma valorização final.

Ponto de equilíbrio: Mostra o valor mínimo de vendas para que consiga saldar seus custos operacionais.

Aproveita que ainda estamos no começo de 2019, junte–se com seu financeiro para alinhar seus KPI´s e cumprir as promessas que foram feitas ainda este ano!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies