Um sistema para locadoras de veículos precisa ser completo e deve ser escolhido com calma e após muita pesquisa – afinal de contas, trata-se de uma decisão pode definir os rumos do seu negócio. Se você possui ou planeja abrir uma locadora de automóveis, precisa saber como os sistemas mais avançados podem ir além de apenas ajudar a gerir sua frota.

Uma boa plataforma faz todo o principal: administra clientes, pagamentos e finançasEntão, para que você não tenha dúvidas, vamos mostrar neste artigo como a tecnologia pode ajudar a otimizar o funcionamento da sua empresa.

Além disso, você vai descobrir que muitos desses sistemas podem colocar seu negócio em outro patamar, seguindo as últimas tendências do mercado automotivo.

Continue lendo se quiser melhorar seus resultados!

Sistema para locadoras de veículos: o que é e para que serve?

O sistema para locadoras de veículos é uma plataforma criada para gerenciar todas as etapas da operação. Mais do que administrar a frota e os dados de clientes, um bom sistema deve automatizar o processo de cobrança e pagamentos, tirando da empresa a necessidade de se ocupar e ter custos para uma atividade que pode ser feita de maneira mais eficaz.

A expansão do mercado de aluguel de automóveis exige que as locadoras se modernizem e contem com software completosPor isso, vamos dar agora algumas dicas para não errar na hora de escolher um sistema para locadora de veículos.

Como escolher um sistema para locadoras

O processo de escolha da plataforma passa por várias etapas.

Durante a jornada desta leitura, você verá que essas dicas serão bem úteis:

Avalie suas necessidades

O mercado conta com opções de sistemas para locadoras de vários tipos. Alguns são especializados em empresas de menor porte, enquanto outros são feitos para gerir frotas de ônibus e outros veículos.

Por isso, é importante buscar uma alternativa que esteja de acordo com as características da sua empresa.

Prefira SaaS

O SaaS (Software as a Service) é vendido como serviço, conforme o nome sugere, e não como produto. Sua maior vantagem é estar armazenado em uma nuvem de dados e, por isso, não precisa ser instalado e nem ter servidores instalados nas dependências da empresa.

Uma plataforma SaaS pode ser acessada a partir de um navegador como o que você está usando para ler esse texto, onde você estiver.

Monitore sua frota

A gestão de frota por telemetria possibilita que cada veículo da sua frota seja monitorado. Assim, a gestão da locadora pode tomar decisões com base em relatórios gerados pelo sistema a partir do monitoramento.

Mais do que isso, é uma tecnologia útil para garantir a segurança do seu patrimônioPor exemplo, a telemetria ajudou a Localiza a reduzir em 80% o número de carros roubados no primeiro trimestre de 2022, segundo reportagem publicada pelo jornal Valor Econômico.

Automatize suas reservas

O aumento da demanda no mercado de aluguel de veículos exige que as reservas sejam agilizadas.

Uma plataforma completa precisa ter um sistema para automatizar as reservas online. Assim, boa parte dos novos clientes não precisa passar pela burocracia de preencher um cadastro.

Isso aumenta consideravelmente a sua capacidade de atendimento.

Como locadoras gerenciam clientes e finanças

Com tantas mudanças no formato e na demanda pelo aluguel de carros, usar um bom sistema é essencial. Afinal, o aumento no número de interessados por alugar um automóvel é bem maior hoje em dia.

Isso se deve a fatores como o aumento no número de motoristas de aplicativos de transporte, que alugam para trabalhar. Mas não é só isso: fatores como a popularização desses apps como o Uber e a economia de recorrência fazem com que o consumidor não se interesse tanto em comprar um carro.

Afinal, por que gastar dinheiro comprando e arcando com os custos de manter um automóvel em vez de alugar um apenas quando precisar? Tudo isso faz com que seja necessário estar preparado para a demanda.

Aí, entra a importância de adotar um sistema para gerenciar clientes e finanças.

Com um fluxo de clientes alto, a organização é essencial. E, sem o auxílio de um bom software, você e sua equipe vão gastar toda a sua energia e dedicação para tarefas como cobranças e gerenciamento de clientes, por exemplo.

Se você ainda não oferece todas as formas de pagamento disponíveis no mercado, inclusive PIX, é mais um motivo para contar com um fornecedor que garanta isso. Há cada vez mais alternativas de cobrança seguras e fáceis para seu locatário e para você.

Mercado de locadoras tem desafios e oportunidades

As locadoras de veículos tiveram um aumento de 33,5% no faturamento em 2021, em relação ao ano anterior. O valor total, de R$ 23,5 bilhões, representou um recorde histórico, segundo a Revista Veja.

Enquanto aproveitam os bons resultados, as empresas renovam suas frotas e melhoram a qualidade do serviço. O contraste desse dado com a queda de 23,2% na venda de carros novos mostra que o aluguel é a tendência do momento, com muitos consumidores optando por terem carros por assinatura a um bem próprio.

Veja agora um pouco dos desafios e oportunidades para locadoras de veículos:

Panorama do setor

Como falamos acima, o setor de aluguel de veículos está cada vez mais diversificadoO perfil de clientes varia de motoristas de aplicativos, que alugam carros para ter sua fonte de renda, a grandes empresas que terceirizam suas frotas.

Isso sem contar aquele consumidor eventual, que aluga carro apenas em necessidades ou por períodos específicos. 

Por isso, a renovação de frotas tem sido um assunto em alta no mercado. No primeiro trimestre de 2022, ainda segundo a Veja, o número total de carros pertencentes a locadoras aumentou 3,2%, chegando a 1,7 milhão.

E os preços dos veículos seguem aumentando, mesmo com a redução nas vendas, como mostra a Revista IstoÉ. Já segundo uma reportagem do portal UOL, a principal responsável por isso é a crise de escassez de peças.

Esse cenário pode ser desafiador para as empresas do ramo de locação. Por isso, a etapa de aquisição de veículos precisa ser bem planejada.

Benefícios para o cliente

A percepção do cliente é um fator importante para o aquecimento do mercado de aluguel de automóveis.

Para muitos, o carro próprio como um patrimônio (ou até mesmo um item de ostentação) deixou de ser prioridade. E, com tantas modalidades de aluguel de carro disponíveis, muitos escolhem a praticidade.

Por exemplo: moradores de grandes centros não precisam se preocupar em pagar estacionamento mensal. Sem falar nos gastos com manutenção, geralmente maiores conforme a rodagem do veículo.

Se um carro alugado estragar, muitas locadoras oferecem garantias de socorro para o motorista não ficar emperrado – esta vantagem vale principalmente para grandes empresas, que alugam frotas inteiras.

homem ajusta espelho de carro para começar a dirigir
Carros alugados oferecem comodidade a clientes que não enxergam carros como patrimônios (Foto: Freepik)

4 tendências para locadoras de veículos

Quando um mercado está em expansão, como acontece hoje com as locadoras de veículos, é comum surgirem várias tendências. Vamos mostrar quatro delas agora:

1. Carros por assinatura

O modelo de carros por assinatura é um dos principais fatores que contribuem para o crescimento do setor de locação. Basta pagar um valor mensal para ter o carro à disposição sempre que precisar, sem se preocupar com manutenção, seguro ou mesmo o IPVA.

Ao contrário do car sharing, em que o usuário paga por hora, o assinante  fica com o veículo o tempo todo.

O sucesso desse modelo é tanto que até mesmo fabricantes como Volkswagen e Renault já oferecem assinaturas. Inclusive a FCA, dona da Fiat, Chrysler e Jeep, abriu uma empresa com essa finalidade: a Flua.

2. Aluguel avulso

Embora não seja novidade, o modelo clássico de aluguel de carros não saiu de moda. Pelo contrário: a demanda vem aumentando. Há quem não faça questão de ter um carro na garagem, mas pode precisar dirigir eventualmente.

Para muitos, por exemplo, a locomoção na cidade pode ficar por conta de aplicativos, transporte público ou até mesmo a bicicletaPorém, este consumidor pode recorrer ao aluguel avulso para dirigir por um dia ou mais, seja a trabalho ou em um passeio no final de semana.

Tudo isso faz com que as locadoras atendam a um público mais diverso, mesmo no sistema tradicional.

3. Venda de seminovos

Nada se perde nesse ramo. Por isso, a venda de seminovos é mais uma alternativa para as locadoras. Devido aos cuidados e reparos constantes que recebem quando pertencem às frotas, esses automóveis são bem atrativos.

Assim, a empresa evita manter um carro com alta rodagem na frota, mantendo a qualidade, e dá um destino aos veículos que sobraram.

A quilometragem de um seminovo à venda em locadoras geralmente fica em torno de 40 mil a 50 mil. Dependendo das características da utilização, pode chegar a 70 mil ou 80 mil, segundo afirmou o presidente da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (Abla), Marco Aurélio Nazaré, em entrevista ao Estado de São Paulo.

4. Modelo de recorrência

Se você planeja adaptar seu negócio às novas tendências, precisa entender bem a recorrência, e o sistema de pagamentos que você utilizar deve ter suporte a esse modelo.

Somente assim sua empresa conseguirá manter uma base de clientes que paga mensalmente de forma automatizada, sem precisar se preocupar com cobranças de mensalidade atrasadas. Assim, fica mais fácil organizar o fluxo de caixa.

Foi o que fez a Kovi, uma startup de aluguel de veículos com planos de assinatura. Inicialmente voltada a motoristas de aplicativos, a empresa começou a expandir sua área de atuação para tornar-se uma solução de mobilidade voltada a vários públicos.

Deu tão certo que a startup já conseguiu captações milionárias de investimentos. Na última delas, em agosto de 2021, a Kovi recebeu um aporte de US$ 100 milhões de um fundo dos Estados Unidos. 

Ou seja: os investidores entendem o alto potencial da recorrência. Por isso, não fique de fora e veja a seguir como apostar nessa ideia.

site da kovi, startup de aluguel e compra de veículos
Kovi é uma startup que atua com a locação de veículos (Foto: Reprodução)

Recorrência em locadoras: como começar?

Se você leu até aqui, já sabe o quanto é fundamental contar com um software para organizar seus pagamentos. Há muitos no mercado, mas é preciso contar com uma plataforma de pagamentos recorrentes para seguir essa tendência.

Com a plataforma da Vindi, você oferece todas as formas de pagamento possíveis e ainda tem a vantagem de minimizar os impactos da inadimplência, graças a modelos inteligentes e automáticos de retentativas de cobranças, sem afetar o usuário. Ou seja, você não precisa mais se preocupar com os pagamentos e consegue prever sua receita mensal com mais exatidão.

Além disso, o sistema conta com recursos para gestão de assinaturas, controle financeiro e até a criação de novas grades e planos, além de várias outras funcionalidades.

Para saber mais, conheça a plataforma de pagamentos completa da Vindi agora mesmo!

Rate this post

Write A Comment

[data-image-id='gourmet_bg']
[data-image-id='gourmet_bg']
[data-image-id='gourmet']
[data-image-id='gourmet']