Com o nome inspirado na entidade Proteu, da mitologia grega, o Protheus é uma linha de software integrados (ERP/CRM/HCM/SCM) da Totvs. O sistema contempla todos os principais processos das empresas por meio de módulos onde cada um deles corresponde a uma área específica de gestão, possibilitando um gerenciamento das informações de todas áreas.

Baseado na tecnologia By You, o software foi desenvolvido originalmente pela Microsiga, que comprou a Datasul, RM e Logocenter, para, assim, unificar as marcas e mudar o nome para Totvs. Abrangendo todos os processos administrativos e setoriais da empresa, a linha Protheus foi desenvolvida considerando os conceitos de flexibilidade, simplicidade e respeito.

Entre as características do sistema, estão a facilidade de customizar e parametrizar dados, a independência de sistema gerenciador de banco de dados relacional e framework com desenvolvimento robusto baseado em MVC. O módulo Fat, de vendas e faturamento, por exemplo, faz a integração das informações com as demais áreas da empresa. No Protheus, cada módulo é responsável por dezenas de processos de negócios, baseado nas práticas do negócio.

O software nasceu em 1991, sob o nome de Siga Advanced. Ele representou uma evolução dos processos administrativos de produtos que a então Microsiga produzia, aliada à tecnologia de desenvolvimento baseada em metadados. Essa formação permitia flexibilidade à solução, pois os usuários poderiam alterar as características dos formulários, perfonalizando a ferramenta conforme a necessidades.

Já em 1995, surgiu a segunda geração do Siga Advanced, que agregou novos módulos e processos à solução. Em 1996, veio a terceira geração, que apresentou melhorias nos processos de negócio e uma nova interface gráfica, baseada no padrão Microsoft Windows. No ano seguinte, surgiu a quarta geração e o sistema passou a se chamar Siga Advanced Classic, sendo distribuído em dois idiomas, português e espanhol, iniciando o processo de internacionalização do software.

Em 1999, surgiu uma nova geração do software, a Advanced Protheus, que incorporou processos por setor, como construção civil e transporte. Com slogan “Fazendo a vida mais simples”, em 2007, a 10ª geração do software foi chamada Protheus 10, mas, em 2009, a Totvs optou por padronizar a nomenclatura. Depois disso, o sistema passou por algumas mudanças e aperfeiçoamentos.

Ilustração do software

protheus

A última versão foi lançada em setembro de 2014. A linha Microsiga Protheus incorporou uma série de novas funcionalidades. Entre elas, novos guidelines, que foram desenvolvidos no conceito Design Thinking. O sistema possui um conjunto de métodos e processos relacionados à aquisição de dados e informações, análise de conhecimento e propostas de soluções, sempre com foco em usabilidade.

Sobre a Totvs

A Totvs é uma empresa brasileira de software, com sede em São Paulo. Controladora das empresas Microsiga, Datasul e RM Sistemas, é considerada a maior empresa de software da América Latina e líder no mercado brasileiro de ERPs, segundo a FGV10. Além de escritório no Brasil, a companhia possui 5 filiais, incluindo Argentina, México e Estados Unidos, além de 52 franquias, 200 distribuidores e 9 centros de desenvolvimento. Atualmente, a unidade de Joinville conta com aproximadamente mil colaboradores e, em 2014, registrou R$ 1,8 bilhão em receitas.

banner para contato comercial na Vindi

O que achou do software? Compartilhe sua opinião com a gente nos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies