Totvs Protheus: como funciona?

Baseado na tecnologia By You, o software foi desenvolvido originalmente pela Microsiga, que comprou a Datasul, RM e Logocenter, para, assim, unificar as marcas e mudar o nome para Totvs. Abrangendo todos os processos administrativos e setoriais da empresa, a linha Protheus foi desenvolvida considerando os conceitos de flexibilidade, simplicidade e respeito.

Entre as características do sistema, estão a facilidade de customizar e parametrizar dados, a independência de sistema gerenciador de banco de dados relacional e framework com desenvolvimento robusto baseado em MVC. O módulo Fat, de vendas e faturamento, por exemplo, faz a integração das informações com as demais áreas da empresa. No Protheus, cada módulo é responsável por dezenas de processos de negócios, baseado nas práticas do negócio.

O software nasceu em 1991, sob o nome de Siga Advanced. Ele representou uma evolução dos processos administrativos de produtos que a então Microsiga produzia, aliada à tecnologia de desenvolvimento baseada em metadados. Essa formação permitia flexibilidade à solução, pois os usuários poderiam alterar as características dos formulários, perfonalizando a ferramenta conforme a necessidades.

Já em 1995, surgiu a segunda geração do Siga Advanced, que agregou novos módulos e processos à solução. Em 1996, veio a terceira geração, que apresentou melhorias nos processos de negócio e uma nova interface gráfica, baseada no padrão Microsoft Windows. No ano seguinte, surgiu a quarta geração e o sistema passou a se chamar Siga Advanced Classic, sendo distribuído em dois idiomas, português e espanhol, iniciando o processo de internacionalização do software.

Em 1999, surgiu uma nova geração do software, a Advanced Protheus, que incorporou processos por setor, como construção civil e transporte. Com slogan “Fazendo a vida mais simples”, em 2007, a 10ª geração do software foi chamada Protheus 10, mas, em 2009, a Totvs optou por padronizar a nomenclatura. Depois disso, o sistema passou por algumas mudanças e aperfeiçoamentos.

Ilustração do software

protheus

A última versão foi lançada em setembro de 2014. A linha Microsiga Protheus incorporou uma série de novas funcionalidades. Entre elas, novos guidelines, que foram desenvolvidos no conceito Design Thinking. O sistema possui um conjunto de métodos e processos relacionados à aquisição de dados e informações, análise de conhecimento e propostas de soluções, sempre com foco em usabilidade.

Sobre a Totvs

A Totvs é uma empresa brasileira de software, com sede em São Paulo. Controladora das empresas Microsiga, Datasul e RM Sistemas, é considerada a maior empresa de software da América Latina e líder no mercado brasileiro de ERPs, segundo a FGV10. Além de escritório no Brasil, a companhia possui 5 filiais, incluindo Argentina, México e Estados Unidos, além de 52 franquias, 200 distribuidores e 9 centros de desenvolvimento. Atualmente, a unidade de Joinville conta com aproximadamente mil colaboradores e, em 2014, registrou R$ 1,8 bilhão em receitas.

O que achou do software? Compartilhe sua opinião com a gente nos comentários.

Sobre o autor

Rodrigo Dantas
Fundador e CEO da Vindi, plataforma líder em recorrência e criador do maior evento de empresas SaaS e Assinaturas do país, o “Assinaturas Day”.

Você vai gostar também

Gestão Escolar: o que você precisa para melhorar a... A gestão escolar é um método administrativo para otimizar os processos de uma instituição de ensino por meio da integração de áreas. Ela tem o objetiv...
Software de gestão escolar: por que é tão importan... Muitas pessoas esquecem que uma escola particular é, além de uma instituição de ensino, uma empresa. E como toda empresa, ela precisa ter finanças org...
Quais as melhores formas de pagamento para sua esc... Ampliar as formas de pagamento que você oferece em sua escola é uma das melhores maneiras de atrair mais alunos, aumentar o número de matrículas e ver...
Sistema de Gestão Escolar: por que usar? Aumentar a eficiência dos processos institucionais é um dos principais benefícios de um Sistema de Gestão Escolar. Por isso, essa ferramenta é tão imp...