Mais de 200 MIL PESSOAS sabem como vender mais e sempre.

Deixe seu e-mail e receba conteúdos exclusivos você também.

Os desafios do departamento financeiro existem e não podem ser desconsiderados. Cada companhia possui uma realidade, mas todas elas enfrentam os mesmos problemas, com maior ou menor intensidade.

Com o aumento da empresa, crescem também as responsabilidades e compromissos que precisam ser atendidos com prazos cada vez mais curtos. Assim, geram grande quantidade de serviços e tarefas que precisam e devem ser realizadas com precisão.

Entretanto, há procedimentos que realmente levam tempo para se adequar, não podendo ficar o trabalho parado por dados. É aí, então, que surge uma opção que deixará essas atividades do dia a dia mais seguras, rápidas e fáceis. O investimento em tecnologia continua sendo uma boa opção, por isso a VAN (ou van bancária) é um dos destaques para o departamento financeiro.

O que é uma VAN?

Para entender melhor do que se trata e como ela realmente será útil no dia a dia, vamos à sua definição:

VAN é a sigla de Value Added Network, ou Rede de Valor agregado. Trata-se de uma central de comunicação que recebe pedidos de compras e os distribui para as organizações em tempo e formato apropriados. Ela pode fornecer outros serviços similares e é também conhecida como uma rede terceirizada. A Van no Brasil é muito usada por varejistas e grandes empresas de serviços que usam essas “Vans” para receberem dos bancos, adquirentes, gateways e sistemas de processamento, arquivos com dados de pagamento e cobrança. Ela faz justamente o intercâmbio com agentes financeiros.

Por exemplo, em um sistema de intercâmbio eletrônico de dados, uma VAN traduz os códigos utilizados pelo comprador para aqueles usados pelo vendedor e vice-versa. Então, ambas empresas podem ser interligadas sem ter que investir na codificação de sistemas de catalogação.

Quais os benefícios de usar uma VAN?

No cotidiano do setor financeiro é preciso escolher por ações que venham a somar. Dessa forma, agregam opções de ações que resolvam os problemas do dia a dia da melhor maneira possível. O trabalho é facilitado, o tempo otimizado e ainda oferecem aos colaboradores todo o suporte para desenvolver o trabalho.

A VAN destaca-se como uma aliada do departamento financeiro, uma vez que permite centralizar o tráfego de informações com diferentes layouts. Além disso, consolida as principais transações financeiras em um único portal, diminuindo o volume de comunicação com os Bancos, adquirentes e fornecedores.

Mas, para isso, é imprescindível escolher uma boa VAN! Veja como proceder e quais critérios devem ser levados em consideração:

Dicas para trabalhar com uma VAN

Os principais itens que devem ser analisados na escolha de uma boa VAN e de parceiros que oferecem esse serviço são:

Relação Custo x Benefício

O foco de toda empresa está no crescimento, por isso, é necessário pensar no futuro. Se hoje você tem um colaborador apenas para fazer as transações bancárias, pode ser que ele não seja suficiente para realizar todos os serviços quando a empresa estiver maior. E aí será necessário contratar outra pessoa para exercer a mesma função.

Com a VAN você não precisa se preocupar com isso. Afinal, a plataforma oferece a possibilidade de trabalhar com vários Bancos no mesmo sistema, o que agiliza e facilita muito todo procedimento.

Padronização de arquivos

Estabeleça um padrão de comunicação! Esse processo facilitará todo trabalho e não será preciso que um profissional de TI fique o tempo todo “interpretando” os dados. Combine antecipadamente com as partes envolvidas como será feita essa comunicação e perceberá como é importante esse tipo de acerto, para ambos.

Personalização de processos

Cada caso é um caso e com os bancos que você trabalha pode não ser diferente. Se for necessário especifique cada projeto e sua análise financeira, bem como avalie o que é melhor para solucionar aquela questão.

Por isso, optar por uma VAN fornecida e desenvolvida por uma boa empresa facilitará o seu dia a dia e garantirá mais resultados positivos, diminuindo a burocracia e aumentando a produtividade.

A Van na prática, permite a conciliação dos dados automaticamente, sem precisar exportar, importar arquivos manualmente entre empresas e sistemas financeiros.

Vans no Brasil

Algumas empresas que fazem ou são especializadas em troca de arquivos no Brasil:

Neogrid;

AccessStage;

Nexxera;

Tivit;

GXS;

vindi

Gostou das informações? Confira mais artigos da Vindi agora mesmo!

Você vai gostar também

Tarifas: conheça as taxas de boleto dos bancos O boleto bancário é o segunda forma de pagamento mais utilizada pelos consumidores online, segundo o relatório WebShoppers 2016. Entre os consumidores...
Os bancos mais caros do Brasil em tarifas Segundo pesquisa publicada pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos) os bancos mais caros em tarifas são respectivamente Bradesco e Santander. O ...
Fuja da greve dos bancos! A greve dos bancários já se tornou praticamente um evento anual. Toda vez os clientes dos bancos passam por grandes dificuldades, os comerciantes p...
O que é o CNAB e para que ele serve A manutenção de clientes e a facilidade de comunicação é uma das grandes vantagens do desenvolvimento tecnológico e corporativo. É impossível pensar e...
Author

Fundador e CEO da Vindi, plataforma líder em recorrência e criador do maior evento de empresas SaaS e Assinaturas do país, o “Assinaturas Day”.