O uso de uma VAN bancária é uma forma de otimizar a gestão financeira de empresas que realizam transações financeiras em larga escala.

Negócios de grande porte costumam ter setores financeiros muito ocupados.

Afinal, são muitas tarefas, como transferência de valores para inúmeros fornecedores, pagamentos a colaboradores, conciliação bancária e por aí vai.

Com o crescimento da empresa, aumentam também as responsabilidades e compromissos, que precisam ser atendidos com prazos cada vez mais curtos.

Assim, geram grande quantidade de serviços e tarefas que precisam e devem ser realizadas com precisão.

Usar uma VAN bancária é uma forma de eliminar tarefas repetitivas e facilitar processos.

Entenda melhor como ela pode ajudar seu negócio lendo este artigo até o final.

O que é VAN bancária?

VAN bancária é uma rede privada de comunicação criada para garantir trocas de dados com segurança entre diferentes organizações.

VAN bancária é uma rede privada de comunicação criada para garantir trocas de dados com segurança entre diferentes organizações.

Geralmente, é usada para facilitar e automatizar serviços financeiros.

O termo VAN significa Value Added Network (Rede de Valor Agregado, em português).

A VAN bancária é uma central de comunicação usada para receber pedidos de compras e os distribuir para as organizações em tempo e formato apropriados.

A rede conta com protocolos de segurança para garantir a confidencialidade e a integridade dos dados transmitidos.

Ao eliminar processos manuais, o uso dessa solução pode aumentar a eficiência do setor financeiro de uma empresa e reduzir a chance de erros.

Entenda melhor o funcionamento da rede nos próximos tópicos.

Para que serve uma VAN bancária?

A VAN bancária serve para desempenhar a função de intercâmbio de dados entre empresas e agentes financeiros.

Em linhas gerais, a VAN pode fornecer outros serviços similares, sendo conhecida como uma rede terceirizada.

Porém, devido à forma como é usada no Brasil, a rede é mais conhecida no país como “VAN bancária”.

Ela é usada para enviar e receber arquivos com dados de pagamento e cobrança de bancos, adquirentes, gateways e sistemas de processamento.

Em resumo, o sistema pode ser adotado para tarefas como:

  • Automatizar pagamentos para funcionários e fornecedores e o recolhimento de impostos
  • Gerar apenas um arquivo de pagamentos, que pode ser separado entre as diferentes instituições responsáveis pelo processamento
  • Agrupar arquivos de retorno para realizar uma única importação no sistema da empresa, facilitando a reconciliação e a análise.

Como funciona uma VAN bancária?

A VAN bancária é uma rede, portanto as empresas que usam esse serviço precisam de uma interface para acessar.

Por isso, deve ser integrada a um sistema de gestão, como um ERP.

Desta forma, a empresa pode centralizar todas as solicitações de serviços financeiros de diferentes bancos, dispensando a necessidade de acessar cada sistema isoladamente.

Por meio dela, a empresa configura os envios e recebimentos dos arquivos de remessa e retorno de cobrança, garantindo assim o registro e a atualização de status dos boletos bancários.

A integração não é a única maneira de funcionamento da VAN, mas é uma das mais eficientes.

Algumas empresas optam por deslocar funcionários de TI para trabalharem no desenvolvimento de uma interface própria, o que acaba prejudicando a produtividade.

Por outro lado, a integração é a solução ideal, principalmente para os modelos de negócios que vamos abordar no próximo tópico.

Quais empresas precisam de uma VAN bancária?

A VAN bancária é usada principalmente por negócios de grande porte.

A VAN bancária é usada principalmente por negócios de grande porte, como redes de varejo e empresas que oferecem serviços diretamente ao público.

Organizações com essas características têm muitos colaboradores, fornecedores e parceiros comerciais.

Por isso, realizam transações financeiras de vários tipos em larga escala, como pagamentos e transferências interbancárias, cobranças e recebimentos.

Essa necessidade é ainda maior para empresas com diversos pontos de venda, como franquias, filiais ou unidades, pois o fluxo financeiro é ainda maior nesses casos.

Enfim, empresas que precisam agregar segurança e agilidade em seus processos podem aproveitar os benefícios que vamos mostrar no próximo tópico.

Quais são os benefícios da VAN bancária?

A partir de uma VAN bancária, é possível centralizar processos de diferentes instituições.

Desta forma, o setor financeiro elimina a necessidade de tarefas manuais como consultas de extratos em sistemas de bancos diferentes.

Portanto, é uma forma de evitar erros humanos que podem inclusive levar à sonegação involuntária, causando uma grande dor de cabeça desnecessária.

Outro problema que a VAN bancária pode evitar é o vazamento de receita, ou seja, o prejuízo por falhas como esquecimento de cobrança ou pagamento duplo de alguma fatura.

Além disso, a empresa não fica dependente dos sistemas de internet banking, que podem sair do ar – principalmente em horários e dias de alto fluxo bancário.

Outro benefício importante é a segurança.

As melhores VANs bancárias funcionam por meio da rede EDI (Eletronic Data Interchange), um sistema de troca de dados que garante a possibilidade de rastrear as informações.

Além disso, os dados são protegidos por meio de tecnologias como criptografia e assinatura digital.

Como usar uma VAN bancária?

O uso de uma VAN bancária depende da integração com uma interface que auxilie a equipe a acessar a rede.

Por isso, o ideal é procurar uma solução no mercado que possibilite a integração via API ao sistema da empresa.

Para ter bons resultados, é necessário estabelecer um padrão de comunicação para que os profissionais do setor financeiro não dependam de um colega da TI para “interpretar” os dados.

Combine antecipadamente com as partes envolvidas como será feita essa comunicação, e você vai perceber como é importante esse tipo de acerto, para ambos os lados.

A adaptação dos processos à realidade de cada projeto também é importante, pois cada situação específica demanda um tipo de abordagem.

Portanto, evite generalizar tarefas realizando uma análise financeira para avaliar os processos mais adequados às necessidades momentâneas.

Existem algumas empresas especializadas em trocas de arquivos que fornecem o acesso a VANs bancárias no Brasil, como:

É importante analisar as opções para buscar a melhor alternativa para o seu negócio.

Como podemos ver, a VAN não faz o papel de meio de pagamento como a emissão de boletos e/ou do sistema de gestão como um ERP. No entanto, ela é uma forma de comunicação entre estas partes. 

Na Vindi, é possível integrar uma VAN de forma que ela facilite e automatize a troca de arquivos para a geração de pagamentos de boletos e débito em conta em nossa plataforma.

Desta forma, é possível dar uma eficiência maior para o financeiro de grandes empresas que utilizam integrações com estes métodos de pagamentos para as cobranças recorrentes de seus clientes.

E se você precisa fazer cobranças de clientes em larga escala, conte com a plataforma de pagamentos mais robusta do mercado.

A Vindi coloca à disposição do seu negócio um ecossistema completo de cobranças, com foco em vendas avulsas ou recorrentes.

Conheça a nossa plataforma em um teste gratuito!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies