O ChatGPT pode ser muito útil para vários tipos de negócio, incluindo vendas online. Ainda em fase de testes, a solução de inteligência artificial vem encantando muitos usuários ao redor do mundo. Mas o que essa ferramenta realmente faz? E qual é o potencial dela para mudar o mercado?

Para saber mais, leia nosso artigo até o fim e confira o que é ChatGPT, para que serve a ferramenta e seus possíveis usos, principalmente no e-commerce! 

O que é ChatGPT?

ChatGPT é uma ferramenta de inteligência artificial por texto criada pela startup OpenAI. A sigla significa Chat Generative Pre-trained Transformer (transformador pré-treinado generativo de chat, em uma tradução livre), e a ferramenta funciona de modo parecido com um mecanismo de busca como o Google, em que o usuário digita uma pergunta.

Porém, no ChatGPT, em vez de elencar links de acordo com a pesquisa, ela responde à pergunta em formato de texto. E, por meio da tecnologia de machine learning (aprendizado de máquina), o sistema busca em seu banco de dados informações necessárias para responder a questão e estruturar a resposta por escrito e com uma linguagem bastante “humanizada”. 

Esta reportagem mostra que o sistema foi aprovado em provas para exercer medicina e advocacia nos Estados Unidos, o que dá uma ideia do seu potencial.

Em quais idiomas o ChatGPT está disponível?

O ChatGPT está disponível em pelo menos 95 idiomas e variações, segundo testes realizados pelo portal seo.ai (em inglês). Entre eles, estão o português brasileiro e o português europeu.

A lista ainda contempla idiomas como alemão, árabe, basco, catalão, castelhano/espanhol, coreano, francês, grego, hindi, holandês, inglês, italiano, japonês, mandarim, persa (farsi), português de portugal, russo e até sânscrito.

A ferramenta apresenta uma resposta na mesma língua em que é feita a questão, e o site oferece também modelos pré-fabricados de pedidos para tradução. Além disso, a qualidade da resposta pode variar de acordo com o idioma e a complexidade do assunto.

Para que serve o ChatGPT?

O ChatGPT foi criado para compreender e produzir textos de forma semelhante à comunicação feita por um ser humano. A partir de modelos de rede neural treinados por machine learning em um extenso banco de dados de texto, o sistema é capaz de gerar conteúdo e “conversar” sobre vários assuntos.

A versão GPT-3 do sistema apresenta alto nível de precisão em tarefas como traduções, resumos e respostas.

Assim, a ferramenta pode explicar temas com certa complexidade a partir de dados buscados na internet ou até criar piadas. Tudo isso com base nos modelos de texto usados no “treinamento” do software.

O que dá para fazer com o ChatGPT?

A alta capacidade de aprendizado e articulação de textos possibilita que o ChatGPT seja usado para diversas finalidades. Por exemplo, ele pode criar um conteúdo a partir de instruções pré-determinadas – e, quanto mais detalhado for o pedido, mais específico será o formato do texto.

O ideal é que o ChatGPT seja usado para produzir conteúdo técnico, como tutoriais. A ferramenta também pode ser usada para pesquisas e resumos sobre determinados assuntos – por isso, ela já causa preocupação em alguns professores, como mostra a Revista Forbes.

De qualquer maneira, recomenda-se que os textos gerados pela inteligência do ChatGPT ainda passem pela revisão humana antes de ser divulgado.

Como o ChatGPT pode ajudar o e-commerce?

O ChatGPT tem muitas utilidades que podem ajudar quem atua no e-commerce.

Veja as principais abaixo:

  • Descrição de produtos: geração de texto com alto nível de detalhamento para ser exibido em páginas de oferta
  • Criação de conteúdo: geração de materiais como artigos de blog, postagens em redes sociais e campanhas de e-mail
  • Sugestões de produtos: envio de ofertas de acordo com uma análise do perfil de cada cliente, podendo inclusive realizar cross-sell e upsell de forma automática
  • Atendimento automatizado: respostas para questões de clientes de forma mais elaborada em relação aos chatbots atuais.

Esses itens são baseados no potencial do ChatGPT, de acordo com uma resposta gerada pelo próprio sistema. Porém, a versão atual do ChatGPT é uma ferramenta fixa no site da OpenAI – e, por isso, no momento não existe um meio de integrar esta ferramenta com uma plataforma de vendas online.

O ChatGPT é seguro?

A tecnologia do ChatGPT ainda é recente e pode evoluir a partir do machine learning. E, atualmente, o sistema não é confiável a ponto de dar uma solução definitiva.

Ou seja, você não pode simplesmente publicar um conteúdo gerado pelo sistema ou confiar em uma resposta dada por ele. Sua capacidade de identificar informações falsas e conteúdos manipulados deve ser constantemente aprimorada para que o sistema se torne seguro.

Entretanto, com o devido acompanhamento de um ser humano, o ChatGPT pode ter bastante utilidade, como mostramos nos tópicos acima.

Quanto custa a assinatura do ChatGPT?

Apesar de não haver um comunicado oficial da OpenIA sobre uma versão paga, veículos de imprensa têm divulgado rumores sobre uma versão paga que teria sido oferecida a vários usuários por US$ 42 – mais de R$ 200, no câmbio de fevereiro de 2023. 

A ferramenta está em fase de testes, e por isso tem uso aberto a qualquer pessoa – desde que crie um login no site da OpenAI. Entretanto, a procura pela ferramenta vem sendo tão alta que frequentemente o sistema fica sem funcionar. 

Mesmo na tela de erro, porém, é possível ter uma ideia de como a ferramenta funciona a partir de uma pergunta e resposta de exemplo (em inglês).

Vantagens e desvantagens de usar o ChatGPT

Em relação ao que se sabe atualmente sobre o ChatGPT, algumas vantagens do uso dessa ferramenta são:

  • Automatização do atendimento ao cliente
  • Elaboração de resumos
  • Tradução com eficácia superior às ferramentas atuais
  • Criação de códigos em diversas linguagens de programação
  • Aumento da produtividade.

Já entre as desvantagens do ChatGPT, podemos citar:

  • Risco de divulgar informações incorretas
  • Risco de divulgar informações prejudiciais por falta de discernimento
  • Riscos à privacidade e segurança de usuários
  • Prejuízo ao processo de aprendizado de crianças e jovens em idade escolar.

O ChatGPT pode substituir funcionários?

Na maioria dos casos, o ChatGPT não é capaz de substituir uma pessoa. De acordo com uma resposta dada pela própria ferramenta, ela não tem a habilidade de “entender as nuances e sutilezas da linguagem”.

Pela forma como a ferramenta funciona atualmente, é preciso que um ser humano acompanhe seu trabalho para elaborar enunciados que o sistema seja capaz de responder de forma adequada e conferir se a resposta está dentro do esperado.

Por outro lado, a inteligência artificial do ChatGPT pode facilitar muito a vida de quem atua em várias áreas, aumentando a produtividade de equipes de vários setores. Isso torna possível que a ferramenta cause uma redução no número de colaboradores necessários para compor determinadas equipes.

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