API gateway é uma ferramenta essencial para integrar sistemas inteiros, facilitando a troca de dados e agilizando o acesso a vários serviços de uma forma menos trabalhosa.

Isso acontece porque a maior parte dos sistemas de informática atuais são compostos por várias aplicações diferentes, chamadas de microsserviços.

Por meio de uma API (Interface de Programação de Aplicação, em português), é possível integrar um sistema a outro.

Porém, se um sistema é composto por vários microsserviços, é preciso usar uma porta de entrada.

Aí entra a API gateway: funcionando exatamente como essa porta de entrada para permitir a integração com um conjunto de microsserviços de uma só vez.

Entenda melhor lendo o texto até o final e conheça os benefícios de uma API gateway.

O que é a API gateway?

API gateway é uma solução que viabiliza a troca de dados entre um cliente e um sistema formado por diversos microsserviços.

API gateway é uma solução que viabiliza a troca de dados entre um cliente – ou seja, o dispositivo ou aplicativo que envia uma solicitação para acessar determinado serviço – e um sistema formado por diversos microsserviços.

Desta forma, por meio de uma única ferramenta, o cliente pode se conectar com serviços de back-end – a estrutura que processa e armazena dados que executa a lógica do sistema.

A API existe para viabilizar a comunicação e interação entre sistemas desenvolvidos a partir de tecnologias diferentes.

Portanto, é essencial no contexto de automatização de processos cada vez maior que temos hoje.

Porém, boa parte dos aplicativos implementados atualmente são compostos por diversos microsserviços.

Assim, para que um cliente possa ser conectado a um sistema desse tipo, é preciso existir uma porta de entrada – e é nesse contexto que a API gateway atua para facilitar essa troca de dados.

Para que serve a API gateway?

A API gateway foi projetado para facilitar o acesso de clientes a ecossistemas inteiros de APIs.

Primeiro, a ferramenta recebe as solicitações feitas pelo cliente, e encaminha até o microsserviço adequado para atender à requisição.

Depois, o API gateway encaminha os dados gerados a partir da solicitação até o cliente.

Portanto, em vez de se conectar diretamente à API responsável por uma tarefa específica, o cliente consegue se integrar ao sistema inteiro com apenas um processo.

Para isso, o sistema deve suportar os protocolos de comunicação mais usados, como HTTP/HTTPS, gRPC e WebSockets.

Quais os benefícios de usar um API gateway?

Comunicação abrangente, menos códigos e otimização do desempenho são algumas vantagens do API gateway.

O uso da API gateway pode garantir diversas vantagens a um ecossistema de APIs.

Veja as principais a seguir.

1. Comunicação abrangente

A principal função da API gateway é possibilitar a troca de dados entre diferentes aplicativos, seja dentro ou fora de uma estrutura de TI.

Ou seja, permite a comunicação com uma arquitetura inteira de microsserviços, mesmo que ela esteja hospedada em um sistema diferente.

2. Menos códigos

Em vez de se conectar individualmente com uma API, o gateway permite a comunicação com um conjunto de APIs de uma só vez.

Desta forma, não é necessário gerar linhas de código para cada um dos microsserviços que pertencem a uma mesma arquitetura.

3. Otimização de desempenho

A API gateway pode otimizar o desempenho de um sistema a partir da implementação de estratégias como:

  • Caching: armazenamento temporário de dados acessados com frequência para agilizar o acesso quando for necessário
  • Compression: compressão de dados para o envio com rapidez
  • Rate limiting: limitação da taxa de solicitações para evitar sobrecarga no sistema
  • Paginação e Filtragem: realização de um filtro para evitar transferências de dados desnecessários.

4. Segurança

A API gateway pode estabelecer políticas de segurança para garantir que somente sistemas autorizados possam se comunicar com a arquitetura de microsserviços.

Assim, é possível garantir uma transmissão de dados livre de ataques, fraudes e usos indevidos.

Além disso, a validação de entrada garante que a solicitação do cliente não tenha informações em um formato indevido ou que algum dado esteja faltando, evitando erros no sistema.

5. Escalabilidade horizontal

O uso da API gateway permite a escalabilidade horizontal, ou seja, a inclusão de mais instâncias de serviços para aumentar a capacidade do sistema.

Desta forma, uma empresa pode melhorar sua infraestrutura sem a necessidade de desenvolver novos sistemas de integração.

Essa vantagem é útil em situações como um pico sazonal – como um aumento no consumo em uma data comercial, por exemplo – ou um crescimento imprevisto da empresa.

Case Arquivei: como a API da Vindi ajudou

A relação entre a Vindi e a Arquivei é uma amostra da importância do uso da API gateway na integração entre diferentes arquiteturas de microsserviços.

A Arquivei é um sistema de armazenamento e gerenciamento de notas fiscais que atende mais de 120 mil empresas de diversos portes e segmentos no país.

A empresa integrou totalmente o seu backoffice com o sistema da Vindi utilizando também os nossos webhooks, automatizando o fluxo de cobranças e facilitando a gestão do negócio.

O uso de uma API gateway nesse tipo de integração oferece vantagens como a possibilidade de centralizar o gerenciamento das integrações, tornando mais fácil o monitoramento e a análise do tráfego de dados.

Com um comando único, é possível acessar informações relevantes para a tomada de decisões, projeção de receita e definições de OKR.

A Vindi é um ecossistema completo de pagamentos, com um sistema de cobranças eficiente e a capacidade de gerar automaticamente relatórios com informações importantes para a gestão da empresa.

Conheça o case Arquivei e veja como a Vindi pode ajudar a melhorar os resultados do seu negócio também!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies