O mundo da tecnologia foi invadido pela computação na nuvem, ou Cloud Computing, e as empresas que se baseiam nesse modelo de tecnologia remota são muito beneficiadas.

Dessa forma, se você ainda não conhece ou não sentia segurança em contratar serviços em Cloud Computing, nesse texto nós explicaremos tudo sobre o tema!

O que é Cloud Computing?

A computação na nuvem é a tecnologia que permite que os usuários utilizem serviços remotamente, precisando apenas de conexão à internet. 

Além do serviço de hospedagem, que é o mais conhecido por ter popularizado o termo Cloud Computing, também vemos outros tipos de empresas no mercado aderindo a esse modelo.

Dessa forma, empresas IaaS (Infraestrutura como serviço), PaaS (Plataforma como Serviço) ou SaaS (Software como serviço) se baseiam nesta oferta. E, não param de crescer!

Origem da Cloud Computing

Apesar de ter se popularizado nos últimos anos, o surgimento da computação na nuvem aconteceu, efetivamente, na década de 1960. 

No entanto, naquela época, o uso da internet era exclusivo para fins militares, num contexto de Guerra Fria. Nessa época, já era possível acessar uma central de computadores por meio de um terminal simples.

Dessa forma, já podíamos visualizar o que seria o Cloud Computing da atualidade. Uma tecnologia que veio para facilitar comunicação, acesso e disposição dos ambientes digitais.

Além disso, também devemos créditos ao visionário John McCarthy que desenvolveu esse sistema no período pós-guerra. 

Mesmo que a rede inicial tenha muitas diferenças com a grande tecnologia de hoje, ele ainda é considerado o pai da computação na nuvem.

Depois dos experimentos na década de 1960 e 1970, podemos dizer que o Cloud Computing começou a ser ofertado, efetivamente, pela Salesforce, em 1999. Foi um marco muito importante na história, mas a popularização do serviço aconteceu três anos depois, com a Amazon.

Como funciona o serviço de Cloud Computing?

Basicamente, com a computação na nuvem não é necessário fazer nenhum download, instalação ou compra de hardware. Essa é uma das principais vantagens do serviço, considerando também a redução com a manutenção.

Além disso, podemos dizer que quase tudo o que consumimos na internet hoje, está hospedado na nuvem. Portanto, nada mais justo do que termos soluções seguras que amplifiquem esse acesso!

Dessa forma, se você está pensando em contratar um serviço como esse, precisa saber as diferenças básicas em cada tipo de nuvem:

Nuvem pública

Uma nuvem pública, geralmente é fornecida por uma empresa terceira com um serviço de hospedagem. É como um servidor, e está disponível para que qualquer cliente ou empresa faça a contratação.

Além disso, a empresa contratante também é totalmente responsável pelas informações que serão colocadas nessa nuvem, bem como backups e outros fatores.

Em uma nuvem pública, sua empresa terá um espaço só para ela dentro do servidor geral, e as informações estarão seguras.

Dessa forma, você não precisa se preocupar com custos de manutenção e com o gerenciamento daquele serviço de Cloud Computing.

Nuvem privada

Em uma nuvem privada, todo o trabalho daquele servidor é feito internamente, dando acesso restrito apenas para usuários selecionados.

A grande vantagem de ter uma nuvem privada é a personalização e suporte diferenciado para atender às necessidades da empresa contratante. 

Esse tipo de servidor é muito usado por clientes que precisam de uma regulamentação específica de proteção de dados.

Nuvem híbrida

Uma nuvem híbrida, como o próprio nome diz, é a junção das funcionalidades de uma nuvem pública com uma privada.

Dessa forma, é possível compartilhar dados e realizar a migração dessas informações entre os dois tipos de nuvem, aumentando ainda mais a flexibilidade e agilidade nos processos.

Se você quer saber mais sobre os tipos de empresas que possuem fit natural com Cloud Computing, como IaaS, PaaS e SaaS, clique aqui agora mesmo e leia este artigo completo do Blog da Vindi!

Quais os benefícios da computação em nuvem?

Ao longo deste texto, já falamos sobre algumas das maiores vantagens em contratar um serviço de Cloud Computing para a sua empresa.

No entanto, vale lembrar que é fundamental que você consiga considerar seu modelo de negócio, seu segmento de atuação e as limitações da sua empresa antes de tomar qualquer decisão.

Além disso, também é necessário prestar atenção e pesquisar sobre os protocolos de segurança, verificar se aquela empresa tem criptografia de alta complexidade e se disponibiliza um teste.

Dessa forma, você terá muito mais confiança para colher os benefícios da computação na nuvem dentro do seu negócio. 

Vamos agora conhecer outras vantagens dessa tecnologia?

Vantagens de contratar um serviço de Cloud Computing

  • Agilidade: em questão de minutos, você poderá ter acesso a qualquer informação que estiver hospedada na nuvem contratada. Basta ter um computador com conexão à internet.
  • Flexibilidade: também é possível acessar essas informações em qualquer lugar do mundo, 24 horas por dia e 7 dias por semana. Na maioria das vezes, o suporte também está disponível neste período de tempo.
  • Redução dos custos de manutenção: se você não tem a necessidade de instalar nada, fazer o download daquele servidor e nem contratar um hardware à parte, seus custos de manutenção e de TI também são reduzidos.
  • Otimização da equipe que cuida desse sistema: com custos menores e muito mais agilidade e flexibilidade, é normal que seu time fique bem mais enxuto para cuidar esse serviço.
  • Relatórios mais completos: muitas empresas de Cloud Computing oferecem esse diferencial para quem realiza a contratação. Além disso, também é mais fácil exportar e analisar os relatórios.
  • Segurança: essa é uma das premissas deste serviço, já que é necessária uma adequação à LGPD. É fundamental que a empresa contratante tenha acesso a informações de como seus dados estarão protegidos na nuvem.
  • Facilidade de migração de informações: principalmente quando estamos falando de uma nuvem híbrida, fazer esse gerenciamento é muito mais rápido e mais seguro.

Agora que você já sabe tudo sobre o que é Cloud Computing, assine  a newsletter do Blog da Vindi para ficar por dentro de todas as novidades. 

Assine a Newsletter da Vindi

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies