Não precisamos de muito para comprovar que o brasileiro não larga o celular, mas, só para mensurar, de acordo com a Anatel, em agosto de 2019, o Brasil tinha cerca de 228,25 milhões de linhas móveis sendo usadas em todo o país. Um número bem abaixo se comparado à pesquisa feita em 2015, que relatava  257,8 milhões de usuários ativos.  Mas, apesar da queda de usuários, ainda é imprescindível que as empresas estejam presentes em diversos canais de comunicação, inclusive o SMS. E, um dos principais motivos disso é o controle de inadimplência.  E, mesmo que você esteja um pouco descrente, eu vou te falar como essa ferramenta pode ser um canal efetivo para contribuir para o seu negócio.

Sim, aquele torpedo que todo mundo achou que seria deixado de lado com o advento do WhatsApp, Telegram e afins ainda serve (e muito) como um canal de comunicação aos clientes. Principalmente para cobrar inadimplências.

Veja os benefícios:

Custo

Os gastos com SMS são menores quando comparados aos de uma ligação feita para cobrar clientes inadimplentes. Além de uma mensagem ser mais barata, não exige custos altos com recursos humanos, como pessoas para fazer a cobrança, por exemplo;

Conveniência

Só mandar e-mail para o cliente pode não ser uma forma eficiente de cobrá-lo, pois os e-mails podem cair na caixa de spam, se perder em meio às mensagens ou o cliente acabar não lendo por falta de checagem. As ligações podem ocorrer em momentos inapropriados: uma reunião, no trânsito, horário de lazer, e incomodar a pessoa. Já o SMS é uma mensagem que não vai se perder (porque ele recebe a notificação na tela do celular) e pode ser lida em qualquer lugar sem causar estresses.

Segurança na entrega

O torpedo não passa por processos como anti-spam ou caixas postais. Por isso, é certo de que ele será entregue ao cliente, que não terá desculpas para dizer que não viu as mensagens de cobrança. As taxas de visualização são maiores via SMS quando comparadas às mensagens e-mail.

Um fator importante é que as mensagens de cobrança não devem ser agressivas ou ofensivas. Às vezes, o cliente deixou de pagar por um descuido ou um motivo esporádico. Por isso, é importante elaborar as mensagens com cuidado. Caso contrário, você pode perder um cliente que vale a pena ter. E, além de não reduzir a inadimplência, vai aumentar a taxa de churn. Veja dicas de como fazer uma boa cobrança:

  • Não utilize mensagens que dão impressão de tom impositivo, gerem impacto negativo ou que possam causar desconforto ao cliente;
  • Certifique-se de que o pagamento desse cliente realmente está em atraso para não cobrar errado;
  • Procure não fazer a cobrança antes das 9h ou após às 20h;

 Esse é um exemplo prático de como efetuar a cobrança:

Olá, sua fatura está em atraso. Regularize o pagamento pelo link:________. Caso o pagamento tenha sido efetuado, desconsidere a mensagem. Obrigado!

Resultados

A gestão de ações é necessária para medir os resultados dela. Por isso, ter uma plataforma como a da Vindi, por exemplo, que te ajuda na automatização do envio e nos relatórios de notificações, é essencial. Assim, você consegue medir os resultados e ver quais clientes têm deixado de pagar, além da frequência com que isso acontece. Isso é muito importante para analisar se vale a pena manter esse cliente.

Veja o que você consegue fazer utilizando SMS:

  • Enviar notificação sobre cobrança rejeitada: quando uma cobrança não é aprovada, é possível enviar uma mensagem avisando ao seu cliente sobre rejeição do pagamento;
  • Enviar notificação sobre cobrança pendente: quando seu cliente possui alguma cobrança em aberto, é possível enviar um SMS informando que ele ainda possui uma cobrança pendente;
  • Notificação de pagamento: é possível enviar uma mensagem avisando ao seu cliente que o pagamento foi efetuado com sucesso;
  • Mensagem de boas-vindas: envio de SMS para informar que a assinatura do cliente está ativa após o pagamento o pagamento da primeira cobrança;
  • Notificação de cobrança pendente: é possível enviar uma mensagem informando o seu cliente que ele ainda possui uma cobrança pendente, adicionando o link de pagamento da cobrança a ser efetuada. 

– As mensagens devem conter até 140 caracteres

Como dá para notar, o SMS é uma ótima ferramenta de combate à inadimplência. Ele pode ser útil para reduzir os índices de falta de pagamento do seu negócio. Não esqueça que é importante estar presente em todos os canais! Quer saber como a Vindi pode te ajudar nisso? Então clique na imagem abaixo e converse com um de nossos consultores! banner para contato comercial na Vindi

 

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