A recuperação de inadimplência é uma grande aliada de muitas empresas, principalmente aquelas que recebem pagamentos por meio de planos e assinaturas.
Uma cobrança eficiente significa evitar ao máximo o problema da falta de pagamento e estar preparado para agir da melhor forma possível quando acontecer.
Afinal, é uma situação que tem sido bem comum, infelizmente.
Segundo a Serasa Experian, cerca de 71,4 milhões de brasileiros estavam com o nome restrito por causa de dívidas em agosto de 2023.
Por isso, preparamos este artigo para esclarecer o que é recuperação de inadimplência e demonstrar algumas boas práticas para isso.
O que é recuperação de inadimplência?

É importante construir estratégias para recuperar pagamentos e evitar o endividamento da carteira.
Recuperação de inadimplência é um conjunto de medidas implementadas para fazer com que um cliente inadimplente faça o pagamento do valor que deve por determinado produto ou serviço.
Esses procedimentos englobam desde o simples contato com o consumidor até ações automatizadas por ferramentas de cobrança.
O processo de cobrança nesses casos deve ser cuidadoso para evitar situações de confronto que possam prejudicar o relacionamento com o cliente.
É preciso levar em consideração que a falta ou o atraso de um pagamento pode ter várias razões, e alguns desses casos podem ser resolvidos facilmente.
Por outro lado, a falta de medidas pode causar danos ao negócio, como vamos ver no próximo tópico.
Qual a importância da recuperação de inadimplência?
A recuperação da inadimplência é a melhor forma de evitar o impacto que esse problema pode causar em qualquer tipo de negócio caso se torne um problema constante.
Dependendo do formato da empresa, as consequências podem ser graves.
Veja a partir de agora tudo o que pode ser evitado com medidas de prevenção e recuperação da inadimplência.
Perda de clientes
Cada situação de inadimplência não resolvida representa um cliente que deixa de fazer negócios com a empresa.
Então, o resultado de todo o esforço para sua fidelização acaba sendo perdido.
Perda de receita
A finalidade de qualquer negócio é lucrar.
Portanto, se parte dos clientes não pagarem pelo que consomem, a receita é prejudicada.
Os danos são maiores em negócios focados na recorrência, ou seja, que são remunerados periodicamente – geralmente com a cobrança de mensalidades.
Por isso, empresas como clubes de assinatura, serviços de streaming e muitas outras costumam controlar a inadimplência de forma bem cuidadosa e encontrar meios para evitar e reverter casos.
Desorganização do fluxo de caixa
A empresa que não recebe os valores esperados em cada mês perde previsibilidade de receitas.
Ou seja, sua equipe financeira não consegue prever o quanto estará disponível no caixa.
Portanto, o controle das entradas e saídas fica bem mais difícil.
Em outras palavras, o fluxo de caixa fica desorganizado.
Comprometimento nas operações
Menos receitas e dificuldades com o fluxo de caixa significam problemas sérios na saúde financeira que podem comprometer as operações.
Nessa situação, a empresa acaba prevendo despesas que não consegue cobrir.
Assim, ela própria acaba ficando inadimplente, além de não poder manter sua cadeia produtiva em ordem.
É claro que esse cenário é o pior possível, e ele não vai se concretizar se seu negócio adotar medidas como as que vamos mostrar na sequência.
Como recuperar clientes inadimplentes? 5 dicas para cobrar com eficiência

Não é preciso sofrer para cobrar seus clientes e você pode fazer isso de forma automatizada.
É inevitável para qualquer negócio lidar com esse problema, mas não é preciso sofrer por causa dele.
Aí entram em campo as medidas de recuperação de inadimplência que vamos mostrar a partir de agora.
1. Aceite pagamentos no cartão de crédito
O avanço da tecnologia levou ao surgimento de formas de pagamento variadas e seguras para evitar casos de inadimplência.
A principal delas é o cartão de crédito na recorrência, meio de pagamento bastante utilizado, principalmente em streamings.
Com esse serviço, o cliente só precisa informar uma vez seus dados de pagamento para que a cobrança seja feita todos os meses.
Assim, não há risco de inadimplência por esquecimento.
E como cada cobrança é lançada de forma isolada, esse sistema não ocupa o limite do titular do cartão com uma soma dos valores, como aconteceria em uma compra parcelada.
2. Automatize outros métodos de cobrança
Nem todos os clientes vão querer pagar pelo cartão de crédito.
Mesmo em outras modalidades de pagamento, é possível combater a inadimplência automatizando o processo de cobrança.
Um sistema eficiente e bem configurado pode enviar periodicamente um boleto bancário por PDF.
Assim, o cliente pode abrir o arquivo direto pelo seu aplicativo bancário ou carteira digital e pagar na mesma hora.
Se a cobrança for por Pix, envios periódicos do QR Code ou do código Copia e Cola também podem ser programados.
Ou também o Bolepix, que é basicamente a junção de um boleto bancário + PIX dentro da própria fatura, proporcionando mais de uma opção através de um único método de pagamento.
3. Use a tecnologia a seu favor
Mesmo com o uso dos sistemas que mostramos acima, ainda pode ocorrer alguma falha na cobrança.
Nesses casos, é possível reverter essas situações de forma automática por meio de alguns recursos.
Por exemplo: se o cliente deixou de pagar sua fatura do cartão de crédito em dia, é provável que o pagamento não seja confirmado.
Nesses casos, o próprio sistema pode repetir a cobrança em uma retentativa.
Quando um cliente se esquece de pagar por boleto ou Pix, o próprio sistema pode enviar notificações para relembrar ao cliente sobre a fatura.
4. Saiba se comunicar
A tecnologia que mostramos acima pode solucionar boa parte dos casos, mas ainda haverá aquelas situações em que a intervenção humana é necessária.
Pode parecer clichê, mas a comunicação com o cliente é essencial para a recuperação da inadimplência nessas horas.
Se a cobrança for incômoda ou intimidadora e causar algum desconforto, a situação pode piorar.
Além de não resolver o problema, a empresa ainda pode não apenas perder um cliente, mas corre o risco de que esse faça propaganda negativa da empresa.
Por isso, é preciso demonstrar empatia e mostrar ao cliente que você está do lado dele, compreendendo algum eventual problema e buscando meios de solucionar a situação.
5. Aceite negociar
Uma empresa deve aceitar a ideia de que nem sempre conseguirá recuperar todo o valor devido por um cliente inadimplente.
Nas situações em que for necessário negociar, muitas vezes pode ser benéfico para o fluxo de caixa receber um valor à vista – ainda que não seja o total.
Por isso, é importante aceitar negociar.
Outra alternativa é oferecer condições de parcelamento que caibam no bolso do cliente.
Nesse caso, a empresa recebe mais no total, mas a prazo.
O importante é sempre deixar a porta aberta para negociações e buscar um acordo benéfico tanto para empresa quanto para o cliente.
Com uma plataforma de pagamentos, é possível aumentar a produtividade e a eficiência da sua equipe de cobranças.
Ao não precisar lidar com casos que podem ser resolvidos automaticamente, os profissionais poderão se dedicar mais a resolver os casos mais complexos.
Ferramentas de recuperação de inadimplência da Vindi
A Vindi pode ajudar seu negócio a melhorar seus resultados a partir de ferramentas avançadas de recuperação de inadimplência.
Conheça agora algumas das mais eficientes.
1. Recebimentos no cartão de crédito
O sistema da Vindi permite a configuração do cartão de crédito como meio de pagamento recorrente, como já explicamos neste artigo.
A partir de um sistema intuitivo, só é necessário cadastrar os dados dos consumidores e configurar o valor e a periodicidade de cada cobrança.
Assim, ele não precisa se lembrar de pagar, o que evita o esquecimento e ainda melhora sua experiência com a empresa.
Além disso, na fatura do cartão, apenas a cobrança feita dentro de cada mês ocupa uma parte do limite.
2. Retentativas inteligentes
Como já explicamos, o próprio sistema pode realizar novamente uma cobrança no cartão em caso de falha.
A retentativa simples é a repetição depois de três dias onde a plataforma retenta de forma automática.
O tempo recomendado é três dias, para que dê tempo de a situação se regularizar depois que a fatura for paga.
Na retentativa com troca de perfil de pagamento, a cobrança é refeita usando outro cartão já cadastrado pelo cliente.
Porém, a Vindi vai além, oferecendo estes recursos exclusivos:
- Retentativa com troca de adquirente: a plataforma repete a cobrança, porém realizando a comunicação com um sistema diferente para liquidar o pagamento
- Retentativa inteligente de saldo: a partir da tecnologia da análise de dados, o sistema identifica o melhor momento para repetir a cobrança.
3. Renova Cartões
Todo cartão de crédito tem uma data de validade, e depois que ela expira é preciso fazer uma troca.
Então, se o titular tem o cartão cadastrado para cobrança na recorrência, ele deve se lembrar de atualizar os dados.
Porém, o esquecimento é comum e resulta em erro na primeira transação após a troca.
A partir da tecnologia de tokenização, o Renova Cartões resolve esse problema realizando a atualização automática dos dados com segurança.
4. Régua de cobrança
A partir da régua de cobrança automatizada da Vindi, você pode definir o envio de lembretes e notificações por e-mail e SMS, dois canais de comunicação que funcionam bem para cobranças por não serem invasivos.
Os disparos podem ser automatizados para acontecerem somente quando o sistema não identifica o pagamento.
Em um processo simples, é possível personalizar o envio de mensagens ou usar um de nossos templates sugeridos.
As mensagens variam conforme o tempo de atraso, e é possível acompanhar os resultados em tempo real.
Esses recursos já ajudaram clientes da Vindi a recuperar mais de R$ 400 milhões que seriam perdidos com a inadimplência.
Esses são apenas alguns dos muitos recursos da Vindi para negócios recorrentes.