Adimplência é exatamente o contrário da inadimplência, uma das grandes vilãs de negócios focados em venda – principalmente os recorrentes.

Portanto, é a situação ideal para qualquer empresa, afinal, todas precisam de renda.

Mas você sabe o que isso significa na prática?

É o que vamos abordar neste texto, além de explicar o que é adimplência, vamos dar dicas para manter seus clientes adimplentes.

Adimplência: o que significa e qual a importância para os negócios?

A adimplência é a situação em que determinada pessoa cumpre todas as suas obrigações financeiras – ou seja, paga tudo o que deve.

Portanto, manter a maioria dos clientes adimplentes é uma necessidade para as empresas de venda.

Caso contrário, a lucratividade é prejudicada e, em casos mais críticos, a empresa pode ficar sem capital de giro e ter suas operações prejudicadas.

O que fazer para transformar clientes inadimplentes em adimplentes?

Quando um cliente fica inadimplente, há uma série de medidas que devem ser tomadas.

É preciso regularizar o maior número possível de casos, porém com cuidado na hora da cobrança, para não prejudicar a relação com seus clientes.

Por isso, as empresas possuem uma régua de cobranças.

Isto é, uma série de ações padronizadas a serem realizadas para reverter os casos de inadimplência.

Algumas delas são o envio de lembretes e notificações, além de boletos atualizados para clientes que pagam por essa modalidade ou SMS com avisos em tempo real sobre eventuais falhas no cartão de crédito.

Como ter mais clientes adimplentes em negócios recorrentes?

Confira agora algumas ações que podem ajudar a manter a adimplência entre seus clientes.

  • Flexibilize: dê aos clientes o poder de escolha sobre como e quando pagar – ou seja, a forma de pagamento e dias disponíveis para vencimento após a geração da cobrança
  • Comunique-se: evite a inadimplência por esquecimento a partir envio de notificações via e-mail ou SMS
  • Mostre seu valor: com um bom suporte e de conteúdos de dicas e tutorial, mostre a seu cliente como tirar o melhor proveito da sua solução, para que ele perceba o quanto ela é valiosa
  • Incentive a adimplência: ofereça vantagens a quem pagar em dia, como o envio de brindes ou descontos. No próximo tópico, mostramos uma forma eficiente de se fazer isso.

O que é desconto de adimplência?

Desconto de adimplência é a prática de oferecer um valor mais vantajoso a clientes que paguem mensalidades ou prestações de forma adiantada.

Assim, o desconto é calculado em cima da soma do valor que seria pago em um determinado número de meses.

Para entender bem, pense em um cliente de um clube de assinatura que paga R$ 50 por mês para receber seus produtos.

Então, o clube decide dar um desconto de adimplência para adiantar o valor de 12 mensalidades, o que seria, por exemplo, um plano anual.

Assim, em vez de pagar R$50 por mês, o que somaria R$ 600 no final de 12 meses, o cliente pagaria um valor com algum abatimento para já fechar um plano anual.

Como verificar se um CPF é adimplente?

Em alguns modelos de negócio, testar a adimplência do cliente é uma maneira de evitar complicações.

Você pode conferir se há irregularidades no CPF no site da Receita Federal, informando o número do documento e a data de nascimento da pessoa.

Para saber se há dívidas em aberto no CPF, é preciso consultar um destes serviços de proteção ao crédito:

O que acontece se um cliente deixa de pagar a assinatura?

Quando um cliente deixa de pagar uma assinatura, o ideal é tentar resolver pelas maneiras mais amigáveis possíveis.

Ao entrar em contato, é importante ser transparente e direto com o devedor, evitando qualquer tipo de exposição da situação.

Em alguns casos, a empresa pode precisar tomar medidas mais drásticas, como a suspensão do serviço ou até o cancelamento do contrato.

Os prazos para isso podem variar conforme o segmento.

Por exemplo, algumas plataformas SaaS (Software as a Service) suspendem o acesso dos clientes após 15 dias de inadimplência, podendo cancelar o contrato após 45 dias.

Já os planos de saúde, em geral, cancelam após 60 dias.

A inadimplência escolar também pode ser um grande problema.

Seja qual for o segmento, é preciso fazer o possível para retomar a adimplência.

Com o avanço da tecnologia dos meios de pagamento, existem recursos que podem ajudar nesses casos, como vamos mostrar na sequência.

Soluções da Vindi para manter os clientes adimplentes

A Vindi é um ecossistema completo de pagamentos, que pode ser usado tanto em vendas avulsas quanto recorrentes para garantir um bom índice de adimplência ao seu negócio.

Temos recursos automatizados que podem evitar ou reverter situações de atraso no pagamento sem precisar mobilizar o setor financeiro.

Veja alguns dos principais:

  • Régua de cobranças automatizada: permite configurar uma série de envios de lembretes e notificações, primeiro para todos os clientes, e depois apenas aos inadimplentes
  • Cartão de crédito na recorrência: basta cadastrar os dados uma vez para manter a cobrança periódica com lançamentos isolados, sem comprometer o limite do titular
  • Retentativas de cobrança: se o cartão de crédito do cliente for recusado, o próprio sistema refaz a cobrança
  • Renova Vindi e Renova Cartões: os dados de um cartão expirado são atualizados automaticamente.

Conheça as soluções contra a inadimplência da Vindi!


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